Reza a lenda, que o caso de amor entre um cavaleiro cristão e a linda filha de um rico judeu, que se refugiou em Castelo Rodrigo, de seu nome Ofa, deu origem ao nome da serra: Serra da Marofa. Este é o mote para uma festa inesquecível, que vai acontecer na Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo, nos dias 31 de agosto e 1 de setembro.
“A Lenda da Marofa” é o sétimo evento do ciclo “12 em rede | Aldeias em Festa” que, durante todo o ano, leva animação e cultura às 12 Aldeias Históricas de Portugal. Desta vez, esta lenda e o património natural e paisagístico da serra da Marofa vão inspirar dois dias de festa na Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo.
Nos dias 31 de agosto e 1 de setembro, a Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo, localizada no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo (distrito da Guarda), promove um programa repleto de animação, que inclui teatro, música, visitas guiadas, gastronomia e fotografia. Uma festa que celebra as origens e tradições desta Aldeia Histórica, oferecendo assim aos seus visitantes uma oportunidade única de conhecer Castelo Rodrigo em todo o seu esplendor, e conviver com as suas acolhedoras gentes. A entrada é gratuita.
Com uma elevação de 977 metros de altitude máxima, a Serra da Marofa oferece-nos paisagens a perder de vista, e é um dos cartões de visita de Castelo Rodrigo. A beleza da Aldeia Histórica e da Serra não deixa ninguém indiferente, e é por isso que um dos destaques da festa “A Lenda da Marofa” é um tour fotográfico, na sexta-feira 31 de agosto, depois do qual cada fotógrafo selecionará um conjunto de fotografias que serão de imediato impressas e expostas.
A Associação de Desenvolvimento Turístico das Aldeias Históricas de Portugal propõe pacotes especiais de alojamento e refeições, com preços atrativos, em http://www.aldeiashistoricasdeportugal.com/pacotes_tematicos/12-em-rede-ahp-castelo-rodrigo-lenda-da-marofa/ .
Esta é uma iniciativa das Aldeias Históricas de Portugal e do Município de Figueira de Castelo Rodrigo, apoiada pelo Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
Participe nesta festa e regresse com o coração cheio de bons momentos!
O ciclo “12 em rede | Aldeias em Festa” só termina em dezembro! Depois de Castelo Rodrigo, as festas continuam nas restantes Aldeias Históricas de Portugal. A saber: Castelo Mendo (14 e 15 de setembro), Trancoso (5 a 7 de outubro), Idanha-a-Velha (1 a 4 de novembro), Monsanto (9 a 11 de novembro) e, finalmente, Belmonte (7 a 9 de dezembro). São nove meses de grande animação e que levarão milhares de visitantes às 12 Aldeias Históricas de Portugal. A não perder!
Sobre o ciclo “12 em Rede | Aldeias em Festa”:
Música, gastronomia, animação de rua, História e estórias, oficinas e muita, muita festa são os traços comuns que vão ligar as 12 Aldeias Históricas de Portugal, cada uma com a sua personalidade característica e singular, mas que em conjunto oferecem experiências únicas a quem os visita.
Como ponto de partida da iniciativa “12 em Rede | Aldeias em Festa” está sempre algo que pertence à memória coletiva de cada aldeia. Tanto pode ser uma personagem, uma lenda ou um conto tradicional, como um acontecimento histórico ou um elemento patrimonial. As histórias e estórias das Aldeias Históricas de Portugal vão sair dos livros e do imaginário da comunidade. São símbolos distintivos e únicos, intimamente ligados a cada aldeia, que se transformam em programas com múltiplos pontos de interesse, capazes de criar recordações inesquecíveis nos habitantes e em quem vem de visita.