Skip to main content

• Diretor do evento faz balanço muito positivo do primeiro fim de semana de provas: “Os atletas vêm ter connosco e dão-nos os parabéns. É muito gratificante”.
• Próxima prova leva atletas ao Centro Histórico de Coimbra.

Hoje, o segundo dia de competições do Campeonato da Europa de Triatlo Multisport, que está a decorrer em Coimbra, foi dedicado à prova de Duatlo Standard e, devido às características específicas desta variante da modalidade, transformou-se numa enorme festa popular.

Os concorrentes da prova de Duatlo Standard foram os chamados Age Groups, ou seja, pessoas de todas as idades adeptas do duatlo, pelo que desta vez as categorias mais competitivas, as Elites masculinas e femininas não participaram. O resultado não poderia ter sido mais entusiasmante: no mesmo percurso, concorrentes entre os 18 e os 85 anos, corriam e pedalavam, unidos pelo mesmo objetivo de acabar com o melhor tempo possível. Durante o percurso, eram aplaudidos com grande entusiasmo por familiares, colegas e os curiosos que se juntavam para os ver passar.

A prova de hoje teve uma extensão de 55 quilómetros, divididos por segmentos de corrida e de bicicleta. O primeiro segmento de corrida consistiu em duas voltas de 5 km cada nas margens do Mondego, com partida e chegada ao Parque Verde e passagem na ponte Pedro e Inês e na ponte açude. Depois, os atletas percorreram duas voltas de bicicleta, de 20 km cada, que os levaram até depois da Mata Nacional do Choupal. Finalmente, fizeram um novo segmento de corrida, com uma volta idêntica às iniciais.

O diretor do evento, Ricardo Lacerda, da Multisport Portugal, faz um balanço muito positivo do primeiro fim de semana da prova, destacando, precisamente, a importância da participação dos atletas dos Age Groups. “Este Campeonato da Europa está a decorrer acima das nossas expetativas em termos do feedback dos atletas. A participação dos Age Groups, em especial, é de enaltecer. Enquanto os atletas das categorias Elites vêm fazer a parte deles, que é competir, tentar ganhar e depois regressam, os Age Groups, que são 95% de todos estes atletas, acabam por ficar e aproveitam a cidade, aproveitam a prova, aproveitam este Parque Verde, aproveitam tudo! Vêm ter connosco e dão-nos os parabéns, dizem onde foram jantar, o que foram visitar… é muito gratificante para nós e muito positivo para a cidade”, sublinha.

Classificações do Duatlo Standard

O atleta mais rápido na prova de Duatlo Standard foi o britânico Adam Dart, do escalão 20-24 anos, que completou os 55 quilómetros em 01h55m00s. Em segundo lugar ficou Simon Fear, também da Grã Bretanha, do escalão 30-34 anos, que demorou mais 42 segundos, e em terceiro o espanhol Fernando Fuentes, do escalão 40-44 anos, que terminou com 01h55m52s.

De notar que o atleta mais velho em prova, o italiano Gherardo Mercanti, competiu no escalão dos 85-89 anos e completou os 55 quilómetros com um tempo inferior a quatro horas. Extraordinário para um atleta que nasceu em 1939!

O Campeonato da Europa de Triatlo Multisport vai decorrer até 23 de junho, numa organização conjunta da Multisport Portugal, Câmara Municipal de Coimbra e ETU. Com cerca de 4.600 atletas de 40 nacionalidades diferentes, Coimbra está a ser o centro do triatlo europeu, na primeira vez que este evento internacional de grandes dimensões acontece em Portugal.

Próxima prova leva atletas ao Centro Histórico de Coimbra

Amanhã não haverá provas, que regressam na terça-feira, dia 18, com o Cross Duatlo para juniores masculinos (partida às 09h00), juniores femininos (09h05), paratletas (09h10), Elite/Sub23 masculinos (11h00), Elite/Sub23 femininos (11h05) e Age Groups (13h00).

Nesta prova, os atletas vão percorrer alguns pontos emblemáticos da cidade de Coimbra. No segmento de corrida inicial, com 6,2 km, sobem pelo Jardim Botânico até à Rua do Arco da Traição, na Universidade, descem à Rua Ferreira Borges, passam no Largo da Portagem e finalizam no Parque Verde.

Segue-se um segmento de bicicleta, com 21,6 km, que leva os atletas novamente às ruas da Alta e do Centro Histórico, antes de rumarem à Mata Nacional do Choupal e regressarem ao Parque Verde. No segundo segmento de corrida, com 4 km, passam no Convento de Santa Clara-a-Velha, Quinta das Lágrimas e Portugal dos Pequenitos.

Calendário: Campeonato da Europa de Triatlo

Sábado, 15 de junho, 08h00 – Campeonato da Europa de Duatlo Sprint

Domingo, 16 de junho, 10h00 – Campeonato da Europa de Duatlo Standard

Terça-feira, 18 de junho, 09h00 – Campeonato da Europa de Duatlo Cross

Quinta-feira, 20 de junho, 09h00 – Campeonato da Europa de Triatlo Cross

Sexta-feira, 21 de junho, 10h00 – Campeonato da Europa de Aquatlo

Sábado, 22 de junho, 07h30 – Campeonato da Europa de Triatlo Média Distância

Sábado, 22 de junho, 12h30 – Campeonato da Europa de Aquabike Média Distância

Campeonato Nacional de Triatlo e Provas Abertas

Sexta-feira, 21 de junho, 21h30 – Travessia noturna do Mondego (Neon Night Swim)

Sábado, 22 de junho, 18h00 – Aquakids

Domingo, 23 de junho, 07h00 – Campeonato Nacional Individual de Triatlo de Longa Distância

Domingo, 23 de junho, 07h00 – Duatlo e Aquabike Longa Distância

Domingo, 23 de junho, 07h00 – Triatlo, Duatlo e Aquabike na Distância Standard

Domingo, 23 de junho, 09h00 – Corridas Summer Run (atletismo) nas distâncias de 10 km, meia-maratona e maratona