Pedro Machado, presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal e da Agência Regional de Promoção Turística do Centro de Portugal, defendeu hoje, em Fátima, que “está na altura de se abrir a Base Aérea de Monte Real à aviação civil”.
As declarações foram feitas numa conferência de imprensa, inserida nos VII Workshops Internacionais de Turismo Religioso, que decorrem até sábado em Fátima e na Guarda, e tiveram como mote a nova rota entre o santuário francês de Lourdes e Lisboa.
“A Ryanair apresentou hoje aqui, em Fátima, a nova rota aérea entre Lourdes e Lisboa. É um sinal evidente de que chegou a altura de se avançar com uma estrutura aeroportuária no Centro de Portugal, que sirva o Santuário de Fátima. Se Lourdes é viável, um aeroporto que sirva Fátima também o será”, sublinhou Pedro Machado.
“Fátima recebeu 7 milhões de visitantes em 2018, de acordo com números divulgados hoje nestes workshops. É uma cifra que, por si só, consegue sustentar a operação de um aeroporto. Um estudo apresentado pela Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria no ano passado demonstra que são necessários entre 600 mil e 700 mil passageiros por ano para a estrutura ser viável. Com os peregrinos de Fátima, Monte Real reúne todas as condições objetivas para poder ser uma realidade”, recordou o dirigente, sugerindo que o aeroporto se poderia chamar Monte Real-Fátima.
“A abertura de Monte Real à aviação civil é uma janela de oportunidade para a região e para o país, que será possível com um investimento de 30 milhões de euros, infinitamente menor do que outros investimentos. Além de que é mais uma forma de aliviar a pressão sobre o aeroporto de Lisboa que, por falta de capacidade, está a rejeitar cerca de 2 milhões de passageiros anuais”, acrescentou Pedro Machado, que realçou ainda o facto de os voos comerciais em Monte Real terem um efeito de fixação de investimentos na região: “Seria uma mais-valia significativa para a hotelaria e a restauração, assim como para a indústria de moldes e do vidro desta região”.
“Abrir Monte Real à aviação comercial justifica-se e é viável. Assim o poder político o queira”, concluiu Pedro Machado.
Fátima recebe maior evento mundial para profissionais de Turismo Religioso
Os Workshops Internacionais de Turismo Religioso, que decorrem até sábado em Fátima e na Guarda, constituem o maior evento mundial do setor, atraindo todos os anos centenas de especialistas.
Este ano, os workshops decorrem em Fátima e na Guarda e são esperadas cerca de mil pessoas e mais de 40 expositores.
A 7.ª edição apresenta como maior novidade a I Conferência Internacional das Cidades Santuário. Além da conferência, o programa dos Workshops conta ainda com uma Bolsa de Contactos para os profissionais, estimando-se que aconteçam cerca de 5000 reuniões.
O evento é organizado pela ACISO, em colaboração com a Câmara de Ourém e com o apoio do Santuário de Fátima, do Turismo do Centro, Turismo de Portugal e da Câmara da Guarda.
Sobre o Turismo Centro de Portugal:
O Turismo Centro de Portugal é a entidade que estrutura e promove o turismo na Região Centro do país. Esta é a maior e mais diversificada área turística nacional, abrangendo 100 municípios, e tem registado um intenso crescimento da procura interna e externa. É a região a escolher para quem pretende experiências diversificadas, pois concilia locais Património da Humanidade com a melhor costa de surf da Europa, termas e spas idílicos, locais de culto de importância mundial e as mais belas aldeias.