Um total de 38 estabelecimentos garantem a qualidade na oferta de vinhos e no serviço de excelência prestado aos clientes. Diplomas dos programas “Best Wine Selection” e “Seleção Gastronomia e Vinhos” foram entregues em Viseu.
Um total de 20 restaurantes do território de Viseu Dão Lafões foram distinguidos hoje, dia 1 de julho, com o selo “Best Wine Selection”, fruto de uma parceria entre a CIM Viseu Dão Lafões e a AHRESP, que certifica a excelência do serviço prestado nos Vinhos do Dão. A cerimónia de entrega dos diplomas teve lugar no Teatro Viriato, em Viseu.
Na mesma cerimónia, foram entregues também os diplomas do programa “Seleção Gastronomia e Vinhos”, igualmente promovido pela CIM em parceria com a AHRESP, que certifica os estabelecimentos que tratam a gastronomia portuguesa com elevados padrões de qualidade. Neste programa, foram 28 os restaurantes distinguidos em Viseu Dão Lafões.
A cerimónia contou com as intervenções de Fernando Ruas, Presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, de Carlos Moura, Presidente da AHRESP, de Anabela Freitas, Vice-Presidente da Turismo Centro de Portugal, de Susana Leitão,Diretora da Qualidade e Inovação da AHRESP, e de Nuno Martinho, Secretário Executivo da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões.
Programa promove os Vinhos do Dão
O programa “Best Wine Selection” Viseu Dão Lafões tem como objetivo principal dignificar e promover os Vinhos do Dão, estabelecendo uma rede de restaurantes que assegurem a satisfação dos seus clientes, através da oferta de vinhos de qualidade e de um serviço irrepreensível.
A região Viseu Dão Lafões foi a primeira do país a acolher este projeto que resultou de uma parceria da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, com a AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, a ViniPortugal, a Turismo Centro de Portugal e a Comissão Vitivinícola Regional (CVR) do Dão.
Um processo de avaliação rigoroso
Os restaurantes certificados, tanto no programa “Best Wine Selection” como no “Seleção Gastronomia e Vinhos”, passaram por um rigoroso processo de avaliação iniciado em 2022. Este processo incluiu visitas-surpresa de técnicos qualificados, que avaliaram os serviços oferecidos aos clientes, a nível gastronómico, técnico e de serviço, bem como um programa de mentoria, ministrado aos profissionais em contexto de trabalho.
Os estabelecimentos que receberam a distinção “Best Wine Selection” podem exibir a respetiva placa de divulgação, em local visível no exterior do restaurante, e o diploma, no seu interior.
“Uma excelente oportunidade para a região”
Fernando Ruas, Presidente da CIM Viseu Dão Lafões, destaca a importância dos programas. “Os programas ‘Best Wine Selection’ e ‘Seleção Gastronomia e Vinhos’ constituem excelentes oportunidades para os restaurantes da região Viseu Dão Lafões comprovarem a qualidade dos produtos e dos serviços que disponibilizam aos clientes. Quem entrar num destes restaurantes, e são muitos, pode ter a certeza, a partir de agora, que escolheram estabelecimentos que tratam os magníficos Vinhos do Dão e o receituário regional com o grande cuidado que merecem. Os restaurantes transformam-se assim em verdadeiros agentes de promoção da região de Viseu Dão Lafões e dos Vinhos do Dão”, sublinha.
Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, enaltece o facto de a região ter sido pioneira nesta certificação: “Estes dois programas valorizam o projeto ‘Enoturismo na Região Demarcada dos Vinhos do Dão’, que a CIM tem em curso, com o objetivo de promover a excelência do enoturismo no nosso território. Viseu Dão Lafões ser a primeira região do país a receber o programa ‘Best Wine Selection’ ilustra o nosso compromisso com a qualidade e com a certificação dos nossos restaurantes. Acreditamos que, ao potenciar a qualidade da nossa oferta nos vinhos e na gastronomia, estamos a qualificar o território enquanto destino turístico de excelência”.
Carlos Moura, Presidente da AHRESP, enaltece que “Portugal é um destino turístico de eleição em muita coisa, mas há algo que nos distingue e que é sempre sinalizado por quem nos visita: a qualidade da nossa gastronomia e dos nossos vinhos, que é um fator competitivo e distintivo da nossa oferta turística. Viseu Dão Lafões é, em particular, um território onde a gastronomia é reconhecida. Na cozinha, na doçaria, no serviço ou nos vinhos, estamos sempre bem quando visitamos esta região”.
“Quero enaltecer o esforço que fazem todos os profissionais da restauração. Investir nesta área é um esforço diário muito grande, que obriga a muitas horas de trabalho. Estão de parabéns os restaurantes hoje distinguidos”, acrescenta.
Anabela Freitas, Vice-Presidente da Turismo Centro de Portugal, considera que “a gastronomia e o enoturismo são dois produtos turísticos muito importantes para a região Centro de Portugal. Cada vez mais visitantes, nacionais e estrangeiros, escolhem este destino pela possibilidade de aqui poderem usufruir de experiências sensoriais diversificadas. A gastronomia e os vinhos têm a capacidade de proporcionar essas experiências, que permanecem na memória por muito tempo e motivam os visitantes a regressar. É com muita satisfação que a Turismo do Centro se associa a esta iniciativa, que premeia o esforço dos restaurantes de Viseu Dão Lafões em garantir aos visitantes os melhores produtos e um serviço de qualidade irrepreensível”.
Sobre a CIM Viseu Dão Lafões: A CIM Viseu Dão Lafões é uma associação de municípios, denominada como Comunidade Intermunicipal, sendo constituída pelos municípios de Aguiar da Beira, Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Sátão, Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela. |