O primeiro vinho Rosé do enólogo Diogo Lopes na Quinta dos Frades é feito exclusivamente com a casta Touriga Nacional e nasce da vindima de 2023.
O Vinha dos Deuses Rosé 2023 acaba de ser lançado no mercado. Esta referência destaca-se pela elegância e frescura e surge como expressão de uma parcela de vinha de 40 anos, da variedade Touriga Nacional.
A colheita de 2023, a primeira já coordenada por Diogo Lopes (que precisamente nesse ano reforçou a enologia da casa, juntando-se a Anselmo Mendes), proporcionou uvas que, após ligeira prensagem, evoluíram para um vinho de cor subtil e de carácter vibrante, graças aos seus aromas, frescura e acidez.
“O mercado valoriza cada vez mais o vinho rosé, enquanto proposta séria, com frescura, mas igualmente com identidade e carácter. Este Vinha dos Deuses Rosé é precisamente a nossa primeira proposta nesse sentido”, afirma o enólogo Diogo Lopes.
Vinha dos Deuses Rosé 2023 | Nota de Prova:
Aspeto límpido de cor cereja clara; aroma a frutos silvestres e com elegantes notas florais; na boca revela uma enorme frescura e acidez vibrante. Termina muito fresco e intenso.
PVP: 15.25€
Sobre a Quinta dos Frades
A Quinta dos Frades tem cerca de 200 hectares e é uma das mais antigas propriedades durienses. No Séc. XIII foi doada a monges de Ordem de Cister, então amplamente implementada no Douro, integrando o Mosteiro de Santa Maria de Salzedas e ficando desde aí sempre ligada à vinha e ao vinho. Depois da extinção das ordens religiosas, a Quinta dos Frades foi arrematada, em 1841, pelo 1º barão da Folgosa. Em 1941 foi adquirida pelo industrial português Delfim Ferreira, mantendo-se na família até hoje. A enologia da Quinta dos Frades está a cargo dos enólogos Anselmo Mendes e Diogo Lopes.