O ACP Clássicos volta a reunir, este sábado, alguns dos mais emblemáticos modelos da indústria automóvel germânica, no Passeio dos Alemães, dividido entre o Sul e o Norte do país. Além do charme de máquinas intemporais, o Passeio dos Alemães fica marcado pela comemoração dos 60 anos de dois modelos icónicos: o Mercedes-Benz SL “Pagode” e o Porsche 911.
Depois do sucesso obtido com as várias edições do Passeio dos Ingleses, que abriu a época dos passeios de clássicos, em janeiro, o ACP Clássicos reedita este sábado o Passeio dos Alemães, destinado exclusivamente a automóveis de fabrico germânico com mais de 30 anos e futuros-clássicos com mais de 20 anos. Ao todo serão cerca de duas centenas de máquinas intemporais, divididas entre os passeios no Norte e Sul do país, com vários modelos históricos de marcas como a Mercedes-Benz, Porsche, BMW, Volkswagen, Audi e Opel, entre outras. Como não podia deixar de ser, o Passeio dos Alemães vai assinalar o 60º aniversário do lançamento de dois modelos que moldaram a História do automóvel: o Mercedes-Benz 230 SL “Pagode” e o Porsche 911, apresentados oficialmente em 1963 nos Salões de Genebra e Frankfurt, respetivamente.
A beleza e requinte do Mercedes-Benz 230 SL, obra do designer Paul Bracq, conquistou milhões de aficionados e condutores em todo o mundo, desde logo pelo formato côncavo da sua capota rígida, a lembrar os telhados dos pagodes orientais. Original e com bom comportamento na estrada, não tardou a seduzir os famosos da época, desde estrelas de Hollywood e da música, passando por grandes nomes do automobilismo, como Stirling Moss.
E quando se pensa em automóveis desportivos, a Porsche e sobretudo o 911 são uma associação quase imediata. Foi o primeiro Porsche com motor arrefecido a ar, de 6 cilindros e 2.0l, que debitava cerca de 130 cv de potência, atingindo uma velocidade de 210 km/h. Com a evolução do projeto, o motor foi sendo melhorado. Na versão RS Carrera de 1972, o bloco de 6 cilindros passou a 2.7l (com 210 cv) e a sua traseira ganhou um spoiler conhecido como “ducktail”, um dos detalhes mais diferenciadores do 911, que ganhou estilo e aerodinâmica. No desporto automóvel, as diferentes versões do 911 acumularam vitórias nos ralis, nas pistas e até no Rali Dakar! Seis décadas após o seu lançamento, o 911 continua a ser o modelo mais famoso da marca de Estugarda e um dos modelos mais populares do Passeio dos Alemães.
Programa repartido
Mantendo o formato do Passeio dos Ingleses, o Passeio dos Alemães também será dividido em duas edições, a Norte e Sul. O maior contingente de participantes vai partir de Lisboa, concentrando-se às 09h00 em frente à Tribuna de Honra do Estádio Nacional, no Jamor. Com o apoio da C. Santos VP, um dos patrocinadores do evento, juntamente com a Perfumes e Companhia, estarão expostos os novos Mercedes-Benz SL, num curioso contraponto entre modernidade e História. Também o Porsche 911 estará representado na partida do Jamor, com os participantes a saírem de Lisboa pelas 10h00, dividindo-se em dois grupos: Turístico e Desportivo. O grupo Turístico fará uma visita ao Museu do Ar, na Granja do Marquês, em Sintra, enquanto o grupo Desportivo percorrerá dois troços na zona da Ota e de Montejunto, um local que faz parte da história do Rali de Portugal e que permitirá aos participantes desfrutar destas estradas em modo de regularidade. O almoço final do evento será na Quinta da Grilla, na Merceana (Alenquer).
A norte, a concentração dos participantes ocorrerá no Edifício Hoechst, no Porto, que alberga a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã, na zona da Boavista. O passeio, com partida marcada para as 09h45, também terá uma vertente turística, com visita ao Mosteiro de Arouca e passagem pelos belíssimos Passadiços do Paiva. O grupo Desportivo ruma à zona sul do Douro e a dois troços habitualmente utilizados nas provas do ACP Clássicos, apreciando também a beleza ímpar da região. A Quinta d’Além da Ponte, em Arouca, receberá a caravana para o almoço final.
Ao todo são esperados cerca de 200 automóveis no Passeio dos Alemães, em mais um evento marcado pelo convívio, descoberta do território e celebração da cultura automóvel.
Programa do Passeio dos Alemães – Sul:
09H00 Concentração em Lisboa
10H00 Partida do Passeio em direção a Sintra e Montejunto
11H00 Visita ao Museu do Ar (Grupo Turístico)
11H30 Treino de regularidade – Ota e Montejunto (Grupo Desportivo)
13H00 Chegada à Quinta da Grilla
13H30 Almoço na Quinta da Grilla
Programa do Passeio dos Alemães – Norte:
09H00 Concentração no Porto
09H45 Partida do Passeio em direção a Arouca
11H30 Visita ao Mosteiro de Arouca (Grupo Turístico)
11H30 Treino de regularidade a sul do Douro (Grupo Desportivo)
13H00 Chegada ao Restaurante Quinta d’Além da Ponte
13H30 Almoço no Restaurante Quinta d’Além da Ponte