Skip to main content

Durante seis dias, quase duas dezenas de crianças e jovens puderam contactar com especialistas do mundo do futebol profissional e viver um campo de férias inesquecível, na cidade da Maia, ao lado de estrelas como o internacional português Diogo Dalot (Manchester United) ou a equipa sénior do Paços de Ferreira. Uma iniciativa de cariz solidário, organizada pela Associação Por Ti, que multiplicou sorrisos e angariou fundos para a Casa de Acolhimento “A Causa da Criança”, na Maia.

Uma semana em cheio! A Associação Por Ti, formada por um grupo de beneméritos que pretende apoiar crianças e jovens em situação de risco, e que tem como embaixadores figuras como Nuno Gomes e Oceano Cruz, organizou a primeira edição do “Futebol 360º”, um campo de férias que, de segunda-feira a sábado (de 10 a 15 de julho), reuniu quase 20 crianças e jovens, com idades entre os 8 e os 17 anos. O programa de seis dias pretendia colocar os jovens jogadores, masculinos e femininos, em contacto com especialistas do mundo do futebol profissional, nas mais diferentes áreas, promovendo a prática do desporto como forma de integração social. A receita angariada pelo Futebol 360º era destinada à Casa de Acolhimento “A Causa da Criança”, em Vila Nova da Telha, na Maia.

O programa de atividades teve como base o Estádio de Gondim, na Maia, concelho que utiliza o slogan “Cidade do Desporto”. Sob a orientação de Bruno Morgado, treinador com o Nível C da UEFA e que atualmente integra a equipa técnica dos Sub-19 do Paços de Ferreira, os participantes tiveram vários exercícios, jogos e palestras ao longo da semana.

Um dos pontos altos foi a visita ao estádio e instalações do FC Paços de Ferreira e o contacto com a equipa profissional de futebol, com os craques pacenses a receberem de braços abertos os jovens jogadores, alguns deles provenientes de contextos de risco. Outro momento para mais tarde recordar foi o contacto com Diogo Dalot, lateral da Seleção Nacional e do Manchester United, que recebeu a comitiva no seu Padel Athletic Club, no Porto.

Entre os oradores do Futebol 360º estava o scout Bruno Tiago, ex-jogador do SC Braga que viu a sua carreira interrompida por uma lesão, tornando-se depois especialista na prospeção e análise de jogadores na antiga empresa de Deco, ex-jogador do FC Porto e atual diretor desportivo do Barcelona. Também Andreia Santos, nutricionista e esposa de Vítor Baía, falou aos participantes sobre os cuidados a ter com a alimentação e a sua importância na saúde dos atletas. Carlos Carneiro, antigo jogador do Vitória de Guimarães, Gil Vicente, dos gregos do Panionios e do Paços de Ferreira, onde é atualmente diretor desportivo, também deu uma palestra sobre as exigências de um futebolista profissional.

Noutro âmbito, a semana também incluiu uma visita guiada ao Centro Porsche do Porto e uma experiência de karting na famosa pista do Cabo do Mundo, em Matosinhos. Um dos dias também incluiu atividades no Parque da Cidade do Porto e uma aula no ginásio IdealKorpus, junto à praia do Castelo do Queijo. E como o equipamento é fundamental para a prática do desporto, a Decathlon foi outro ponto de passagem do Futebol 360º, que também incluiu uma oferta da Pizza Hut e da sua mascote oficial, que alegrou as crianças e jovens no Dia Mundial da Pizza.

Para repetir

Uma semana inesquecível que culminou com um jogo-convívio entre crianças, pais e apoiantes da Associação Por Ti, que entregou presentes, taças e diplomas. No final, além da alegria estampada no rosto dos participantes, foram vários os testemunhos que atestaram o sucesso da primeira edição do Futebol 360º.

Através do site PorTi.pt, podem ser feitos donativos ou modalidades de apoio para promover a inclusão social destas crianças através do desporto.

Mex Machado, empresário, piloto de ralis e co-fundador da Associação Por Ti:

“A missão da Por Ti nasceu quando tive a felicidade, e digo meso a felicidade, de me cruzar com uma criança que estava numa instituição e que me despertou para esta realidade. Percebi que todos nós, com o mais pequeno contributo, podemos ajudar estas crianças e jovens mais vulneráveis, sobretudo através do desporto e do futebol, que aglutinam tanta gente, de todas as origens e estratos sociais. Estas instituições fazem um trabalho notável, todos os dias, muitas vezes ajudando a minimizar situações indescritíveis. Até o processo de adoção em Portugal é dolorosamente lento e burocrático, conheço pessoalmente um caso que chegou aos quatro anos de espera. Espero que com o Futebol 360º tenhamos proporcionado uma semana inesquecível para estas crianças e jovens, que ao mesmo tempo nos deram tanto a nós. A verba que angariámos vai, por exemplo, permitir que três crianças em situação de risco possam praticar futebol durante um ano, com equipamento incluído. É também essa a beleza do desporto e vamos com certeza repetir a iniciativa.”

Bruno Morgado, treinador de futebol:

“Acredito que a promoção do desporto nestas crianças permite desenvolver competências sociais e ajudá-los a ultrapassar dificuldades. Foi uma semana intensa para eles e para nós, mas muito recompensadora. Acredito sinceramente que o futebol pode fazer a diferença no bem-estar destas crianças.”

Lucinda Monteiro, presidente da Associação de Proteção à Infância e Juventude – “A Causa da Criança”:

“A solidariedade e o altruísmo mostram-nos que estas pessoas têm um coração gigante. O meu obrigado a todos eles e à comunidade que nos ajuda, de amigos, a empresários e entidades como a Câmara Municipal da Maia e juntas de freguesia. São momentos como este que nos dão força e motivação para continuarmos a nossa missão e prosseguirmos um projeto que nasceu há 15 anos.”