Milhares de visitantes, de muitas nacionalidades, visitaram o stand da região, que apostou na comunicação digital e utilizou plantas naturais.
A primeira participação da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões no festival NOS Alive foi pautada pelo sucesso. Durante os três dias de evento, milhares de visitantes, de múltiplas nacionalidades, visitaram o stand da região, contactando de perto com a oferta turística dos 14 municípios do território, descobrindo porque é que Viseu Dão Lafões é onde apetece estar.
Para Fernando Ruas, Presidente da CIM Viseu Dão Lafões, a participação trouxe ganhos evidentes à região. “A aposta que a CIM fez em estar presente num festival com a dimensão internacional que tem o NOS Alive revelou-se completamente acertada. No stand do Coração de Portugal viveram-se três dias plenos de música e de animação, dedicados à promoção do território. Participar no maior festival de verão do país gerou uma grande visibilidade para Viseu Dão Lafões junto dos milhares de espectadores, de todas as nacionalidades, que trará, garantidamente, mais-valias futuras para o território”, destaca Fernando Ruas.
Caracterizado pelo seu sentido criativo e arrojado em diferentes elementos decorativos, o stand de Viseu Dão Lafões foi desenvolvido para poder ser reutilizado em futuras feiras e eventos em que participe a CIM, estando assim em linha com os princípios de reutilização e da economia circular. Esta abordagem não apenas reduz o desperdício, mas também evidencia a responsabilidade da CIM Viseu Dão Lafões em promover práticas sustentáveis e eficientes.
O stand de Viseu Dão Lafões no NOS Alive foi projetado para ele próprio ser um cartão de visita à região. Num exemplo desta preocupação, o stand foi adornado com plantas naturais, que transportaram a beleza e a biodiversidade da região de Viseu Dão Lafões para o festival.
A aposta clara na comunicação digital, através da utilização de QR Codes, minimizou a utilização de papel.
Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, considera que todas estas iniciativas simbolizam o empenho da CIM na sustentabilidade. “A participação de Viseu Dão Lafões no NOS Alive constituiu uma excelente oportunidade para demonstrar o nosso compromisso com a sustentabilidade. Esta abordagem evidencia que esta região continua a ser um exemplo e uma referência de boas práticas ambientais”, sublinha. “A nossa participação não poderia ter sido mais gratificante. Todos os dias tivemos milhares de pessoas interessadas em descobrir as experiências que Viseu Dão Lafões lhes pode proporcionar, o que garante futuras visitas aos 14 municípios do território”, acrescenta.
Um convite para descobrir Viseu Dão Lafões
A CIM Viseu Dão Lafões aproveitou a participação no maior festival de verão do país para divulgar as ofertas da região aos milhares de visitantes. Localizado na Rua do Fado, o stand serviu como palco privilegiado para a ativação da marca Viseu Dão Lafões, através de uma decoração impactante, alusiva às principais valências turísticas do território, e da oferta de brindes promocionais da campanha de verão “Viseu Dão Lafões é onde apetece estar”.
O objetivo de levar um pouco de Viseu Dão Lafões aos espectadores do NOS Alive foi plenamente alcançado, demonstrando que, de facto, este é um território onde se apetece estar.
No último dia, entre os milhares de visitantes, destacam-se a visita do Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, que foi recebido pelo Secretário Executivo da CIM, Nuno Martinho, bem como as presenças de diversos autarcas de Viseu Dão Lafões, naquele que foi considerado, por muitos, o stand mais “instagramável” do recinto.
De lembrar que o NOS Alive foi o festival português com maior exposição mediática em 2023, com 4.694 notícias e mais de 35 horas de exposição nas televisões e rádios nacionais, segundo o Ranking Cision da Maratona dos Festivais de Verão.
Sobre a CIM Viseu Dão Lafões:
A CIM Viseu Dão Lafões é uma associação de municípios, denominada como Comunidade Intermunicipal, sendo constituída pelos municípios de Aguiar da Beira, Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Sátão, Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela.