Nem as difíceis condições atmosféricas retiraram entusiasmo às 11 equipas do Clio Trophy Portugal, que começaram hoje, no Rally de Lisboa, a época do novo troféu da Renault nos ralis. Após as primeiras quatro classificativas, Pedro Pereira e Tiago Silva estão no comando da prova, com 31 segundos de vantagem sobre Gil Antunes e Diogo Correia. O campeão nacional Gonçalo Henriques e Inês Veiga estão a dominar a competição dos 2 Rodas Motrizes, com o Clio Rally4 apoiado pela Renault Portugal.
Foi um dia de emoções fortes e de condições imprevisíveis para os pilotos do Clio Trophy Portugal. O arranque do mais recente troféu dos ralis em Portugal atraiu 11 duplas, aos comandos dos Renault Clio Rally5. A principal dificuldade no Rally de Lisboa, para já, é a instabilidade das condições atmosféricas, com os pilotos a enfrentarem períodos de chuva intensa, alternados com tempo seco.
Nada que afetasse a confiança de Pedro Pereira Jr. e Tiago Silva, que foram os mais rápidos em três das quatro classificativas do dia. O piloto de Coimbra, de 28 anos, construi uma vantagem de 31 segundos sobre o ex-campeão nacional Gil Antunes, navegado por Diogo Correia.
Gil Antunes foi sempre o mais direto perseguidor de Pedro Pereira Jr. e o duelo promete continuar na etapa de amanhã, a mais longa da prova, com oito classificativas. O jovem Danny Carreira (23 anos) e o navegador Marco Vilas Boas também tiveram um dia positivo. O piloto português radicado na Suíça venceu uma classificativa, a primeira passagem por Vila Franca de Xira, e ocupa nesta altura o terceiro lugar, a 43,4s de Pedro Pereira Jr.
Nuno Coelho e Ricardo Cunha também rodaram no top 3 e terminam o primeiro dia a apenas 8,3s de Carreira e Vilas Boas, deixando a luta pelo pódio em aberto para a etapa de amanhã. O mais jovem piloto do Clio Trophy Portugal, Carlos Marreiros Jr., de apenas 18 anos, deixou indícios promissores na sua estreia absoluta com o Clio Rally5 navegado por Nuno Duque. O jovem algarvio fecha, nesta altura, o top 5 e está logo na frente de outro jovem, o vianense José Pedro Quintas (23 anos), que é acompanhado por Nuno Carvalhosa.
Paulo Barata e Roberto Santos estão no sétimo lugar, mas a escassos 1,1s de Quinta e Carvalhosa, enquanto Vasco Tintim e Francisco Ponte terminam a primeira etapa do rali no oitavo lugar do troféu.
Nota para o azar das duplas Dário Rebelo / António Pereira, Luís Caetano / David Monteiro e Henrique Azenha / Hugo Marques, que foram obrigados a abandonar, mas podem ainda tentar regressar à prova amanhã, em ‘super rally’.
Refira-se que 41 por cento da lista de inscritos do Rally de Lisboa pertence aos troféus de ralis da Renault na Península Ibérica, pois além do Clio Trophy Portugal, também estão em ação os concorrentes do Clio Trophy Spain e da Dacia Sandero Eco Cup.
Gonçalo Henriques mostra classe
Ao volante do Renault Clio Rally4 apoiado pela Renault Portugal, Gonçalo Henriques está a dominar por completo as operações entre os 2 Rodas Motrizes do Rally de Lisboa, onde é navegado por Inês Veiga. O atual campeão nacional de 2RM conseguiu, inclusive, terminar o dia entre os cinco primeiros da classificação absoluta, na frente de vários carros de quatro rodas motrizes.
Amanhã, a derradeira etapa do Rally de Lisboa terá um total de 55,69 quilómetros cronometrados, encerrando com uma aguardada superespecial junto à Marina de Cascais.
Clio Trophy Portugal – Classificação após PE4
1.º Pedro Pereira Jr. / Tiago Silva, 14m40,9s
2.º Gil Antunes / Diogo Correia, a 31s
3.º Danny Carreira / Marco Vilas Boas, a 43,4s
4.º Nuno Coelho / Ricardo Cunha, a 51,7s
5.º Carlos Marreiros Jr. / Nuno Duque, a 1m57, 1s
6.º José Pedro Quintas / Nuno Carvalhosa, a 2m28,3s
7.º Paulo Barata / Roberto Santos, a 2m29,4s
8.º Vasco Tintim / Francisco Ponte, a 3m59,6s