Dupla portuguesa do ASX Racing recuperou dez posições ao longo da especial de hoje, fechando o dia com o 10º melhor tempo e no 9º lugar da geral automóvel
Com a meta cada vez mais próxima, hoje foi dia de transpor a fronteira chilena e pisar novamente as pistas da Argentina, numa etapa que se estendeu por mais de 800 km, quase sempre sempre acima dos 3.400 metros de altitude.
A fechar mais uma longa e desgastante jornada, que incluiu uma dura especial de 385 km, os concorrentes ainda tiveram que superar uma ligação final debaixo de chuva intensa por aquela que é considerada a mais alta Estrada Nacional do planeta, subindo a uns incríveis 4.970 metros de altitude à passagem pelo Paso de Acay.
No dia em que o Dakar subiu mais alto do que nunca, Carlos Sousa e Paulo Fiuza acompanharam o perfil da etapa e realizaram uma especial em crescendo, garantindo o 10º melhor tempo de uma jornada onde foram apenas o 20º carro a sair para a estrada, por força dos 40m de penalização atribuídos pela Organização à dupla portuguesa no final da etapa de ontem.
“O Dakar é mesmo assim e ontem pagámos muito caro por um erro que cometemos durante a especial, quando falhámos um Way Point a cerca de 150 km da chegada. Por força disso, hoje partimos muito para trás e tivemos que realizar várias ultrapassagens. Mas no cômputo geral acabou por ser um dia positivo. Fizemos uma etapa limpa e o carro voltou a estar impecável. A grande dificuldade do dia foi mesma a altitude, tanto para o carro, que perde potência, como para nós, porque sentimos dores de cabeça e algumas tonturas pela falta de oxigénio”, explicou Carlos Sousa à chegada a Salta, onde encontrou um Bivouac completamente alagado devido à forte chuva que hoje caiu naquela região.
Décimo mais rápido na especial, cedendo apenas 8m18s para o MINI de Nasser Al-Attiyah ao cabo de 385 km cronometrados, Carlos Sousa ocupa o 9º lugar da geral a três dias da chegada. Sem os 40m da penalização de ontem, o piloto português seria 7º classificado a apenas 12s do 6º posto de Christian Lavieille.
CLASSIFICAÇÃO – ETAPA 10
1º Al-Attiyah/Baumel (MINI), 3h49m59s
2º Terranova/Graue (MINI), + 1m35s
3º Alrajhi/Gottschalk (Toyota), + 3m39s
4º De Villiers/Von Zitzewitz (Toyota), + 4m24s
5º Holowczyc/Panseri (MINI), + 6m01s
(…)
10º SOUSA/FIUZA (Mitsubishi), + 8m18s
GERAL – APÓS ETAPA 10
1º Al-Attiyah/Baumel (MINI), 35h19m37s
2º De Villiers/Von Zitzewitz (Toyota), + 28m22s
3º Alrajhi/Gottschalk (Toyota), +43m08s
4º Holowczyc/Panseri (MINI), + 1h23m42s
5º Van Loon/Rosegaar (Toyota), + 2h51m13s
(…)
9º SOUSA/FIUZA (Mitsubishi) + 3h41m53
A ETAPA DE AMANHÃ
Etapa 11: Salta – Termas de Rio Hondo
Total: 520 km
Especial: 194 km
No antepenúltimo dia de competição, a prova segue por dois caminhos distintos no eixo da célebre Ruta 40. Os concorrentes vão poder desfrutar de cenários magníficos, mesmo se a fadiga acumulada ao longo de 11 dias de prova impõe máxima concentração na estrada e nas notas do road-book. A parte inicial da tirada é rápida, mas a seguir à neutralização são cerca de 140 km de sobe e desce em pistas mais sinuosas.