A 20.ª edição do Passeio dos Ingleses vai para a estrada este sábado, com partidas de Lisboa e do Porto, e centenas de clássicos que representam a histórica indústria e cultura automóvel britânica. O evento do Automóvel Club de Portugal, o maior do género na Europa, leva os participantes a descobrirem os encantos do Alentejo e da região Centro.
Foi em 2004 que o ACP organizou, pela primeira vez, um passeio dedicado unicamente a automóveis clássicos de fabrico inglês, revivendo o espírito que apaixonou milhões de aficionados em todo o mundo, com marcas como a Bentley, Jaguar, MG, Rolls Royce, Triumph, Morgan, Lotus, Aston Martin, Ford, Riley, Land Rover, Austin Morris ou Austin-Healey. Com partida de Lisboa, o evento cresceu, alargou-se também à cidade do Porto e afirmou-se como um dos maiores passeios temáticos da Europa, atingindo este ano a sua 20ª edição.
Este sábado, centenas de clássicos vão espalhar charme nas duas localizações do Passeio dos Ingleses: de Lisboa em direção ao Alentejo e a Évora, e do Porto rumo a Anadia, na região da Bairrada. Entre o vasto e diversificado lote de automóveis, destaque para o carro mais antigo deste Passeio dos Ingleses, um MG J2 com quase um século de história, fabricado em 1932.
O Parque Eduardo VII é o local de concentração dos concorrentes em Lisboa, entre as 9h00 e as 9h30. A partida é dada às 10h00 e o extenso grupo – o mais numeroso de sempre em Lisboa – terá como destino final o Convento do Espinheiro, em Évora. A meio do percurso, os participantes dividem-se em Grupo Desportivo e Grupo Turístico, seguindo os seus próprios itinerários. O Grupo Turístico faz uma paragem para visita ao Monte Selvagem, no Lavre, enquanto o Grupo Desportivo poderá acelerar no Kartódromo de Évora, numa prova de Regularidade.
No Porto, a concentração acontece na Foz, também entre as 9h00 e as 9h30, com a partida a ser efetuada às 10h00. O destino final é a Quinta do Encontro, em Anadia, onde os participantes podem visitar a Adega. A meio do percurso, o Grupo Turístico visita o Museu Ferroviário de Macinhata do Vouga, enquanto o Grupo Desportivo disputa uma prova de Regularidade no centro da cidade de Anadia. Após o almoço, segue-se uma visita ao Museu do Vinho da Bairrada.
O Passeio dos Ingleses conta com o apoio da Embaixada do Reino Unido e tem o patrocínio da Bentley, Barbour e Twinings, bem como o apoio dos municípios de Lisboa, Porto e Anadia.
Programa Lisboa:
09h00 Concentração no Parque Eduardo VII
10h00 Partida do Passeio
11h30 Visita ao Monte Selvagem no Lavre
12h00 Kartódromo de Évora (Grupo Desportivo)
13h30 Convento do Espinheiro
14h00 Almoço
Programa Porto:
09h00 Concentração na Foz
10h00 Partida do Passeio
11h30 Prova de Regularidade – Anadia (Grupo Desportivo)
11h30 Visita ao Museu Ferroviário (Grupo Turístico)
12h45 Visita à Adega da Quinta do Encontro
13h30 Almoço
16h00 Visita ao Museu do Vinho da Bairrada