Skip to main content

– A noite passada, Miguel Faísca subiu ao pódio no circuito inglês de Brands Hatch, depois de conquistar o 3º lugar da classe numa corrida nocturna com a duração de 1h30, aos comandos de um Nissan 370Z.

– Durante dois meses o português cumpriu um intenso e exigente programa em Inglaterra, mas na próxima quinta-feira está de regresso a Portugal. A “aventura” como piloto oficial da Nissan, em competições internacionais, tem início em Janeiro de 2014.

O português Miguel Faísca está prestes a cumprir a primeira etapa de um intenso e exigente programa de preparação com vista à época de 2014. A noite passada, o vencedor europeu da edição deste ano do GT Academy realizou a última corrida do ano aos comandos de um Nissan 370Z de produção. E, em Brands Hatch, no final de uma corrida nocturna com a duração de 1h30, não só somou um importante capital de experiência, como ainda teve o mérito de subir ao pódio, depois de ter conquistado o 3º lugar da classe, 6º da geral.

Como admite Miguel Faísca, a prova de ontem do Britcar “foi, fundamentalmente, importante pela experiência que adquiri. Claro que o resultado é motivador, mas até podia ter sido mais positivo”. Na qualificação diurna, o lisboeta foi o 5º mais rápido entre os 15 pilotos em pista e foi nessa posição que chegou a rodar na fase inicial da corrida. No entanto, com o prematuro desgaste dos pneus dianteiros do Nissan 370Z, Miguel Faísca foi obrigado a impor um ritmo de maior contenção, até com o objectivo de não comprometer o turno do seu colega de equipa, o americano vencedor do GT Academy EUA. A dupla luso americana só perdeu a 5ª posição na derradeira volta, mas ainda assim não deixou de subir ao pódio, já que o 6º lugar da geral correspondeu ao 3º posto da classe.

Mas apesar de Miguel Faísca reconhecer que “subir ao pódio é sempre uma boa sensação, o mais importante foi ter tido a oportunidade de disputar mais uma corrida nocturna. É uma experiência completamente diferente. Ao contrário de outras pistas, em Brands Hatch não há qualquer iluminação. E, ontem, nem sequer houve luar, pois o céu esteve sempre bastante nublado… Sem referências em pista e com os encandeamentos, a corrida não foi fácil. Mas aprendi bastante, fiz o meu turno sem efectuar qualquer erro e, no final, mais um bom resultado para o currículo».

Presente em Brands Hatch, António Pereira Joaquim, Director de Comunicação da Nissan Iberia Sucursal Portugal confirmou os progressos feitos por Miguel Faísca desde que, há pouco mais de dois meses, foi coroado vencedor europeu do GT Academy: “O Miguel ainda tem muito para evoluir, mas não há dúvida que é hoje um piloto muito mais maduro. E se continuar disponível para aprender como até aqui e determinado, não tenho dúvidas que o seu talento pode conduzi-lo a uma carreira de sucesso. Na Nissan estamos todos muito satisfeitos com a evolução que tem tido, mas apesar disso há a consciência que, ao nível da experiência, em 2014, vai partir em clara inferioridade em relação aos adversários. Mas é este o desafio que a Nissan tem assumido, desde que lançou o inovador programa GT Academy, em conjunto com a PlayStation®”.

O regresso de Miguel Faísca a Portugal está previsto para a próxima quinta-feira (dia 28 de Novembro), sendo importante destacar que, na sequência das participações e dos resultados alcançados desde Outubro, em Inglaterra, o português já conquistou a licença internacional para poder ser piloto oficial da Nissan, em competições internacionais, em 2014.

FIM

Leave a Reply