Este sábado, dia 15 de junho, o Porto recebe a “GLEX Ignition”, a abertura da quinta edição da Global ExplorationSummit (GLEX Summit). Pela primeira vez, a cidade do Porto abre a cimeira, com um dia dedicado à exploração espacial e à inovação, que inclui um momento único de gravação ao vivo do famoso podcast da BBC “The Infinite Monkey Cage”, pelo apresentador e comediante Robin Ince, com Brian Cox, físico e apresentador de programas científicos da BBC, e convidados. A elite da exploração mundial, representada por nomes como Fabien Cousteau, Lee Berger, Britney Schmidt ou Tess Caswell, segue depois para Angra do Heroísmo, na ilha da Terceira, onde, nos dias 18 e 19 de junho, vai ser discutido o poder e o futuro da exploração, do fundo dos oceanos, às novas missões espaciais.
Foi no Porto que nasceu o Infante D. Henrique, de cognome “O Navegador”, figura incontornável dos Descobrimentos portugueses – e este ano, é nesta cidade que acontece a “GLEX Ignition”, a abertura da GLEX Summit 2024, numa edição onde o mote são as mais recentes descobertas e as novas missões que estão a revolucionar o futuro do planeta. Este sábado, dia 15 de junho, chegam também ao Porto, a grande maioria das quatro dezenas de exploradores e cientistas que vão participar na cimeira – muitos deles, autênticas lendas vivas das suas áreas. A elite da exploração mundial segue depois para Angra do Heroísmo, na ilha da Terceira, para partilhar o seu conhecimento nos dias 18 e 19 de junho, em mais um ciclo de palestras.
A “GLEX Ignition” acontece no sábado, pelas 10h15, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, com uma sessão de abertura pelo Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Álvaro Castelo Branco. Este é um dia dedicado à exploração espacial e à inovação, começando com a sessão “Living in Space: From Space Stations to Deep Space”, em que se irá discutir a evolução das estações espaciais e o seu papel na preparação de missões espaciais de longa duração, assim como as implicações sociais de estabelecer habitats humanos sustentáveis para além do planeta Terra. No painel participa o português António Rios Amorim, CEO da Amorim Cork, Mike López-Alegría, astronauta, Vice-Presidente da Axiom Space, Tom Shelley, Vice-Presidente da Private crew recuitment na VAST e Ricardo Conde, da Portugal Space Agency, como moderador.
“Returning to the Moon and Beyond: Exploration in the next Decade” é a sessão que se segue, onde vai ser debatida a importância do regresso à Lua, os objetivos para a próxima década lunar, os desafios e os riscos envolvidos, assim como o papel da inovação, tecnologia e empreendedorismo no avanço da indústria espacial. Nesta sessão, destaque para as participações de Britney Schmidt (em 2023, eleita pela Time, como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo) e Paul Wizikowski. O comunicador e storyteller ligado à NASA e à exploração espacial, vai apresentar a missão Artémis, que tem como objetivo levar os humanos de volta à Lua ainda esta década, como também as primeiras astronautas mulheres e afrodescendentes.
Ao final da manhã, tempo para falar com aventureiros e apaixonados pelo espaço, no painel “Celebrating Space Dreams: Conversations with Suborbital Pioneers”, com a presença de Sara Sabry, a primeira astronauta egípcia na missão Blue Origin NS-22, Mário Ferreira, o primeiro português a viajar até ao espaço na missão Blue Origin NS-22 e Joe Rohde, conceituado arquiteto e designer norte-americano, conhecido pelo seu trabalho de conceptualização, design e produção do parque temático Animal Kingdom, no Walt Disney World.
Ao início da tarde, o reputado paleoantropólogo Lee Berger fala sobre “Novas Descobertas sobre as Origens Humanas” e a seguir a plateia assiste à gravação ao vivo do famoso podcast da BBC “The Infinite Monkey Cage”, do comediante e apresentador Robin Ince, com Brian Cox, físico e apresentador de programas científicos da BBC, e os convidados especiais Mike Massimino (ex-astronauta da NASA, autor bestseller, professor universitário e personalidade televisiva), Jess Phoenix (vulcanologista, especialista em riscos naturais e fundadora de uma organização sem fins lucrativos) e Britney Schmidt (astrobióloga e oceanógrafa Polar).
Ilha Terceira volta a receber a elite da exploração do planeta
Depois do Porto, a “nata” da exploração mundial viaja, pelo segundo ano consecutivo, para a ilha da Terceira, onde nos dias 18 e 19 de junho continuam as palestras sobre as mais emocionantes descobertas destas cerca de quatro dezenas de exploradores e cientistas, no Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo.
Na terça-feira, dia 18, o programa começa pelas 9h30, com a sessão “Stargazers & Trailblazers”, que reúne alguns dos maiores apaixonados pela exploração espacial e das profundezas do mar e da terra, como Fabien Cousteau (aquanauta, conservacionista oceânico, documentarista e neto do famoso explorador Jacques Cousteau), Sammy Ramsey (entomologista e conservacionista), Martina Capriotti (bióloga), Jess Phoenix (vulcanóloga, especialista em riscos naturais, fundadora de uma organização sem fins lucrativos) e Andrea Presotto (professora associada, diretora do programa de Pós-Graduação de Gestão de Sistemas de Informações Geográficas/Geografia e Geociências).
A segunda sessão do dia, “From the Front Lines” dá destaque aos exploradores que, em situações de conflito, superaram todas as expectativas, dando seguimento à sua investigação e aos seus objetivos. Sobem a palco Morad Tahbaz (empresário e conservacionista iraniano-americano), Ihor Poshyvailo (ativista cultural, etnólogo, museólogo e curador de arte ucraniano), Aziz Abu Sarah (ativista da paz, jornalista, empresário social e político palestiano) e Kim Passy-Yoseph (israelita nascida em Tel Aviv, é Diretora de Operações da MEJDI Tours, uma empresa que se dedica a viagens socialmente conscientes e responsáveis).
O último momento do primeiro dia no Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo é uma sessão especial com a SOE’24 – Space, Ocean and Earth Insights, promovida pela INESC TEC, que terá como tema “Women in Exploration: Breaking Boundaries”. Participam no debate a portuguesa Ana Pires (investigadora do INESC TEC, Centro de Robótica e Sistemas Autónomos, e Comandante da missão CAMões), Yvette Gonzalez (consultora sénior de estratégia espacial, autora e investigadora visitante na Universidade de Plymouth), Tess Casswell (chefe de testes de operações de EVA de exploração, Centro Espacial Johnson da NASA), Beatriz Flamini (atleta e montanhista extrema), Sabrina Thompson (engenheira aeroespacial norte-americana), Kirstin Schulz (investigadora polar, com experiência em oceanografia física), Fatma Kaplan (empreendedora e cientista, cofundadora e CEO da Pheronym) e Nicole Mann (astronauta da NASA, a primeira mulher nativo-americana a viajar para o espaço).
O segundo dia de palestras no Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo, quarta-feira dia 19 de junho, começa às 9h30, com um painel dedicado ao tema “Infinite Horizons”, que dá destaque às mais ambiciosas e inovadoras formas de exploração. Um dos tópicos da discussão será o TITAN, numa altura em que se assinala o aniversário de um ano da implosão que provocou a morte dos cinco passageiros que seguiam a bordo do submersível. O projeto “Darwin200”, uma expedição que recria a viagem do cientista em nome do ambiente, estará também em destaque.
Os segredos da natureza e as origens da humanidade dão o mote à segunda sessão do dia, com um painel designado “Beyond the Veil”, que conta com personalidades como Lvcas Fiat (designer naturalista), Juan Pablo Culasso (engenheiro bioacústico e ativista pela acessibilidade), Justin Fornal (explorador e maratonista aquático) e Lee Berger.
A sessão “The Magic of Exploration” encerra a quinta edição da GLEX Summit 2024, subindo a palco Brendan Hall (documentarista), Karim Ilya (fotógrafo e realizador, dedicado às espécies em vias de extinção), Rebecca Hui (empresária, designer e fundadora do Roots Studio) e Joe Rohde.
A cerimónia de encerramento da GLEX Summit 2024 acontece pelas 16h55 e estará a cargo do Almirante Gouveia e Meio, Chefe do Estado-Maior da Armada.
Em suma, uma cimeira imperdível, onde de 15 a 19 de junho, a elite da exploração mundial leva os espectadores por inesquecíveis viagens por descobertas vanguardistas, missões científicas e tecnologias de ponta que têm impulsionado a Humanidade para novas fronteiras do conhecimento.
A GLEX Summit é organizada pela portuguesa Expanding, com a chancela e a curadoria do nova-iorquino The Explorers Club.
Sobre a GLEX Summit:
A Global Exploration Summit (GLEX Summit) foi criada no âmbito da celebração do quinto centenário da primeira circum-navegação do mundo, comandada por Fernão de Magalhães. Em 2019, na edição de estreia, a organização e o painel de oradores assinaram a Declaração de Lisboa, firmando o compromisso com a exploração fundamentada na procura de conhecimento científico para o progresso da humanidade e de toda a vida na Terra e no Universo.
Em apenas quatro edições, a GLEX Summit tornou-se a maior cimeira de exploradores à escala global, ao conseguir reunir um notável leque de oradores nas áreas da conservação da natureza, oceanos, Terra e Espaço, de que são exemplo lendas vivas da exploração e investigação como James Garvin, Brian Cox, Beverly e Dereck Joubert, Fabien Cousteau, Sian Proctor, Sylvia Earle, entre muitos outros. As dezenas de palestras conduziram os espectadores a uma viagem por descobertas vanguardistas, tendo sido apresentadas importantes missões científicas e tecnologias de ponta que têm impulsionado a Humanidade para novas fronteiras do conhecimento.
Por outro lado, a cimeira tem posicionado Portugal enquanto destino de boas práticas na conservação dos oceanos, na produção e partilha científica, assim como destino referência de inclusão e diversidade.
Certificação sustentável
A GLEX é um evento eco-responsável, com a certificação da gestão sustentável de eventos pela norma ISO 20121. Esta certificação foi atribuída à Expanding World pelo esforço empreendido em conjunto com o The Explorers Club de implementação de um sistema de gestão sustentável da cimeira.
GLEX Summit no Discovery+
Algumas das palestras da GLEX chegaram ao Discovery+, a plataforma de streaming da Warner Bros. Discovery, com mais de 25 milhões de subscritores nos EUA. Os episódios da terceira temporada da série destacam algumas das missões científicas e descobertas apresentadas na GLEX Summit, como os vulcões ativos no universo, a primeira Estação Espacial Comercial e os desafios e avanços da medicina espacial.