Os dois Nissan GT-R da equipa oficial da marca estabeleceram os 2º e 3º melhores tempos da categoria Pro-Am na qualificação para a derradeira prova do calendário do Blancpain Endurance Series. Mas se a posição na grelha de partida do Nissan GT-R de Alex Buncombe, Florian Strauss e Nick McMillen vai corresponder ao tempo obtido esta tarde, o mesmo pode não suceder com o Nissan GT-R que Miguel Faísca partilha com o japonês Katsumasa Chiyo e o belga Wolfgang Reip.
Na realidade, a formação do português pode ser relegada para a derradeira posição da grelha, devido ao facto de, nem o português nem o japonês, terem efectuado qualquer volta na qualificação. Infelizmente, no início da sessão em Nürburgring, o piloto belga foi vítima de uma falha no sistema de travões e não conseguiu evitar o despiste, com consequências na traseira da carroçaria do Nissan GT-R. Como os regulamentos obrigam a que os três pilotos participem na qualificação, a equipa está a aguardar pela decisão dos organizadores em relação a uma eventual penalização.
Não conseguindo disfarçar um natural desalento, Miguel Faísca desabafa que “a sorte continua a atraiçoar-nos. Claro que se partirmos da última posição da grelha de partida tudo vai ser mais complicado e é preciso não esquecer que chegámos a Nürburgring determinados em ajudar a Nissan a ser bicampeã”. O português também confessa que a equipa está a tentar perceber a razão por que, “com afinações praticamente idênticas, os dois carros têm comportamentos tão diferentes, com o nosso a demonstrar uma incrível tendência para fugir de frente. A luta com o volante é constante e acreditamos que só conseguimos estabelecer o 3º melhor tempo, devido à chuva que se abateu sobre o circuito”.
Com efeito, não é só em Portugal que a instabilidade das condições atmosféricas se faz sentir, com as previsões para o dia de amanhã, em Nürburgring, a apontarem para a ocorrência de chuva, por vezes forte.
Por esse motivo, a corrida, na pista alemã promete ser fértil em surpresas, até pelo facto de ter a duração de 1.000 quilómetros ou seis horas. “Talvez isso amanhã nos ajude a recuperar. Afinal, a equipa continua a acreditar que é possível renovar o título, pelo que, também em pista, tudo vamos fazer para concretizar esse objectivo”.
A partida para a corrida está marcada para as 10h45 de amanhã (domingo), hora de Portugal.
Para a Nissan esta é mais uma etapa do seu programa non-stop de competição #eatsleepRACErepeat.
Competir sem parar!
A Nissan está a celebrar a sua paixão pela competição numa altura em que a NISMO comemora 30 anos de legado de inovação e emoção para todos os amantes do mundo automóvel. O programa de competição non-stop #eatsleepRACErepeat traduz o intenso programa de competições a nível global da NISMO, que teve início em Maio e tem provas todas as semanas até ao final do Verão. E os fãs podem estar na pista com a Nissan através da #eatsleepRACErepeat.
Transmissão directa em streaming: NISMO.TV. Pode também ver a transmissão em directo no canal Motors.TV
NISMO_Global Twitter: https://twitter.com/NISMO_Global
Blancpain Twitter: https://twitter.com/BlancpainGT
Equipas Nissan nos 1.000 km de Nürburgring
Nissan GT-R NISMO GT3 No.35
Miguel Faísca (POR) @Mig_elfaisca
Katsumasa Chiyo (JAP) @KATSUMASA_CHIYO
Wolfgang Reip (BE)
Nissan GT-R NISMO GT3 No.80
Florian Strauss (GER) @FStraussGTA
Nick McMillen (USA) @GumballCGT
Alex Buncombe (GB) @al_buncombe
###
Sobre a Nissan na Europa
A Nissan tem uma das presenças mais abrangentes na Europa entre todos os fabricantes de raiz não europeia, empregando mais de 14.500 pessoas distribuídas pelas operações de desenho, pesquisa e desenvolvimento, produção, logística, vendas e marketing. No ano passado, as instalações da Nissan no Reino Unido, Espanha e Rússia produziram 635 mil veículos incluindo automóveis compactos, crossovers premiados, SUV’s, veículos comerciais e o Nissan LEAF, o veículo eléctrico mais popular do mundo com um nível de satisfação de 97% e com um nível de recomendação de 95% de clientes que o aconselhariam aos seus amigos. A Nissan disponibiliza actualmente aos seus clientes na Europa 24 gamas de produtos diversos e inovadores e está posicionada para se tornar na marca asiática número um neste continente.
Sobre a Nissan em Portugal
Com 20 concessionários em todo o território nacional, a Nissan propõe uma linha completa de produtos, que inclui veículos de passageiros, crossovers, 4X4’s e pickup’s e automóveis de alta performance, para além de veículos comerciais ligeiros e pesados. Disponibiliza ainda um alargado conjunto de serviços de apoio aos seus Clientes, Parceiros e Concessionários.
A Nissan vendeu em Portugal durante o ano de 2013 um total de 4.458 veículos ligeiros de passageiros, a que corresponde uma quota de mercado de 4,2% e um crescimento de 13,8% em relação ao ano calendário anterior. Nesse período, a Nissan reafirmou a sua liderança no segmento Crossover em Portugal, com o Qashqai e o Juke e cimentou a posição do Nissan LEAF como veículo 100% eléctrico mais vendido de sempre em Portugal, com cerca de 36% de quota de mercado.
Para mais informações
António Pereira Joaquim www.newsroom.nissan-europe.com/pt
Director de Comunicação http://www.facebook.com/NissanPortugal/
Nissan Iberia SA – Portugal http://twitter.com/NissanPortugal
pereira-joaquim.antonio@nissan.pt http://www.youtube.com/user/NissanPortugal
+351 962 062 633
Marco Barbosa – Atelier do Caractere
Assessor de imprensa – Miguel Faísca
marcobarbosa@atelierdocaractere.pt + 351 91 734 57 44