Na sequência do trabalho desenvolvido pela agência Atelier do Caractere, a Renault é a marca do sector de automóvel com maior número de menções nas redes sociais em Portugal. Os dados são do Social Media Explorer, a ferramenta de monitorização e de análise do digital do grupo Marktest.
Quatro anos depois de dar início ao desafio de lançar a Renault nas redes sociais em Portugal, a agência de comunicação Atelier do Caractere continua a conduzir a marca a excelentes resultados. Segundo o Social Media Explorer do grupo Marktest, no primeiro trimestre deste ano, a Renault foi a marca automóvel com maior número de menções nas redes sociais, blogues, fóruns e RSS e a única do sector que integrou o Top 20 das marcas de todos os sectores de actividade.
Desde que o Social Media Explorer deu início à monitorização e análise do digital em Portugal (em Agosto de 2012), a Renault Portugal tem sido sistematicamente a marca líder do sector automóvel. Nos últimos cinco meses de 2012, a marca francesa foi a mais “popular”, à frente da BMW, Volvo, Mercedes-Benz e Honda. Em 2013, a Renault repetiu a proeza, desta vez, à frente da Opel, Mercedes-Benz, BMW e Honda, enquanto entre todos os sectores de actividade, foi a 11ª mais mencionada, à frente do Banco Espírito Santo, BMW, Caixa Geral de Depósitos, Coca-Cola, Continente, Ikea, Mercedes-Benz, Millennium BCP, Nike, Pingo Doce, Sagres, Sumol, Super Bock, TMN, Worten e Zara.
Em Março de 2010, o Atelier do Caractere introduziu a Renault nas redes sociais em Portugal e, desde essa data, que gere a página do Facebook https://www.facebook.com/RenaultPortugal; mas também do Twitter https://twitter.com/RenaultPortugal, YouTube https://www.youtube.com/user/RenaultPortugal e Scribd http://pt.scribd.com/RenaultDacia. Para além da produção e gestão de conteúdos, monitorização permanente, interacção com os membros (365 dias por ano!) e planeamento e implementação de diferentes campanhas, a agência tem ainda a responsabilidade de monitorizar a presença da Renault no digital, não apenas nas redes sociais, mas também em blogues, fóruns e RSS. Um serviço que é extensível à marca Dacia.
A parceria entre a Renault Portugal e o Atelier do Caractere traduz-se ainda na prestação de serviços de consultoria em comunicação, assessoria de Imprensa, produção e edição de conteúdos (incluindo fotografia) e organização de eventos, como as recentes “72 Horas Non-Stop Renault”, no Circuito do do Estoril, o “Renault Sport Roadshow”, ou a apresentação à Imprensa do Novo Renault Mégane.
O Atelier do Caractere (http://www.atelierdocaractere.pt/ e https://www.facebook.com/AtelierdoCaractere) é uma agência de comunicação de serviços globais, especializada em Social Media, consultoria de comunicação, assessoria mediática, produção de conteúdos, fotografia e organização de eventos. Para além da Renault Portugal, a carteira de clientes engloba empresas como a AdegaMãe, Dacia Portugal, Nissan Portugal, Novo Dia Cafés, Riberalves Portugal e o piloto Carlos Sousa.