Skip to main content

Aos 18 anos, Guilherme Oliveira foi escolhido por uma das lendas do automobilismo mundial para a M-Racing, equipa francesa que pretende chegar às 24 Horas de Le Mans. Yvan Muller, tetracampeão do Mundo de Turismos e um dos mais versáteis pilotos da sua geração, apostou no promissor piloto português, com o objetivo de competir nas 24 Horas de Le Mans num prazo de dois anos. Programa em 2023 passa pela competitiva Michelin Le Mans Cup, ao volante de um Ligier da categoria LMP3.

O talento reconhece talento. A carreira de Yvan Muller fala por si, com um recorde de quatro títulos e 48 vitórias no Campeonato do Mundo FIA de Turismos (WTCC), dez campeonatos do Troféu Andros, um título do BTCC, um campeonato britânico de Fórmula 2 e um percurso que também passou pelas 24 Horas de Le Mans, Dakar e até pelos ralis! Não admira, por isso, que o francês seja uma das figuras mais respeitadas do automobilismo internacional, tendo montado uma equipa ambiciosa, que pretende competir nas 24 Horas de Le Mans num prazo de dois anos.

“Estou muito satisfeito por ter o Guilherme na equipa”, sublinha Yvan Muller. “Ele é um piloto jovem, mas que já tem experiência nos LMP3 e acredito que vai continuar a evoluir connosco. Quis ter um piloto rápido e jovem para fazer equipa com o Hugo Delacour, porque acredito que assim podemos desenvolver o nosso projeto. Espero que seja o início de uma longa colaboração”, referiu o ex-piloto, agora responsável máximo da formação M-Racing, que está sedeada no circuito francês de Magny-Cours.

Grande oportunidade

Guilherme Oliveira mostra-se, naturalmente, orgulhoso pela confiança de Yvan Muller e pela oportunidade de trabalhar com o colega de equipa Hugo Delacour, a quem reconhece um grande potencial. “É uma grande oportunidade na minha carreira e tenho, obviamente, de agradecer a aposta do Yvan (Muller), num projeto a longo prazo e com uma estrutura bastante profissional. Qualquer piloto da minha idade sonha, um dia, correr nas 24 Horas de Le Mans e esse é objetivo declarado da equipa. Já conheço bem o carro e sei que o Hugo (Delacour) tem muito potencial, por isso, acredito que vamos trabalhar muito bem. A Michelin Le Mans Cup é o campeonato LPM3 mais competitivo do mundo, não só pelo número de carros em pista, mas principalmente pelo nível elevado dos pilotos. Basta ver que o campeão da Le Mans Cup do ano passado, o Tom Dillman, vai este ano a correr nos Hypercars. Será uma época muito exigente, mas estou mais motivado do que nunca!”, admite o jovem piloto de Vila Nova de Gaia.

Recorde-se que, ainda com apenas 17 anos, Guilherme Oliveira impressionou na época de estreia nos protótipos, em 2022, onde venceu três provas da European Le Mans Series (ELMS), na categoria LMP3, sagrando-se vice-campeão da Europa ao volante de um Ligier. Recentemente, o jovem piloto de Vila Nova de Gaia confirmou todo o seu potencial na estreia absoluta nas famosas 24 Horas de Daytona, nos Estados Unidos da América, numa corrida que chegou a liderar nos LMP3, apesar da equipa onde estava não ter qualquer experiência anterior na prova ou com um protótipo.

Tudo isto contribuiu para a aposta de Yvan Muller em Guilherme Oliveira, que terá o francês Hugo Delacour como companheiro de equipa, num projeto que vai focar-se em 2023 na Michelin Le Mans Cup, categoria de suporte da ELMS, mas que é o campeonato mais competitivo do mundo de LMP3. Basta referir que a Michelin Le Mans Cup terá nada menos de 42 carros inscritos em 2023, entre 30 protótipos LMP3 e 12 GT3. O programa inclui seis provas, nas pistas de Barcelona, Imola, Le Mans, Paul Ricard, Spa-Francorchamps e Portimão, integrando o fim de semana das 24 Horas de Le Mans, em junho.

CALENDÁRIO – MICHELIN LE MANS CUP

Barcelona (testes oficiais)            18 abril

Barcelona                                     22 abril

Imola                                              6 maio

Road to Le Mans                           9 junho

Le Castellet (Paul Ricard)            15 julho

Spa-Francorchamps                     23 setembro

Portimão                                       22 outubro