- Prova vai decorrer de 14 a 23 de junho, no Parque Verde do Mondego e em outras zonas da cidade. São esperadas mais de 20 mil pessoas.
- Coimbra suplantou as candidaturas de Budapeste, na Hungria, e Vichy, em França, também candidatas a sediar o evento. Fatores como a centralidade do rio, as margens cicláveis e o Parque Verde do Mondego foram decisivos para a escolha.
A cidade de Coimbra vai receber o Campeonato da Europa de Triatlo Multisport, que vai decorrer entre 14 e 23 de junho, organizado em conjunto pela Multisport Portugal, Câmara Municipal (CM) de Coimbra e ETU – European Triathlon Union. Com cerca de 4.600 atletas de 40 nacionalidades diferentes, Coimbra será o centro do triatlo europeu, na primeira vez que este evento internacional de grandes dimensões acontece em Portugal.
O Campeonato da Europa de Triatlo Multisport é a prova rainha do triatlo europeu e acontece de quatro em quatro anos, congregando todas as variantes desta modalidade: triatlo, duatlo, aquatlo e aquabike, nas versões sprint (distância curta), standard (distância média) e cross, num total de 19 competições.
O evento terá o seu epicentro no Parque Verde do Mondego, onde ficará instalada a cidade desportiva, mas alarga-se a outras zonas da cidade, com vários percursos a passarem por zonas emblemáticas. Esse aspeto foi, aliás, decisivo para a escolha de Coimbra por parte da ETU, a federação internacional de triatlo.
Pela quantidade de pessoas que envolve, o Campeonato da Europa de Triatlo Multisport vai ter um impacto muito positivo na cidade. Entre atletas, equipas técnicas, voluntários (cerca de 900), familiares e acompanhantes, são esperadas em Coimbra mais de 20 mil pessoas, de 40 nacionalidades.
O investimento final, de acordo com a organização, ronda os 600 mil euros, dos quais 180 mil resultam de um apoio direto da CM de Coimbra, através de um contrato-programa.
Evento apresentado no centro da cidade
O evento foi apresentado hoje, dia 12 de junho, numa conferência que teve lugar na Rua Ferreira Borges, junto ao Arco da Almedina, no centro da cidade, e que contou com a presença de Ricardo Lacerda, da Multisport Portugal, diretor do evento, Maryia Charkouskaya-Tarasevish, representante da ETU, Carlos Matias Lopes, vereador do Desporto da CM de Coimbra, Ana Bastos, vereadora das Infraestruturas e Espaços Públicos da CM de Coimbra, e o comissário Joel Marques, comandante da esquadra de trânsito de Coimbra da PSP.
Coimbra suplantou as candidaturas de Budapeste, na Hungria, e Vichy, em França, as restantes finalistas da lista de cidades candidatas a sediar o evento. De acordo com Ricardo Lacerda, fatores como a centralidade do rio, as margens cicláveis e o Parque Verde do Mondego, que oferece condições ideais para a logística de um evento desta dimensão, foram decisivos para a escolha de Coimbra.
Além disso, segundo Ricardo Lacerda, o facto de as provas de cross passarem pelo centro da cidade é também uma mais-valia. “Normalmente, as provas de cross realizam-se fora dos ambientes urbanos. Aqui, tivemos uma abordagem diferente, que também nos fez ganhar a candidatura, que foi trazer estas provas para dentro da cidade e aproveitar todas as valências que Coimbra tem, nomeadamente o facto de ser Patrimônio da Humanidade da UNESCO. A competição de cross vai passar em sítios icónico como o Jardim Botânico, a Quinta das Lágrimas, a Mata Nacional do Choupal, o Portugal dos Pequenitos, o Museu Machado de Castro…Vai ser inesquecível para os atletas e para os espectadores”, explica.
“Coimbra está na rota das grandes competições desportivas internacionais”, refere o vereador Carlos Matias Lopes. “Vamos ser os anfitriões da primeira prova do género realizada em Portugal e assumimos essa responsabilidade com grande motivação e orgulho. É um evento que a alia a competição ao lazer, pelo que estamos certos será também um momento importante de dinamismo social, cultural e económico para toda a Região Centro”, acrescenta o vereador.
Maryia Charkouskaya-Tarasevish elogiou o cenário em que vão decorrer as provas do Campeonato da Europa: “Estou muito contente por estar aqui e verdadeiramente fascinada com a cidade de Coimbra, que será um cenário excecional para as competições. Tenho a certeza que os atletas e as suas famílias vão desfrutar de nove dias encantadores, numa cidade fantástica”.
A realização do Campeonato da Europa de Triatlo Multisport Coimbra 2024 implica diversos cortes e condicionamentos de trânsito e de estacionamento, bem como alterações às linhas dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC), que vão ocorrer, diariamente, entre 15 e 23 de junho. Estes condicionamentos foram explicados, na conferência de imprensa, pela vereadora Ana Bastos e pelo comissário Joel Marques e podem ser consultados na íntegra aqui.
Calendário do evento:
O evento inclui o Campeonato da Europa de Duatlo Spint, de Duatlo Standard, de Aquabike, de Aquatlo, de Duatlo Cross, de Triatlo Cross e de Triatlo Média Distância. Além da competição europeia, haverá ainda uma prova do Campeonato Nacional Individual de Triatlo de Longa Distância e provas abertas em várias modalidades e distâncias. Nestas, o destaque vai para a Neon Night Swim, uma travessia noturna do Mondego, e a Summer Run no último dia, com corridas de 10 km, meia-maratona e maratona.
Todas as modalidades contemplam provas em vários escalões etários, masculinos e femininos, bem como na vertente paralímpica.
O primeiro grande momento do evento acontece já no dia 14, sexta-feira, às 18h00, com a Cerimónia de Abertura. Trata-se de uma Parada das Nações, que vai decorrer entre o Largo da Portagem e o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha e em que desfilarão cerca de 400 atletas.
Campeonato da Europa de Triatlo
Sexta-feira, 14 de junho, 18h00 – Cerimónia de Abertura / Parada das Nações
Sábado, 15 de junho, 08h00 – Campeonato da Europa de Duatlo Sprint
Domingo, 16 de junho, 10h00 – Campeonato da Europa de Duatlo Standard
Terça-feira, 18 de junho, 09h00 – Campeonato da Europa de Duatlo Cross
Quinta-feira, 20 de junho, 09h00 – Campeonato da Europa de Triatlo Cross
Sexta-feira, 21 de junho, 10h00 – Campeonato da Europa de Aquatlo
Sábado, 22 de junho, 07h30 – Campeonato da Europa de Triatlo Média Distância
Sábado, 22 de junho, 12h30 – Campeonato da Europa de Aquabike Média Distância
Campeonato Nacional de Triatlo e Provas Abertas
Sexta-feira, 21 de junho, 21h30 – Travessia noturna do Mondego (Neon Night Swim)
Sábado, 22 de junho, 18h00 – Aquakids
Domingo, 23 de junho, 07h00 – Campeonato Nacional Individual de Triatlo de Longa Distância
Domingo, 23 de junho, 07h00 – Duatlo e Aquabike Longa Distância
Domingo, 23 de junho, 07h00 – Triatlo, Duatlo e Aquabike na Distância Standard
Domingo, 23 de junho, 09h00 – Corridas Summer Run (atletismo) nas distâncias de 10 km, meia-maratona e maratona