Cumprindo com o prometido na véspera, Carlos Sousa e Paulo Fiuza subiram hoje três lugares na classificação geral e entraram já no top-10 num dia particularmente longo e exigente do ponto de vista físico. Apesar de alguns problemas com a temperatura do carro na parte final, a dupla portuguesa é já 9ª da geral, mas a apenas 2m exatos de uma presença no top-6
Depois de uma primeira etapa bastante rápida, mas com “apenas” 170 km de setor cronometrado, o Dakar 2015 cumpriu hoje a mais longa especial desta edição, com 518 km de pistas duras e bastante variadas, incluindo já uma primeira incursão pela areia nos quilómetros finais da etapa, concluída em San Juan, após mais de 6 horas de condução ininterrupta… para os mais rápidos do dia.
Após o 12º tempo da véspera, Carlos Sousa e Paulo Fiuza deram hoje um “ar da sua graça”, subindo três lugares na geral após garantirem o 9º melhor tempo da especial, a apenas 34 segundos do 8º lugar de Carlos Sainz.
Cumprindo o objetivo traçado para este dia, a dupla portuguesa da Mitsubishi Brasil está já no top-10 da classificação automóvel, ocupando o 9º lugar da tabela absoluta, a 2m exatos do 6º posto ocupado pelo MINI do holandês Erik Van Loon. Vencedor da etapa inaugural, Orlando Terranova segue imediatamente atrás do português, fechando o top-10 a 22m23s do líder e vencedor da especial de hoje, Nasser Al-Attiyah.
Com uma etapa claramente em crescendo – era apenas 15º no primeiro Way Point –, Carlos Sousa mostrou-se particularmente satisfeito com a sua prestação neste segundo dia de competição, lamentando apenas alguns problemas de temperatura no seu AXA Racing já na fase final do percurso:
“Foi uma especial particularmente dura e exigente do ponto de vista físico, num dia em que as temperaturas foram também particularmente elevadas. Puxámos o carro até ao limite e honestamente mais não conseguíamos fazer… Continuámos a perder algum tempo nas partes mais rápidas, por falta de velocidade de ponta, mas também porque houve alturas em que tivemos que levantar o pé para baixar a temperatura do motor. De qualquer forma, o maior susto aconteceu já perto do final, quando dispararam os alarmes dos gases do escape. Aí, tivemos que ser cautelosos e aliviar drasticamente o ritmo, perdendo algum tempo nos 50 km finais, coincidentes com a passagem por um troço de areia. Em todo o caso, e face ao resultado deste dia, o balanço é bastante positivo. Queríamos subir alguns lugares na classificação e chegar já hoje ao top-10, o que foi cumprido. Vamos ver como será daqui para a frente, na certeza de que o ritmo na frente da corrida está já muito forte”, resumiu Carlos Sousa à chegada ao Bivouac.
Boa prestação também para Guilherme Spinelli e Youssef Haddad, que colocaram o segundo ASX Racing inscrito pela Mitsubishi Brasil no 16º lugar, subindo ao 15º posto da geral, após o 29º lugar alcançado na etapa inaugural.
CLASSIFICAÇÃO – ETAPA 2
1º Al-Attiyah/Baumel MINI 5h04m50s
2º De Villiers/Von Zitzewitz Toyota + 8m30s
3º Ten Brinke/Colsoul Toyota + 10m04s
4º Hollowczyc/Panseri MINI + 11m12s
5º Vasilev/Zhiltsov MINI + 16m09s
(…)
9º SOUSA/FIUZA Mitsubishi + 21m00s
16º SPINELLI/HADDAD Mitsubishi + 34m16s
GERAL – APÓS ETAPA 2
1º Al-Attiyah/Baumel MINI 6h19m40s
2º De Villiers/Von Zitzewitz Toyota + 7m42s
3º Ten Brinke/Colsoul Toyota + 9m42s
4º Hollowczyc/Panseri MINI + 10m28s
5º Vasilev/Zhiltsov MINI + 20m04s
(…)
9º SOUSA/FIUZA Mitsubishi + 22m04s
15º SPINELLI/HADDAD Mitsubishi + 39m24s
A ETAPA DE AMANHÃ
Etapa 3: San Juan – Chilecito
Total: 524 km
Especial: 284 km
Após a longa especial de hoje, concorrentes têm amanhã uma etapa ideal para recuperarem algum do esforço despendido na véspera. Além da diminuição da quilometragem, o percurso permitirá aos concorrentes desfrutarem das fantásticas pistas de terra vermelha que descem dos picos aos desfiladeiros, conduzindo-os até Chilecito, uma das mais belas regiões da Argentina.