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Rede das Cidades Criativas UNESCO do Centro de Portugal foi apresentada hoje, na Covilhã.

O Salão Nobre da Câmara Municipal da Covilhã recebeu hoje a apresentação oficial da Rede das Cidades Criativas UNESCO do Centro de Portugal. Este projeto junta a Turismo Centro de Portugal (TCP) e os seis municípios da região reconhecidos como Cidades Criativas pela UNESCO: Caldas da Rainha (Artesanato e Artes Populares), Castelo Branco (Artesanato e Artes Populares), Covilhã (Design), Idanha-a-Nova (Música), Leiria (Música) e Óbidos (Literatura).

A iniciativa conta com um investimento total de 1,4 milhões de euros, com o objetivo de estruturar uma oferta de turismo criativo inovadora e que gere impacto significativo a nível regional e nacional. A rede é liderada pela Covilhã.

O projeto prevê ações organizadas pelos diversos parceiros. À TCP cabe assegurar ações de comunicação, de projeção internacional e de capacitação e dinamização da rede. Aos seis municípios compete, em conjunto, iniciativas como uma exposição itinerante, programas de residências artísticas e sinalização dos itinerários turísticos, entre outras. À escala local, cada município assegura o ecossistema cultural e criativo, atuando nas diferentes fases da cadeia de valor da produção criativa.

Na apresentação da rede, Anabela Freitas, vice-presidente da Turismo Centro de Portugal, considerou que “este projeto é uma verdadeira pedrada no charco naquilo que habitualmente se faz, ao juntar seis cidades na construção de uma urbe criativa conjunta”. “Atualmente, quem viaja escolhe destinos que combinam património com outros produtos turísticos. Esta rede alinha-se com essas tendências internacionais, assim como com os eixos de promoção definidos pelo Turismo de Portugal”, sublinhou.

O anfitrião, Vítor Pereira, presidente da Câmara Municipal da Covilhã, destacou a importância desta parceria: “Esta é uma ocasião muito relevante para a Covilhã e para o Centro de Portugal. Este projeto reforça os laços entre seis cidades distinguidas pela UNESCO, numa estratégia de turismo criativo estruturada, que aposta na criatividade como denominador comum, permitindo-nos ganhar escala e competitividade global. Juntos, fortalecemos a ligação entre os territórios”.

Luís Filipe, representante da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR Centro), reforçou o impacto do projeto, sublinhando que “a candidatura teve uma avaliação muito positiva pela CCDR, devido à sua relevância para a coesão territorial. Este é um projeto que une três cidades do interior e três do litoral, promovendo a criatividade como estratégia de desenvolvimento. A marca UNESCO é uma mais-valia que nos permite atrair turistas e reter talentos qualificados, criando oportunidades para os nossos territórios. A energia e motivação demonstradas aqui hoje são o reflexo do potencial desta iniciativa, que conta com o total apoio da CCDR”.

A apresentação contou também com representantes das autarquias, que detalharam os contributos e desafios de cada município para a implementação da rede. Estiveram presentes, e deram a conhecer os respetivos contributos, Armindo Jacinto (presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova), Conceição Henriques (vereadora da Câmara Municipal das Caldas da Rainha), Hélder Henriques (vice-presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco), Regina Gouveia (vereadora da Câmara Municipal da Covilhã), Anabela Graça (vice-presidente da Câmara Municipal de Leiria) e Margarida Reis (vereadora na Câmara Municipal de Óbidos). Jorge Sampaio, membro da Comissão Executiva da TCP, esteve também presente.

O Salão Nobre da Câmara Municipal da Covilhã recebeu hoje a apresentação oficial da Rede das Cidades Criativas UNESCO do Centro de Portugal. Este projeto junta a Turismo Centro de Portugal (TCP) e os seis municípios da região reconhecidos como Cidades Criativas pela UNESCO: Caldas da Rainha (Artesanato e Artes Populares), Castelo Branco (Artesanato e Artes Populares), Covilhã (Design), Idanha-a-Nova (Música), Leiria (Música) e Óbidos (Literatura).

A iniciativa conta com um investimento total de 1,4 milhões de euros, com o objetivo de estruturar uma oferta de turismo criativo inovadora e que gere impacto significativo a nível regional e nacional. A rede é liderada pela Covilhã.

O projeto prevê ações organizadas pelos diversos parceiros. À TCP cabe assegurar ações de comunicação, de projeção internacional e de capacitação e dinamização da rede. Aos seis municípios compete, em conjunto, iniciativas como uma exposição itinerante, programas de residências artísticas e sinalização dos itinerários turísticos, entre outras. À escala local, cada município assegura o ecossistema cultural e criativo, atuando nas diferentes fases da cadeia de valor da produção criativa.

Na apresentação da rede, Anabela Freitas, vice-presidente da Turismo Centro de Portugal, considerou que “este projeto é uma verdadeira pedrada no charco naquilo que habitualmente se faz, ao juntar seis cidades na construção de uma urbe criativa conjunta”. “Atualmente, quem viaja escolhe destinos que combinam património com outros produtos turísticos. Esta rede alinha-se com essas tendências internacionais, assim como com os eixos de promoção definidos pelo Turismo de Portugal”, sublinhou.

O anfitrião, Vítor Pereira, presidente da Câmara Municipal da Covilhã, destacou a importância desta parceria: “Esta é uma ocasião muito relevante para a Covilhã e para o Centro de Portugal. Este projeto reforça os laços entre seis cidades distinguidas pela UNESCO, numa estratégia de turismo criativo estruturada, que aposta na criatividade como denominador comum, permitindo-nos ganhar escala e competitividade global. Juntos, fortalecemos a ligação entre os territórios”.

Luís Filipe, representante da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR Centro), reforçou o impacto do projeto, sublinhando que “a candidatura teve uma avaliação muito positiva pela CCDR, devido à sua relevância para a coesão territorial. Este é um projeto que une três cidades do interior e três do litoral, promovendo a criatividade como estratégia de desenvolvimento. A marca UNESCO é uma mais-valia que nos permite atrair turistas e reter talentos qualificados, criando oportunidades para os nossos territórios. A energia e motivação demonstradas aqui hoje são o reflexo do potencial desta iniciativa, que conta com o total apoio da CCDR”.

A apresentação contou também com representantes das autarquias, que detalharam os contributos e desafios de cada município para a implementação da rede. Estiveram presentes, e deram a conhecer os respetivos contributos, Armindo Jacinto (presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova), Conceição Henriques (vereadora da Câmara Municipal das Caldas da Rainha), Hélder Henriques (vice-presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco), Regina Gouveia (vereadora da Câmara Municipal da Covilhã), Anabela Graça (vice-presidente da Câmara Municipal de Leiria) e Margarida Reis (vereadora na Câmara Municipal de Óbidos). Jorge Sampaio, membro da Comissão Executiva da TCP, esteve também presente.

Sobre a Turismo Centro de Portugal:

A Turismo Centro de Portugal é a entidade que estrutura e promove o turismo na Região Centro do país. Esta é a maior e mais diversificada área turística nacional, abrangendo 100 municípios, e tem registado um intenso crescimento da procura interna e externa. É a região a escolher para quem pretende experiências diversificadas, pois concilia locais Património da Humanidade com a melhor costa de surf da Europa, termas e spas idílicos, locais de culto de importância mundial e as mais belas aldeias.