Seguindo o lema “O futuro depende das suas escolhas”, realiza-se, no próximo dia 15 de fevereiro de 2020, a 3ª Convenção da Associação Portuguesa de Comércio Automóvel – APDCA.
Direcionada para todos os intervenientes no setor do comércio de automóveis usados, parceiros associados e entidades estatais, mas também para o público em geral, a Convenção da APDCA tem como objetivo discutir os desafios que a atividade enfrenta e a presente realidade do mercado, tanto ao nível da regulamentação e legislação aplicáveis, como dar resposta às necessidades de adaptação num mundo digital em constante evolução e mutação.
Nas palavras de Nuno Silva, Vice-Presidente da APDCA, “esta convenção reveste-se de extrema importância por, no mesmo espaço, reunir empresários e parceiros do setor, com o intuito de apresentar ideias de negócio, estabelecer novas parcerias e debater os temas que fazem a diferença para o futuro dos profissionais presentes”.
Face às duas bem-sucedidas edições anteriores, a 3ª Convenção da APDCA será ainda mais enriquecedora pelos temas a abordar e pelas figuras presentes e intervenientes, estando mesmo previstas importantes novidades que serão divulgadas oportunamente. Um dos temas, em destaque, será o anúncio e divulgação da versão 1.1 da plataforma digital de Marketplace que, por essa altura, já estará a operacional e a ser utilizada pelo mercado desde novembro de 2019, na versão original (1.0).
Para o Presidente da APDCA, Vitor Gouveia, “a Convenção pretende ser uma base de apoio para os empresários que, até à formação da Associação Portuguesa do Comércio Automóvel, em 2017, não tinham quem os representasse em exclusivo, quem conhecesse ao detalhe as dificuldades que enfrentam diariamente e as ansiedades provocadas pelos novos desafios colocados pelo mundo digital. Esta 3ª edição da Convenção APDCA, promete um painel de oradores de exceção e uma representação de elevado nível dos grandes parceiros associados do setor”.
APDCA – Unidos por um futuro melhor
A Associação Portuguesa do Comércio Automóvel, APDCA (www.apdca.pt), foi criada em 23 de março de 2017 sobre o lema “APDCA, unidos por um futuro melhor”. Neste momento conta já com quase 250 associados, representativos de todo o território nacional.
Surgida da necessidade de defender os interesses do setor do comércio automóvel de usados, e dada a ausência de uma entidade que atendesse os desejos específicos da atividade, esta associação sem fins lucrativos é constituída por empresários que, juntos, representam e dão voz aos proprietários legais das empresas deste importante setor da economia nacional.
Defendendo e dignificando a atividade, a APDCA promove o agrupamento das empresas para defesa dos seus interesses, combatendo todas as formas de concorrência ilegal e desleal. Apostando ainda na criação, desenvolvimento e implementação de uma plataforma digital (Marketplace) de vendas justa e transparente, que protege os interesses e os dados dos envolvidos e que ganhará forma já em novembro próximo.
Formação e Conhecimento
Imbuída de um espírito de missão, a APDCA também dá destaque à formação dos associados e do público em geral, tendo criado para o efeito a Academia APDCA que dinamiza, regularmente, workshops, ações de esclarecimento e de apoio à atividade.
Um bom exemplo são os módulos que estão a ser desenvolvidos durante este mês de setembro, abertos a associados e não associados, e que estão a decorrer em Lisboa e no Porto (https://www.apdca.pt/servicos/academia-apdca-ganhar-mais-vendendo-f-s-set2019/).
A efetiva participação dos associados e diferentes formas de auxílio à prática da sua atividade fazem parte do DNA da Associação Portuguesa do Comércio Automóvel, que promove:
• Protocolos com diversas entidades
• Inquéritos e Questionários
• Apoio Jurídico
• Acesso a Documentos e Ficheiros
• Consultoria Informática
• Seguro de RC (Responsabilidade Civil) para Intermediário de Crédito
• Pedido de Autorização para IC no Banco de Portugal
intermediação de Crédito | Submissão Banco de Portugal | Manual de Ajuda
• Certificado Digital Avançado | powered by Multicert
O desafio do digital e as propostas de regulamentação
Ao longo destes dois anos de intensa atividade em prole dos associados e demais empresas do setor, a APDCA tem contribuído para as melhorias das condições do ponto de vista da legislação, sempre com o intuito de defender os interesses das empresas, mas também os clientes, que usufruem de regras mais simples e transparentes.
Nesse sentido, a APDCA desenvolveu estudos e propostas de legislação específica para o comércio digital, com o objetivo de regulamentar esta nova realidade que tantos desafios coloca às empresas do setor e que algumas dificuldades e dúvidas pode suscitar no consumidor final.
Atenta aos desafios de um mundo em constante mutação, a APDCA pretende dar resposta às necessidades que o mercado automóvel de usados tem do ponto de vista digital, através de:
• Conteúdos gerados pelo seu website, totalmente controlados por si, sem intervenção de terceiros
• Ligação aos restantes portais automóveis diretamente do Website da empresa
• NOVO portal Automóvel da APDCA a lançar em novembro
• Programa Usado Aprovado APDCA
• Certificação Profissional
Pode consultar os estatutos da Associação Portuguesa de Comércio Automóvel no link abaixo:
Estatutos da APDCA 2017
Organograma da APDCA
Presidente
Auto Gouveia – Vitor Manuel Batista Gouveia
Vice-Presidente
Via Centro – João Miguel Martins Reis
Filipe Pinto Automóveis– Filipe Rafael Morais Magalhães Pinto
Consilcar – Nuno Filipe Guerreiro Martins da Silva