Skip to main content

A qualidade e excelência do Enoturismo da AdegaMãe foi alvo de duplo reconhecimento. O restaurante da AdegaMãe, o Sal na Adega, foi eleito em maio o Melhor Restaurante de Portugal nos prémios nacionais atribuídos pela associação do setor, a APENO (Associação Portuguesa de Enoturismo). Agora, a AdegaMãe arrecadou o prémio “Melhor Enoturismo” no Concurso Vinhos de Lisboa, promovido pela CVR Lisboa.

O Enoturismo da AdegaMãe tem sido uma forte aposta desde o arranque do projeto, em 2011, configurando-se na oferta especializada de experiências em torno da vinha e do vinho. Em 2020, os serviços foram reforçados com a abertura do Sal na Adega, um restaurante que apenas quatro anos depois veio alcançar a distinção de Melhor Restaurante de Portugal nos prémios APENO, confirmando assim toda a diferenciação e consistência do espaço de 56 lugares, palco de interpretação da cozinha tradicional portuguesa, em harmonização com os vinhos elegantes, frescos e minerais, nascidos no terroir atlântico da AdegaMãe.

O restaurante Sal na Adega surge num espaço único, em pleno rooftop do edifício da AdegaMãe, numa área funcional e requintada, desenhada com o objetivo de proporcionar as melhores experiências em torno da gastronomia e do vinho. O espaço é complementado com um winebar e uma loja, orientado para a extraordinária paisagem de vinhas que domina a região, e onde culminam as experiências de Enoturismo (visitas e provas, para grupos privados ou clientes corporate).

“A nossa visão sempre foi olhar o enoturismo como muito mais do que um produto. O enoturismo é o melhor embaixador da nossa marca, do nosso vinho e da nossa região. Não concebemos uma adega sem que esta esteja disponível 365 dias por ano, aberta às pessoas, às experiências de visita, de provas e de harmonizações gastronómicas. Estes prémios vêm reconhecer todo o nosso esforço, mas são igualmente uma motivação para a nossa extraordinária equipa, que está de parabéns. Vamos continuar a fazer o máximo, para oferecer o melhor serviço a quem nos visita”, afirma Bernardo Alves, director-geral da AdegaMãe.

Na carta do restaurante Sal na Adega evoca-se desde logo o produto de mar. A vocação atlântica, pela geografia, pelo terroir vínico ou até pela ligação ao Grupo Riberalves, é inspiradora dos mais diversos pratos de bacalhau, de polvos da costa, ou de outros peixes. Mas surgem também as carnes, num serviço permanentemente desafiado pelos vinhos do enólogo Diogo Lopes (cerca de 30 referências disponíveis, entre brancos, tintos, rosés e espumantes, entre vinhos de lote e monocastas, colheitas tardias, entre outros). O programa de Enoturismo inclui as mais diversas visitas e provas, jantares vínicos temáticos e cursos de vinho. São ainda desenhados eventos específicos, para particulares ou empresas.

SOBRE A ADEGAMÃE

A AdegaMãe nasce do investimento do Grupo Riberalves numa nova área de negócio e surge como uma homenagem da família Alves à sua matriarca, Manuela Alves. O conceito de “Mãe” é também a inspiração para um espaço de nascimento, de criação, no qual se pretende potenciar as melhores uvas e fazer nascer os melhores vinhos. Localizada no Concelho de Torres e vocacionada para a produção de vinhos com características muito próprias, graças à proximidade do mar e influência do Clima Atlântico, a AdegaMãe é, igualmente, uma referência para o enoturismo da Região de Lisboa, destacando-se pela arquitetura exclusiva e por todas as atividades desenvolvidas em torno da vinha e do vinho – o restaurante Sal na Adega, palco de celebração da Gastronomia local e dos produtos de época, é a mais recente aposta. Sendo a AdegaMãe uma empresa do Grupo Riberalves, a marca Dory (inspirada nos Dóris, embarcações antigamente utilizadas pelos portugueses na pesca do bacalhau) representa a principal gama de vinhos comercializados. Depois da primeira vindima, realizada em 2010, a AdegaMãe tem vindo a colher reconhecimento no mercado nacional, e internacional, para onde canaliza 70% da sua produção. Nomeada Empresa do Ano no sector do vinho, em 2015, a AdegaMãe produz cerca de 4 milhões de garrafas por ano. O enólogo da casa, Diogo Lopes, é o Enólogo do Ano 2022 em Portugal, distinção atribuída pela revista Vinho Grandes Escolhas.