Skip to main content

O maior evento de triatlo já realizado em Portugal é um dos três finalistas na categoria “Melhor Prova de Triatlo da Europa”. O vencedor será conhecido em Istambul, a 21 de março.

Campeonato Europeu de Triatlo Multisport, que transformou Coimbra na capital europeia da modalidade, em junho de 2024, está entre os três finalistas para a distinção de Melhor Prova de Triatlo da Europa do Ano. O vencedor será anunciado no Jantar de Gala da União Europeia de Triatlo, em Istambul, no dia 21 de março.

Durante dez dias, de 14 a 23 de junho de 2024, Coimbra recebeu a nata do triatlo internacional, com a realização de seis Campeonatos da Europa das diversas variantes da modalidade. O evento, englobado no Festival Europeu de Triatlo Multisport, reuniu o impressionante número de 4.600 atletas, oriundos de 40 países, que participaram em 19 competições. Foi a primeira vez que Portugal acolheu um evento internacional desta dimensão, numa organização da Multisport Portugal, em parceria com a Câmara Municipal de Coimbra e a ETU – Europe Triathlon Union (União Europeia de Triatlo).

Com epicentro no Parque Verde do Mondego, de 14 a 23 de junho, o Campeonato Europeu apresentou todas as vertentes da modalidade – triatlo, duatlo, aquatlo e aquabike – nas distâncias sprint, standard e cross. Os percursos, criteriosamente desenhados, incluíram locais emblemáticos, nomeadamente a Universidade, a Alta e a Baixa de Coimbra, fator decisivo na escolha da cidade pela ETU.

Pela dimensão e impacto gerado, o Festival teve um efeito muito positivo em Coimbra, cidade por onde passaram mais de 20 mil pessoas, entre atletas, equipas técnicas, voluntários, familiares e acompanhantes, reforçando o sucesso de um evento que colocou Portugal no mapa do triatlo internacional.

Para Ricardo Lacerda, diretor do evento e responsável da Multisport Portugal, esta nomeação é motivo de grande orgulho: “É com enorme satisfação que somos um dos três finalistas nomeados para o prémio Melhor Prova de Triatlo da Europa do Ano. Agradecemos o trabalho excecional de todos os atletas, voluntários e entidades envolvidas na organização da prova. São momentos assim que nos motivam a continuar!

“O Campeonato da Europa de Triatlo Multisport foi uma revolução para a cidade, com ruas, restaurantes e hotéis cheios. A maioria dos participantes permaneceu quatro ou cinco dias na cidade, gerando um efeito muito positivo no comércio local. Desportivamente, foi também um enorme sucesso, com feedback muito positivo de todos os atletas, estrangeiros e nacionais, que elogiaram a organização, os percursos, a race village, os abastecimentos e a atenção constante que receberam”, sublinha Ricardo Lacerda.

A União Europeia de Triatlo já tinha destacado a excelência da organização do evento. Ainda em junho, Renato Bertrandi, presidente da ETU, afirmou que “a edição de 2024, em Coimbra, foi uma das melhores que alguma vez tivemos do Campeonato Europeu de Triatlo Multisport. Cada parte envolvida fez um trabalho fantástico. Todos os percursos foram magníficos, mas o percurso de bicicleta pelo centro histórico de Coimbra, Património Mundial da UNESCO, foi particularmente deslumbrante”.