A Nissan conquistou a primeira vitória da época no Blancpain Endurance Series, com o Nissan GT-R de Alex Buncombe, Florian Strauss e Nick McMillen a não dar hipóteses à concorrência na categoria Pro-Am. Mas na pista de Silverstone, o palco da segunda prova do calendário da competição, destaque igualmente para Miguel Faísca, com o português a estrear-se nos lugares pontuáveis, apenas oito meses depois da consagração como vencedor europeu da GT Academy.
Um excelente resultado para a equipa Nissan GT Academy Team RJN, só possível pela conjugação de dois factores: a competitividade do Nissan GT-R e o talento dos pilotos descobertos e formados no programa GT Academy.
O português Miguel Faísca é um dos melhores exemplos de uma nova geração que desponta na PlayStation. Oito meses depois de deixar o conforto do sofá em busca do sonho das pistas reais, o lisboeta estreou-se nos lugares pontuáveis no Blancpain Endurance Series, talvez o mais importante campeonato internacional de Gran Turismo.
Na fase inicial da corrida de Silverstone, o Nissan GT-R tripulado pelo português, pelo japonês Katsumasa Chiyo e pelo russo Stanislav Aksenov ainda chegou a rodar na 5ª posição da categoria Pro-Am. Quando Miguel Faísca assumiu a responsabilidade do terceiro e último turno de condução, a formação com o nº 35 estava classificada fora do “top ten”, mas até ao final da corrida, o lisboeta ainda conseguiu recuperar até ao 10º lugar da categoria Pro-Am, “apesar do carro acusar o desgaste de uma corrida de três horas”.
Como sublinha Miguel Faísca, o balanço do fim-de-semana é bastante positivo. “A Nissan está de parabéns! O Alex Buncombe, o Florian Strauss e o Nick McMillen foram fantásticos e mereceram a vitória. Mas também estou contente com o resultado que a nossa equipa alcançou. Como partimos do meio da grelha”, desde a 20ª posição, 9º da categoria Pro-Am, “naturalmente que sentimos mais dificuldades, até pelo facto do plantel ser muito equilibrado e nossa experiência ser muito mais reduzida” – o japonês Katsumasa Chiyo nunca tinha corrido em Silverstone e o russo Stanislav Aksenov estreou-se no campeonato, depois de finalmente conseguir o visto comunitário que o impediu de participar na jornada de abertura do calendário.
Mas mais importante do que o 10º lugar da categoria da Pro-Am ou da conquista do primeiro ponto para o campeonato, Miguel Faísca sublinha “a importância da experiência acumulada ao longo do fim-de-semana. O meu turno correspondeu a cerca de uma de corrida (embora com uma curta intervenção do safety-car) e isso vai ser importante na forma como vou encarar as próximas corridas. A confiança vai ser maior e para a equipa há toda a motivação associada a uma vitória. No entanto, este fim-de-semana, apesar de todas as dificuldades, estou contente com os tempos que realizei no meu turno de condução”.
O regresso à competição está marcado para os dias 27 e 28 de Junho, com a pista francesa de Paul Ricard a ser o palco da terceira prova do calendário do Blancpain Endurance Series.
###
Sobre a Nissan na Europa
A Nissan tem uma das presenças mais abrangentes na Europa entre todos os fabricantes de raiz não europeia, empregando mais de 14.500 pessoas distribuídas pelas operações locais de desenho, pesquisa e desenvolvimento, fabrico, logística, vendas e marketing. No ano passado, as instalações da Nissan no Reino Unido, Espanha e Rússia produziram 695 mil veículos incluindo automóveis compactos, crossovers premiados, SUV’s e veículos comerciais. A Nissan disponibiliza actualmente aos seus clientes na Europa 24 gamas de produtos diversos e inovadores e está posicionada para se tornar na marca asiática número um neste continente.
Sobre a Nissan em Portugal
Com 19 concessionários em todo o território nacional, a Nissan propõe uma linha completa de produtos, que inclui veículos de passageiros, crossovers, 4X4’s e pickup’s e automóveis de alta performance, para além de veículos comerciais ligeiros e pesados. Disponibiliza ainda um alargado conjunto de serviços de apoio aos seus Clientes, Parceiros e Concessionários.
A Nissan vendeu em Portugal, no seu ano fiscal de 2012 (1 de Abril de 2012 a 31 de Março de 2013), um total de 4.323 veículos ligeiros, a que corresponde uma quota de mercado recorde de 3.9%. Nesse período, a Nissan reafirmou a sua liderança no segmento Crossover em Portugal, com o Qashqai e o Juke a ocuparem as duas primeiras posições do segmento, conquistando 65% do mercado crossover.
Sobre a GT Academy
A GT Academy é uma colaboração entre a PlayStation® e a Nissan que usa o mundo virtual do jogo Gran Turismo® para descobrir talentos de corridas no mundo real. A quinta edição do programa (a nível europeu) ficou marcada pela vitória do português Miguel Faísca, um lisboeta de 24 anos que, agora, é piloto oficial da Nissan em competições internacionais, seguindo as pisadas dos anteriores vencedores da GT Academy: em 2013, Lucas Ordoñez (Espanha, vencedor em 2008) e Jann Mardenborough (Reino Unido, vencedor em 2011) competiram nas 24 Horas de Le Mans pela equipa Greaves Motorsport Zytek- Nissan LMP2. Os vencedores de 2012, Mark Schulzhitskiy (Rússia), Wolfgang Reip (Europa), Steve Doherty (EUA) e Peter Pyzera (Alemanha) estão a competir na Blancpain Endurance Series pela equipa Nissan GT Academy RJN.
Para mais informações:
António Pereira Joaquim www.newsroom.nissan-europe.com/pt
Communication Manager http://www.facebook.com/NissanPortugal/
Nissan Iberia SA – Portugal http://twitter.com/NissanPortugal
pereira-joaquim.antonio@nissan.pt http://www.youtube.com/user/NissanPortugal
+351 962 062 633 http://www.scribd.com/NISSANPORTUGAL
Marco Barbosa
Assessor de Imprensa – Nissan/Miguel Faísca
Atelier do Caractere
marcobarbosa@atelierdocaractere.pt
+351 917 345 744