Skip to main content

BACALHAU NO MERCADO: 15 a 22 de Outubro no Time Out Market, em Lisboa

 

– As celebrações do 30º aniversário da Riberalves chegam a Lisboa e ao Time Out Market, com um programa que arranca esta quinta-feira e integra showcookings do chef José Avillez, uma exposição fotográfica de homenagem aos heróis portugueses da pesca do bacalhau e, claro, a degustação do melhor bacalhau de Cura Tradicional Portuguesa. 

– O “Bacalhau no Mercado”, que se realiza de 15 a 22 de Outubro, está associado a uma causa de solidariedade social: apoiar a AMI – Assistência Médica Internacional, na intervenção junto da crise humanitária europeia.

Torres Vedras, 13 de Outubro de 2015

Quando nos tempos de criança ajudava o seu pai na venda de bacalhau, porta a porta, pelas ruas da baixa de Lisboa, João António Alves não imaginaria ser, um dia, fundador da empresa líder nacional no sector do bacalhau, nem que passadas três décadas teria a sua Riberalves em pleno Time Out Market (Mercado da Ribeira), como que num regresso ao local onde tudo começou, a assinalar o seu 30º aniversário. Mas a coincidência está aí à porta – o “Bacalhau no Mercado” arranca já na próxima quinta-feira, dia 15 de Outubro, com a Riberalves a propor aos lisboetas a partilha da Paixão Nacional pelo “fiel amigo”. E até ao dia 22 deste mês, no cenário único do renovado Time Out Market, as sugestões são imperdíveis: degustação do melhor bacalhau de Cura Tradicional Portuguesa, showcookings com o Chef José Avillez e ainda uma exposição fotográfica de homenagem aos últimos heróis portugueses da pesca do bacalhau.

Num ano pleno de iniciativas, através das quais se propôs ir ao encontro dos portugueses para celebrar a paixão pelo “fiel amigo”, a Riberalves chega agora ao Time Out Market assinalando a presença de uma forma muito especial: numa lógica de reinvenção do consumo do bacalhau, produto marcante na tradição gastronómica portuguesa mas igualmente na nova cozinha, o desenvolvimento das receitas será da responsabilidade de jovens chefs da Escola Nacional de Hotelaria e Turismo do Estoril. Por outro lado, as propostas de degustação no Bar do Bacalhau Riberalves, que será instalado no Time Out Market, serão vendidas ao preço simbólico de 1,00 euro, valor que reverte na íntegra para a AMI – Assistência Médica Internacional e para a causa de intervenção na crise humanitária europeia.

Além da degustação, os apaixonados pela confecção do bacalhau terão oportunidade de assistir a dois showcookings com José Avillez, Chef vencedor de duas estrelas Michelin que nos dias 15 (18h30) e 21 de Outubro (15h30) partilhará, em pleno Mercado da Ribeira, os seus segredos e sugestões para receitas de bacalhau.

O programa do “Bacalhau no Mercado” contempla ainda a exposição fotográfica “Código Postal A2053N” – Homenagem aos Últimos Heróis Portugueses da Pesca do Bacalhau, da autoria do fotojornalista Pepe Brix. O artista açoriano embarcou três meses num dos últimos navios bacalhoeiros portugueses, imortalizando as condições de extrema dureza numa actividade que marcou a história das pescas e da navegação marítima portuguesa. Ainda em 2015 o trabalho “Código Postal A2053N”, desvendado de forma parcial na edição portuguesa da revista National Geographic, será igualmente editado em livro.

Num ano pleno de iniciativas, além do Time Out Market, a Riberalves marcou presença em eventos como a Volvo Ocean Race, Feira de São Mateus (Viseu), Feira de São Pedro (Torres vedras), FATACIL (Algarve) e estará presente ainda no Festival Nacional de Gastronomia de Santarém.

Sobre a Riberalves: A Riberalves é uma empresa 100% nacional, referência Mundial na transformação de bacalhau, produzindo 29 mil toneladas/ano. Fundada em 1985,  a Riberalves focou a actividade exclusivamente no sector do bacalhau a partir de 1990, com a inauguração da primeira fábrica, em Torres Vedras. A partir de 2003, graças ao investimento numa nova unidade industrial na Moita, hoje a maior fábrica mundial de transformação de bacalhau, a Riberalves estendeu a capacidade produtiva em 60% e tornou-se referência no desenvolvimento de um novo produto, capaz de responder às novas tendências de consumo: o Bacalhau Pronto a Cozinhar. Com uma facturação a rondar os 150 milhões de euros e exportações que valem 40% das vendas, a Riberalves é referência num grupo que integra ainda as empresas NovoDia Cafés, AdegaMãe (investimento de 5 milhões de euros na produção de vinhos e enoturismo) e Riberalves Imobiliária.