Skip to main content

Em pouco mais de um ano de existência, o Aires ganhou o estatuto de embaixador da gastronomia argentina, em Portugal, e restaurante de referência da Grande Lisboa. Instalado numa antiga e emblemática “Villa”, no Monte Estoril, o Aires tem-se afirmado pela qualidade dos cortes de carne mais nobres da Argentina, preparados no forno Josper; pelas diferentes interpretações contemporâneas dos sabores tradicionais do país; pela surpreendente carta de vinhos, exclusivamente composta por referências argentinas; pela qualidade do serviço e pelo ambiente sofisticado. Agora, a oferta é reforçada com novos pratos que prometem tornar ainda mais enriquecedora a experiência gastronómica.

Com a assinatura da jovem chef Marianela Ramadan, o Aires apresenta novos pratos que reforçam a identidade gastronómica do projeto. Entre os principais, destaque para:

  • “Wagyu Argentino em Forno Josper” – Na Argentina, a produção de carne Wagyu, raça bovina originária do Japão, remonta a 1998. Ano em que um veterinário do país acordou a aquisição de material genético da Wagyu Sekai, do produtor japonês Ken Koroutsawatsu e, posteriormente, introduziu os primeiros embriões e sémen congelado. Hoje, os animais da raça Wagyu são criados em liberdade e segundo padrões agroecológicos, em reservas naturais e livres de agroquímicos. A carne da raça Wagyu destaca-se pelo seu marmoreado de gordura intramuscular, resultando numa carne suculenta, tenra e extremamente saborosa, sendo considerada por muitos a melhor do mundo. No Aires, as peças de Wagyu da Argentina são confecionadas no forno/grelhador Josper, que confere à carne uma caramelização única e a conservação irrepreensível do seu sabor, textura e sucos.
  • “Cordero Trufado” – Um prato que homenageia um dos ícones da gastronomia argentina: o Cordeiro Patagónico Assado. No Aires, as costeletas também beneficiam do carvão do forno/grelhador Josper, que mantém a suculência e o sabor da carne. Uma proposta que é finalizada com um gnocchi de batata-doce roxa, avelãs tostadas e molho espumoso com manteiga de trufa e óleo de cenoura caramelizada.
  •  “Matambre Tiernizado a Los 3 Quesos” – Entre a pele e a costela do boi há um pedaço de carne fino e comprido chamado matambre. Um corte muito usado na América do Sul e que, no Aires, é envolvido em molho de tomate, queijo provolone, parmesão e queijo creme, finalizado com pesto de pistáchio.
  • “Empanada Frita de Quinoa y Queso Cremoso” – As empanadas são, inquestionavelmente, um dos maiores símbolos gastronómicos da Argentina. Um prato ancestral, com variantes que refletem a riqueza cultural e os ingredientes que abundam nas diferentes regiões. Para além dos recheios e dos tipos de massas, podem ser finalizadas, conforme a tradição de cada província, em forno a lenha, mas também fritas em banha ou óleo. No Aires, este prato assume-se como uma nova interpretação deste grande clássico argentino, com recheio cremoso de quinoa e queijo.
  • “Gran Ensalada Andina” – As carnes não são um exclusivo da gastronomia dos Andes e a Quinoa é só um desses exemplos. Uma planta nativa que é usada há milénios e que, no Aires, é a base deste prato. Uma salada de quinoa quente, com cebola roxa, tomate confitado, abacate, amendoins torrados e gotas de lima.

Além destes pratos principais, os acompanhamentos também ganham uma nova opção:

  • “Revuelto Buenos Aires” – Ovos mexidos cremosos com pancetta crocante, ervilhas e batata palha.

E, para terminar a refeição, uma nova proposta de sobremesa:

  • “Maicenita Desconstruida” – Mousse de limão sobre a típica massa de maicenita argentina, com uma fina camada de doce de leite.

Com estas novidades na ementa, o Aires reafirma o seu compromisso em oferecer uma experiência gastronómica memorável, trazendo para Portugal o melhor da cultura e da paixão argentina.

Com um ambiente distinto e sofisticado, o Aires recria a essência dos famosos cafés de Buenos Aires dos anos 20, transportando os clientes para uma época de charme e elegância. A música Tango, em versão contemporânea, a qualidade dos materiais utilizados no design do espaço e o serviço cuidado, mas descontraído, fazem do Aires um destino gastronómico de referência, com uma ementa que vai além do tradicional Asado.

É que para além dos clássicos cortes de carne de animais argentinos exclusivamente alimentados em pastos, como o “Ojo de Bife Selección Especial”, “Bife de Chorizo Premium” e “Entraña”, há propostas criativas que elevam a experiência gastronómica, de que são exemplo as “Costeletas Patagónicas de Dupla Cozedura em Malbec”. Um dos pratos de assinatura do Aires Estoril, sendo primeiro braseadas, depois amaciadas, por um período de seis horas, em Malbec, e finalizadas no forno Josper.

Uma referência, ainda, para a exclusiva adega do Aires, composta por uma criteriosa seleção de vinhos das principais regiões vinícolas da Argentina, incluindo Mendoza, Patagónia e Salta. Além disso, a tradição do mate está presente na oferta do restaurante, seja na forma clássica, ou reinterpretada em cocktails de assinatura.

O Aires está aberto de quarta a domingo para jantares e, aos fins de semana, também para almoços.

Sobre o Aires

Aires é mais do que um restaurante; é uma celebração da cultura e paixão argentinas. Com uma equipa dedicada e um ambiente acolhedor, o Aires é um convite a experienciar a autenticidade e sofisticação da Argentina, no coração do Monte Estoril.

Para mais informações ou para reservas, visite o nosso site [www.airesrestaurant.com] ou contacte-nos através do telefone 934 453 242.

O Aires nas Redes Sociais

https://www.instagram.com/aires.estoril/
https://www.facebook.com/people/Aires-Restaurant/61554654342149/
https://www.linkedin.com/company/restaurante-aires/

Aires Estoril – Autêntica Paixão Argentina

Avenida São Pedro, 8/8A 

2765-445 Monte Estoril – Portugal 

Localização: https://maps.app.goo.gl/ii9EKaBWFXgRngPU8