Uma viagem ininterrupta de 72 horas… Uma acção nunca antes realizada em Portugal. Uma viagem em automóveis comuns, conduzidos por pessoas comuns. Três dias em que as paragens se resumem aos reabastecimentos e às mudanças de condutor. Mais do que um desafio humano, um enorme desafio técnico, designado “72 Horas Non-Stop Renault”. Uma iniciativa que a Renault Portugal organiza, entre os dias 31 de Janeiro e 3 de Fevereiro, no Circuito do Estoril. Uma acção com contornos inéditos, também pelo facto de ser aberta aos membros das redes sociais. Na realidade, através da sua página no Facebook www.facebook.com/RenaultPortugal, a Renault Portugal desafia os portugueses a conduzirem os Clio, Captur e Mégane (num total de cinco unidades em pista) que vão rodar 4.320 minutos ininterruptos no Circuito do Estoril! E por cada volta realizada por cada automóvel, um euro vai ser doado à Operação Nariz Vermelho…
Trinta e seis anos depois da vitória nas 24 Horas de Le Mans, a Renault quer voltar a fazer história em matéria de endurance, embora com base em pressupostos substancialmente diferentes. Na realidade, em vez de 24, o desafio é cumprir 72 horas ininterruptas. Não em Le Mans, mas no Circuito do Estoril e com cinco unidades dos três modelos que mais contribuíram para que a Renault tivesse liderado o mercado nacional pelo 16º ano consecutivo: Clio, Captur e Mégane.
O objectivo da Renault é claro: colocar à prova a qualidade e a fiabilidade da marca! Durante três dias, cinco Renault vão andar às voltas do Circuito do Estoril, parando apenas para reabastecer, para mudar de condutor, ou para operações como mudança de pneus. Aliás, tendo em conta a exigência do traçado do Estoril, a Michelin – parceiro técnico da acção – prevê a necessidade de substituição de pneus.
Excepção feita à segurança, a pista do Estoril representa dificuldades acrescidas comparativamente a uma “vulgar” estrada: os ritmos vão ser mais elevados (igual a quilometragens superiores), as travagens vão ser mais intensas e prolongadas, as temperaturas de funcionamento dos órgãos mecânicos vão ser mais elevadas e até as suspensões vão ser sujeitas a cargas maiores.
Apesar de várias condicionantes (como as condições atmosféricas) poderem não confirmar as previsões, tudo aponta para que, no final das “72 Horas Non-Stop Renault”, cada viatura tenha percorrido mais de 5.000 quilómetros. Esta é a distância de provas como as 24 Horas de Le Mans e o Dakar. Mas uma vez que os 5.000 quilómetros vão ser percorridos de forma ininterrupta, em apenas três dias, numa pista exigente e com condutores com idades e perfis de condução distintos, a distância vai equivaler a dezenas de milhares de quilómetros percorridos e a vários anos de utilização quotidiana.
A Renault Portugal apresenta cinco automóveis distintos nas “72 Horas Non-Stop Renault”: um Renault Clio TCe 90, um Renault Clio Sport Tourer dCi 90 EDC, um Renault Captur 1.5 dCi 90, um Renault Mégane Sport Tourer dCi 110 e um Renault Mégane Coupé 1.6 dCi 130. Cinco versões de três modelos que representaram 11.290 das 16.016 unidades vendidas pela Renault, em 2013, no mercado nacional. Ao mesmo tempo, serão quatro diferentes motores – TCe 90, 1.5 dCi 90, 1.5 dCi 110 e 1.6 dCi 130 – que equipam mais de 90% dos Renault vendidos em Portugal.
No final das “72 Horas Non-Stop Renault”, a Renault Portugal vai disponibilizar à imprensa as cinco viaturas que participaram na acção, com o objectivo de serem sujeitas a peritagens técnicas independentes.
Apesar de uma equipa constituída por “vulgares” condutores (com diferentes experiências e idades) estar nomeada para conduzir ao longo das 72 horas, a Renault Portugal vai abrir a iniciativa aos membros das redes sociais, para que também eles possam efectuar turnos de condução no Circuito do Estoril. Mais informações em www.facebook.com/RenaultPortugal .
Uma acção que também tem uma vertente de responsabilidade social. Por cada volta realizada pelas cinco viaturas, a Operação Nariz Vermelho vai receber um euro. A Instituição Particular de Solidariedade Social é responsável por um programa de intervenção dentro dos serviços pediátricos dos hospitais portugueses, através da visita de palhaços profissionais.
Como admite Xavier Martinet, administrador-delegado da Renault Portugal, “o projecto das ´72 Horas Non-Stop Renault´ surge do desejo de querermos dar mais uma prova da qualidade e da fiabilidade da Renault. Os cinco anos de garantia, mas também os resultados dos vários inquéritos de fiabilidade independentes confirmam a excelência do trabalho desenvolvido pela marca. Mas como queremos que a percepção seja ainda maior, desenvolvemos esta ideia. Uma iniciativa aberta aos jornalistas, aos clientes e aos membros das redes sociais. Optámos por uma acção desta natureza, não por ousadia, mas por confiança e por ir de encontro a uma estratégia de estreitamento da relação marca-cliente. Aliás, a Renault Portugal tem feito esse trabalho nos últimos anos, desenvolvendo um conjunto de acções inovadoras no âmbito das redes sociais”.