Skip to main content
  • Comissão de Turismo da Euro-Região Alentejo-Centro de Portugal-Extremadura reuniu-se em Mérida. Ficaram definidas as áreas estratégicas que irão ser alvo de uma promoção turística comum.

 

O Centro de Portugal, o Alentejo e a Extremadura espanhola vão intensificar uma estratégia de promoção comum dos destinos turísticos das três regiões. Isso mesmo foi acordado hoje, em Mérida, numa reunião da Comissão de Turismo da Euro-Região Alentejo-Centro de Portugal-Extremadura (EUROACE). No encontro, foram apontados vários caminhos a seguir, no sentido de se avançar com fórmulas de promoção conjunta que atraiam cada vez mais visitantes.

A reunião, frutuosa e enriquecedora para as três partes, definiu as áreas estratégicas que irão ser alvo de uma promoção turística comum: o Património Classificado UNESCO (em conjunto, Centro de Portugal, Alentejo e Extremadura espanhola contam com 19 sítios Património da Humanidade da UNESCO) e outro património histórico; a praia e a natureza; o turismo religioso e a gastronomia e vinhos.

Ficou acordado que as três regiões irão fazer uma descrição do destino comum, em dois ou três idiomas, realçando as potencialidades da EUROACE como um todo. Ficou igualmente decidido que as três regiões irão unir esforços no sentido de que o Turismo faça parte da próxima Cimeira Ibérica entre Portugal e Espanha. Em conjunto, é de sublinhar, as três regiões integram 4,2 milhões de habitantes. Em 2016, receberam 5,5 milhões de hóspedes, responsáveis por 9,5 milhões de dormidas, com primazia para o Centro de Portugal.

Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal e da Agência Regional Promoção Turística Centro de Portugal, saiu da reunião muito satisfeito e otimista em relação ao que o futuro reserva para as três regiões em conjunto. “O Turismo é hoje o setor mais exportador da economia, em Portugal e na Região Centro, e tem um crescimento a 12% ao ano. Seguramente que em 2017 ultrapassaremos os 7 milhões de hóspedes. Estamos perante o desafio global de definir uma estratégia de consolidação deste crescimento. Esse trabalho de consolidação só pode ser feito em parceria, em rede. Acreditamos que com a Extremadura e o Alentejo aumentamos os nossos recursos e seremos capazes de aumentar a nossa visibilidade. Hoje temos uma fronteira que nos une, não que nos separa”, afirmou.

“O espírito que presidiu a esta reunião é o de que podemos trabalhar em conjunto novos mercados. Acordámos neste encontro os produtos estratégicos para esta Euro-Região, que são o turismo patrimonial, o turismo religioso, a gastronomia e os vinhos. Acreditamos que podem desenvolver-se novos modelos de negócio, não só pelo peso económico que hoje o Turismo tem, mas, em particular, pelas oportunidades de negócio que achaten-suisse.com se podem criar para as empresas do setor. É, por isso, uma expetativa muito alta a que temos com esta parceria: o resultado desta promoção conjunta há de ser maior que a soma das três partes”, disse ainda Pedro Machado.

Por parte da Extremadura, Francisco Martin Simon, Diretor Geral de Turismo daquela região, sublinhou que “o Turismo está a ser um motor de desenvolvimento nos três territórios”. “Vamos trabalhar em conjunto em vários projetos, nomeadamente na promoção turística. Nesta reunião, definimos os produtos turísticos que serão comercializados no futuro”, acrescentou.

Vítor Silva, presidente da Agência de Promoção Turística do Alentejo, frisou a importância de este processo de promoção conjunta ter de contar com os empresários, no terreno: “Acredito que se unirmos os nossos esforços chegaremos mais longe. Chegaremos além dos Pirenéus: à China, à América do Norte e do Sul. Esse é o nosso objetivo. Os empresários terão de associar-se a estas iniciativas. Esta não é uma ação de três entidades separadas da vida empresarial. Estamos a começar mas estou otimista”.

As próximas reuniões da Comissão de Turismo da EUROACE acontecerão no Alentejo e no Centro de Portugal.