No âmbito da GLEX Summit, a cimeira que reúne, na Ilha Terceira, a elite dos exploradores e os pioneiros da exploração espacial, a cidade de Angra do Heroísmo vai ser palco de um inédito espetáculo de vídeo mapping. Nos dias 14, 15 e 16 de junho, sempre às 22h30, na Praça Velha de Angra do Heroísmo, o espetáculo “Cosmic Oceans” retrata uma viagem até aos oceanos que existem noutros mundos. Apesar de, no passado, se ter considerado que o que distinguia o planeta Terra eram os seus oceanos, hoje sabe-se que não somos o único planeta azul. Marte, Vénus e as luas de Júpiter, Saturno e Tritão, a lua de Neptuno, todas tiveram ou têm água abundante. Na Terra, a água significa vida, e nestes mundos? Com entrada gratuita e produção da Expanding World, com a curadoria de James Garvin, Nina Lanza e Nuno Sá, o espetáculo “Cosmic Oceans” promete ser uma jornada cósmica imperdível a alguns dos planetas e luas que poderão ser sinónimo de vida no sistema solar.
Sobre a GLEX Summit:
A Global Exploration Summit (GLEX Summit) foi criada no âmbito da celebração do quinto centenário da primeira circum-navegação do mundo, comandada por Fernão de Magalhães. Em 2019, na edição de estreia, a organização e o painel de oradores assinaram a Declaração de Lisboa, firmando o compromisso com a exploração fundamentada na procura de conhecimento científico para o progresso da humanidade e de toda a vida na Terra e no universo.
Em apenas três edições, a GLEX Summit tornou-se a maior cimeira de exploradores à escala global, ao conseguir reunir um notável leque de oradores nas áreas da conservação da natureza, oceanos, Terra e Espaço, de que são exemplo lendas vivas da exploração e investigação como James Garvin, Brian Cox, Beverly e Dereck Joubert, Fabien Cousteau, Sian Proctor, Sylvia Earle, entre muitos outros. As dezenas de palestras conduziram os espectadores a uma viagem por descobertas vanguardistas, tendo sido apresentadas importantes missões científicas e tecnologias de ponta que têm impulsionado a Humanidade para novas fronteiras do conhecimento.
Por outro lado, a cimeira tem posicionado Portugal enquanto destino de boas práticas na conservação dos oceanos, na produção e partilha científica, assim como destino referência de inclusão e diversidade.
Certificação sustentável
A GLEX é um evento eco-responsável, com a certificação da gestão sustentável de eventos pela norma ISO 20121. Esta certificação foi atribuída à Expanding World pelo esforço empreendido em conjunto com o The Explorers Club de implementação de um sistema de gestão sustentável da cimeira.
Discovery+/HBO
Algumas das palestras da GLEX chegam ao Discovery+, a plataforma de streaming da Warner Bros. Discovery, numa série produzida para a multinacional americana que conta já com duas temporadas. Os episódios da terceira temporada, lançada brevemente, abrangem algumas das missões científicas e descobertas apresentadas no palco da GLEX, como os vulcões ativos no universo, a primeira Estação Espacial Comercial e os desafios e avanços da medicina espacial. Após a fusão da Discovery com a WarnerMedia, a plataforma de streaming tem cerca de 95 milhões de subscritores.