Participação na FITUR, uma das maiores feiras de turismo da Europa, foi um sucesso. Ocasião serviu para mostrar o melhor da região e manter reuniões estratégicas com potenciais parceiros.
O Centro de Portugal surpreendeu os visitantes da FITUR – Feira Internacional de Turismo de Madrid, que aconteceu de 24 a 28 de janeiro, com uma experiência de sabores que revelou a riqueza e a diversidade da sua gastronomia e das ofertas turísticas do território.
O evento contou com a representação institucional da Turismo do Centro, por parte de Jorge Sampaio e Elsa Marçal, membros da Comissão Executiva, além da participação de diversas Comunidades Intermunicipais (CIM), municípios, empresas e associações.
Uma experiência de sabores
O ponto alto da participação aconteceu no sábado, dia 27, a partir das 16h30, com a realização da experiência gastronómica “Uma Viagem pela Gastronomia do Centro de Portugal”, que mostrou a riqueza e a diversidade dos produtos, pratos e vinhos da região, bem como os seus principais atrativos turísticos. A iniciativa foi conduzida por João Quaresma, da Turismo Centro de Portugal, em colaboração com as oito CIMs da região, as suas cinco Comissões Vitivinícolas e a InovCluster – Associação do Cluster Agro-Industrial do Centro.
A jornada culinária deu a provar alguns dos melhores produtos das 8 CIMS, numa degustação harmonizada com os vinhos das cinco regiões demarcadas do território: Dão, Bairrada, Região de Lisboa, Tejo e Beira Interior.
No início do evento, Jorge Sampaio deu as boas-vindas ao Centro de Portugal, introduzindo os visitantes a uma viagem mágica que contou a história da gastronomia de toda a região Centro de Portugal.
De seguida, João Quaresma apresentou e deu a provar os produtos de cada uma das sub-regiões do Centro de Portugal, convidando cada um dos respetivos representantes a dar a conhecer os principais ativos turísticos do seu território.
Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, sublinhou a autenticidade e o saber receber dos verdadeiros beirões. Quanto aos produtos turísticos, destacou o Vinho do Dão, o património, a cultura, a saúde e bem-estar – Viseu Dão Lafões tem a maior concentração de termas do país – e o turismo de natureza, com mais de 1700 quilómetros de percursos pedestres e de BTT, em que sobressaem as Ecopistas do Dão e do Vouga.
Ricardo Cruz, representante da CIM Região de Coimbra e presidente da Câmara Municipal de Tábua, salientou a gastronomia rica desta região, elucidando com a chanfana, os queijos DOP Serra da Estrela e Rabaçal, a doçaria conventual e o arroz carolino do Baixo Mondego, sem esquecer os vinhos da Bairrada.
Pedro Pimpão, vice-presidente da CIM Região de Leiria e presidente da Câmara Municipal de Pombal, apresentou o turismo patrimonial e de natureza como os dois pontos fortes do território, lembrando que o Mosteiro da Batalha, os castelos, as serras, as praias e as paisagens naturais são excelentes motivos para visitar a região de Leiria.
Paulo Simões, Secretário Executivo da CIM Oeste, evidenciou que este é um território sustentável, sinónimo de surf – é um dos melhores destinos do mundo para praticar desportos náuticos –, de património e de excelentes vinhos e de fruta, como a maçã e a pera. É uma região onde até há dinossauros, lembrou.
Já João Carvalhinho, Secretário Executivo da CIM Beira Baixa, referiu que esta região é uma das portas do Centro de Portugal para Espanha, partilhando com o país vizinho o Rio Tejo e uma reserva da biosfera e sublinhando que os seus oito municípios dispõem de uma grande riqueza e diversidade.
A João Quaresma coube a apresentação dos destinos Região de Aveiro (ovos moles de Aveiro), Médio Tejo (presunto e enchidos) e Beiras e Serra da Estrela (Queijo Serra da Estrela DOP e os doces D. Sancho).
Balanço muito positivo
Em jeito de balanço, Jorge Sampaio, elemento da Comissão Executiva da Turismo Centro de Portugal, considera que a participação do Centro de Portugal na FITUR foi um enorme sucesso. “A FITUR é hoje uma das feiras de turismo mais importantes da Europa e é estratégica para o Centro de Portugal, uma vez que o mercado espanhol é crucial para a região. Por isso, foi com grande satisfação que tivemos a oportunidade de levar ao público do país vizinho o melhor da região e das suas oito comunidades intermunicipais”, diz.
“Além dos momentos promocionais, aproveitámos a nossa participação na feira para manter reuniões estratégicas com parceiros espanhóis, tendo ficado abertos novos eixos de comunicação, que prometem impulsionar a notoriedade da região. Antecipamos com entusiasmo futuras colaborações e conquistas. Por tudo isto, considero que foi uma participação muito positiva”, conclui Jorge Sampaio.
A presença institucional da região na FITUR foi assegurada pela Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal, com uma presença física no stand do Turismo de Portugal.
Além da participação da Turismo Centro de Portugal, vários parceiros regionais apresentaram as suas propostas durante a FITUR, nomeadamente as Aldeias Históricas de Portugal, o Museu do Caramulo, a Terras da Transumância e a Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, entre outros.
Sobre a Turismo Centro de Portugal:
A Turismo Centro de Portugal é a entidade que estrutura e promove o turismo na Região Centro do país. Esta é a maior e mais diversificada área turística nacional, abrangendo 100 municípios, e tem registado um intenso crescimento da procura interna e externa. É a região a escolher para quem pretende experiências diversificadas, pois concilia locais Património da Humanidade com a melhor costa de surf da Europa, termas e spas idílicos, locais de culto de importância mundial e as mais belas aldeias.