Região mostrou aos muitos visitantes os motivos que a tornam, cada vez mais, uma referência turística nacional.
A participação da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa 2024 superou as melhores expetativas, a todos os níveis. O stand do Coração de Portugal atraiu todos os dias milhares de visitantes, interessados em conhecer os produtos e as experiências turísticas diversificadas que podem usufruir no território, e foi também um ponto de encontro privilegiado para conversas e reuniões de negócio, que perspetivaram futuros projetos para a região.
Fernando Ruas, Presidente da CIM Viseu Dão Lafões, destacou que a participação na BTL é uma oportunidade que tem sido aproveitada de forma exemplar. “A BTL é um evento único no país, em que todos os territórios e todos os players da atividade turística se juntam para mostrar aquilo que os diferencia. Ano após ano, os municípios, as associações e as empresas da região têm aproveitado da melhor forma a oportunidade de estarem presentes no stand de Viseu Dão Lafões, para darem a conhecer os motivos que tornam esta região cada vez mais uma referência também no turismo: os nossos produtos turísticos, mas também a nossa autenticidade, as nossas tradições e o bem receber que nos caracteriza”, sublinha.
“A programação do stand da CIM refletiu de forma exemplar a grande variedade de experiências que os visitantes encontram nos 14 municípios de Viseu Dão Lafões, desde o turismo de natureza até à gastronomia, passando pelo enoturismo, termalismo e à cultura. Este território oferece todos os tipos de emoções, como quem nos visitou por estes dias pôde comprovar”, acrescenta Fernando Ruas.
Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, sublinha o grande interesse que o stand suscitou durante a feira. “O balanço que fazemos da BTL é extremamente positivo. Durante os cinco dias, todos os caminhos vieram dar ao stand de Viseu Dão Lafões, devido não só à sua localização estratégica na feira, mas também graças à programação atrativa que apresentámos e, sobretudo, ao interesse que a região desperta entre os profissionais da atividade turística e o público em geral, salienta.
Nuno Martinho reforça ainda o esforço conjunto de várias entidades como justificação para o sucesso do evento: “Nos últimos anos, temos tido a grande preocupação de articular as ofertas diversificadas do nosso território. Cada município vale por si, mas a região vale muito mais se tivermos a capacidade de fazer esta articulação. Os produtos turísticos intermunicipais que levámos à BTL são a evidência de que esta é a estratégia correta para o crescimento da região”.
Produtos turísticos âncora estiveram em destaque
Durante os cinco dias, a CIM e os seus 14 municípios apresentaram os produtos turísticos que fazem desta região um destino único. A Gastronomia, o Vinho, o Enoturismo, a Natureza, o Bem-Estar, o Património e o Turismo Ativo e Desportivo foram alguns dos principais ativos turísticos que estiveram em destaque e que mereceram a preferência dos visitantes do stand – um espaço tecnologicamente inovador, marcado por diversas experiências sensoriais.
De realçar também a ativação de produtos turísticos como, entre outros, a segunda edição do “Viseu Dão Lafões Pé ante Pé” ou os projetos “Aldeias da Serra do Caramulo” e “A Última Rota da Transumância”, bem como a estreia do premiado documentário “MEG – Rota de Megalitismo, Templos de Eternidade”, de Viseu Dão Lafões e Sever do Vouga.
Sobre a CIM Viseu Dão Lafões:
A CIM Viseu Dão Lafões é uma associação de municípios, denominada como Comunidade Intermunicipal, sendo constituída pelos municípios de Aguiar da Beira, Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Sátão, Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela.