Skip to main content

• Exibição de filmes vai ser intercalada com oito painéis e palestras, a cargo de cineastas e investigadores internacionais.

• ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo vai decorrer na cidade de Leiria entre 23 e 27 de outubro.

Data: 19/10/2018

Uma conferência internacional sobre cinema e turismo, intitulada “Centro de Portugal no Cinema Mundial”, a cargo de cineastas e investigadores de renome, é um dos pontos fortes do ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo, que vai decorrer na cidade de Leiria entre 23 e 27 de outubro.

A conferência consiste em oito painéis, que decorrerão no Teatro Miguel Franco e no Mercado Sant‘Ana. Nos dias 24, 25 e 26, a exibição dos filmes em competição será intercalada pelas palestras, numa dinâmica que fará crescer ainda mais o interesse do ART&TUR.

O primeiro painel terá lugar na manhã de dia 24, pelas 11h15, com o tema “O Papel das Comissões de Filmes na Promoção dos Destinos”. Bruno Manique, presidente da Centro de Portugal Film Comission, produtor e diretor do Festival de Cinema da Figueira da Foz, será um dos intervenientes, ao lado de Ilyas Kaduji, veterano de Hollywood que, entre outros trabalhos, colaborou na produção da saga Harry Potter, e de João Antero, responsável pelo Alentejo and Ribatejo Film Commission.

No mesmo dia, às 15h15, sobe ao palco o segundo painel, intitulado “O Que Torna os Filmes de Turismo Impactantes?”. Três oradores falarão da sua experiência nos respetivos países: Taiwan, por Che-Jen Su, professor e Presidente da Associação Euroasiática de Estudos de Turismo; Índia, por Dulam Satyanarayana, realizador multipremiado; e Espanha, por Santiago Alcázar, realizador de um filme sobre Madrid que tem colecionado prémios em festivais de todo o mundo. Pelas 17h00, tem início o painel “Promovendo os Lugares Património da Humanidade no Centro de Portugal”. David C. Cooper, que em 2009 triunfou no circuito internacional com o Melhor Filme de Turismo, entre muitas outras distinções, e a produtora Mafalda Sá são os intervenientes.

No dia 25, logo às 9h30, realiza-se a palestra “Videografias de Experiências de Turistas: Como Misturar Arte e Ciência”, a cargo de Alain Decrop, professor na universidade belga de Namur e considerado dos mais reputados investigadores do Marketing de Destinos. Às 11h30, será a vez do cineasta chileno Ignacio Walker falar dos bastidores da rodagem de “Quito My Story”, para, às 15h00, o blogger de viagens Nelson Carvalheiro conversar sobre “Experienciar a Autenticidade no Interior Português”. Às 15h30 inicia-se o painel “A Promoção do Turismo Sustentável e Responsável Através do Cinema”, que abordará duas perspetivas: o caso da Catalunha, pelo realizador e produtor Santiago Valldepérez, e o caso do ART&TUR, por Swen Waterreus, professor e investigador holandês na área do turismo responsável.

O último painel da conferência acontece às 10h00 do dia 26. Com o desafiante título “Vamos surfar em África?”, estará a cargo do cineasta sul-africano Bruce Buttery e de João Vasconcelos, professor e investigador em Turismo, Geografia e Desenvolvimento Sustentável.

Dossier de imprensa e programa do ART&TUR aqui: https://goo.gl/CxHzgw

Sobre o Festival ART&TUR
Os melhores filmes de turismo que se produzem em todo o mundo vão ser exibidos em Portugal, durante o Festival ART&TUR, que se realiza em Leiria, de 23 a 27 de outubro. Esta é a 11.ª edição de um dos maiores eventos mundiais de promoção turística audiovisual. Um festival de cinema de e para o turismo, com uma competição internacional que atrai cerca de uma centena de produtores e realizadores. O Festival ART&TUR estrutura-se em três áreas complementares: o ART&TUR Contest, que consiste na competição de filmes de turismo, com duas secções competitivas (“Tourfilm” e “Doc”); a Conferência Internacional, com convidados nacionais e estrangeiros; e o ART&TUR Factory, que vai levar realizadores internacionais a filmar em aldeias da região nos dias que antecedem o festival.

Leave a Reply