Oferta de ecoturismo e de turismo de natureza da região Centro vai estar em destaque na NATURCYL 2024, em Espanha.
O Centro de Portugal vai ser o primeiro Destino Internacional Protagonista da NATURCYL, evento de referência na promoção do ecoturismo que se realiza em Espanha, de 20 a 22 de setembro. O anúncio foi feito pela organização, que destaca “as muitas maravilhas que esconde este território”.
A NATURCYL – Feira de Ecoturismo de Castela e Leão é um evento anual que, desde a sua primeira edição, em 2018, se tem afirmado como um fórum essencial para a troca de ideias e oportunidades de negócios entre profissionais e amantes do ecoturismo e do meio rural. Na última edição, a feira atraiu 10.500 visitantes.
A grande novidade deste ano é a eleição de um Destino Internacional Protagonista. A escolha recaiu no Centro de Portugal, que terá assim uma participação e notoriedade especial na feira. A Turismo Centro de Portugal estará presente na Naturcyl com um stand próprio de 27m2 , onde divulgará e promoverá o vastíssimo património natural da região. Além disso, participará nas jornadas de comercialização de Turismo de Natureza (B2B) que ocorrerão em paralelo com a feira.
Um dos motivos que levou a que o Centro de Portugal tenha sido o preferido foi a grande diversidade da oferta de turismo de natureza da região, que inclui os Geoparques da UNESCO Estrela, Naturtejo e Oeste, os Parques Naturais do Tejo Internacional, da Serra da Estrela e do Douro Internacional, bem como as reservas da Malcata e da Faia Brava, entre muitas outras áreas protegidas. Além disso, possui duas Cartas Europeias de Turismo Sustentável: as Montanhas Mágicas e as Terras do Lince.
Outra novidade da feira é a localização. Em 2024, a NATURCYL será realizada pela primeira vez no município de La Granja de San Ildefonso, em Segóvia, depois de seis anos em Ruesga, na província de Palência. A nova localização, às portas do Parque Nacional Sierra de Guadarrama e no coração da Reserva da Biosfera do Real Sítio de San Ildefonso-El Espinar, promete atrair ainda mais público ao evento, uma vez que fica a menos de uma hora da comunidade de Madrid, com os seus 7 milhões de habitantes, e a apenas dez minutos de Segóvia.
Raul Almeida, presidente da Turismo Centro de Portugal, destaca a importância da escolha: “Espanha é um mercado estratégico para o Centro de Portugal, pela proximidade – é o principal emissor de turistas para a região – e por receber mais de 80 milhões de turistas por ano. Em Espanha, como no Centro de Portugal, tem havido um grande aumento da procura pelo turismo de natureza e pelo mundo rural, produtos turísticos que estão na génese da NATURCYL. Por isso, foi com grande satisfação que recebemos a informação de que o nosso território será o primeiro Destino Internacional Protagonistada feira. É uma oportunidade de ouro para promovermos a oferta de ecoturismo existente na região e para consolidarmos a nossa identidade territorial enquanto destino de Turismo de Natureza”.
Por parte da NATURCYL, Carlos Sanchez, diretor da feira, salienta que a escolha do Centro de Portugal foi natural: “Estamos encantados por poder anunciar o Centro de Portugal como primeiro Destino Internacional Protagonista da NATURCYL. Foi uma escolha evidente para nós. É uma região próxima e que aposta de forma clara no Turismo de Natureza e na sustentabilidade das experiências turísticas. Além disso, participa nesta feira desde 2021, o que comprova o seu grande compromisso com esta causa. Estou certo de que a próxima edição do evento vai ser um grande sucesso, para nós e para o Centro de Portugal”.
Sobre a Turismo Centro de Portugal:
A Turismo Centro de Portugal é a entidade que estrutura e promove o turismo na Região Centro do país. Esta é a maior e mais diversificada área turística nacional, abrangendo 100 municípios, e tem registado um intenso crescimento da procura interna e externa. É a região a escolher para quem pretende experiências diversificadas, pois concilia locais Património da Humanidade com a melhor costa de surf da Europa, termas e spas idílicos, locais de culto de importância mundial e as mais belas aldeias.