Skip to main content
  • FITUR decorre de 17 a 21 de janeiro. Iniciativas comuns entre regiões portuguesas e espanholas estarão em destaque. Visitantes vão poder provar especialidades do Centro de Portugal.

O Centro de Portugal vai estar presente de forma muito expressiva na FITUR – Feira Internacional de Turismo de Madrid, que decorre de 17 a 21 de janeiro na capital espanhola. A região estará duplamente representada, pela Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal e pela Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal.

Os primeiros momentos altos da participação da região acontecerão logo no dia 17, com a apresentação de duas ações comuns na área do Turismo entre o Centro de Portugal e outras regiões espanholas e portuguesas. As ações inserem-se numa estratégia de cooperação transfronteiriça, cada vez mais implementada.

A primeira ação é a apresentação da Marca “Turismo RESOE”, às 12h45, no stand da Junta de Turismo das Astúrias. A RESOE é a macrorregião do Sudoeste Europeu, que junta o Centro de Portugal, o Porto e Norte de Portugal, a Galiza, as Astúrias, a Cantábria e Castela e Leão. Nesta ação, será apresentada uma marca comum de Turismo, com base na ideia “O Caminho que nos une”.
Na segunda ação, pelas 13h30, é apresentada a Estratégia “EUROACE 2018” para os mercados Norte-Americano e Chinês, no stand da Junta de Turismo da Extremadura. A EUROACE é a eurorregião que congrega o Centro de Portugal, o Alentejo e a Extremadura espanhola. Nesta ação, será apresentada a estratégia de posicionamento da EUROACE nos mercados turísticos dos Estados Unidos e da China e será apresentada a marca comum “Turismo EUROACE”.

O encerramento de ambas as ações estará a cargo do Ministro da Economia de Portugal, Manuel Caldeira Cabral. Os dois momentos contarão ainda com a presença da Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, e do Embaixador de Portugal em Espanha, Francisco Ribeiro de Menezes. Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal e da Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal, será um dos intervenientes.

“A presença do Centro de Portugal na FITUR assume um carácter estratégico para a região. Espanha é o nosso vizinho do lado e nada faz mais sentido do que estreitarmos a relação que já existe a nível do Turismo”, sublinha Pedro Machado. “Em 2017, foi na FITUR que apresentámos um mapa turístico transfronteiriço, comum às regiões do Centro de Portugal e da Extremadura. De então para cá, temos aprofundado as ligações, não apenas à Extremadura, mas a Castela e Leão, à Galiza, às Astúrias e à Cantábria. Vamos mostrar as iniciativas que temos desenvolvido nesse sentido”, acrescentou.

Sabores do Centro de Portugal em prova
Ao longo dos cinco dias da Feira, os visitantes do stand do Turismo de Portugal terão a oportunidade de experimentar alguns sabores que tornam o Centro de Portugal um destino enogastronómico de exceção. Iguarias como as conservas da Região de Aveiro, a doçaria da Região de Leiria, os enchidos das Beiras e Serra da Estrela, os queijos, vinho, mel, azeite e pasta de azeitona da Beira Baixa ou o Leitão da Bairrada estarão em prova, assim como vinhos e espumantes das regiões da Bairrada, Dão, Beira Interior, Tejo e Lisboa. Os municípios de Torres Vedras e Alenquer, que venceram o título de Cidade Europeia do Vinho em 2018, irão fazer uma apresentação.

Internacionalização das empresas do Centro de Portugal
A internacionalização das empresas sediadas no Centro de Portugal é claramente o fator mais decisivo para a medida do sucesso de uma parceria público-privada, como é o caso das Agências Regionais de Promoção Turística. Neste âmbito, deslocar-se-ão à FITUR representantes de um grande número de empresas associadas da Marca Centro de Portugal, nomeadamente hotéis e unidades de turismo no espaço rural.
Esta grande aposta do tecido empresarial na internacionalização, e particularmente no mercado espanhol, demonstra a crescente vitalidade das empresas do setor do Turismo e a sua grande aposta num mercado que sempre foi decisivo para a região Centro do país. Para uma parceria público-privada, como é a Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal, esta aposta demonstra inequivocamente a vitalidade empresarial, a qualidade dos serviços que as empresas produzem e exportam, e a forma extraordinária como sabem aliar os valores da tradição à modernidade e exigência que comporta a competitividade global.

Centro de Portugal na FITUR 2018 – Pavilhão 4 – Stand C02

www.turismodocentro.pt
www.centerofportugal.com

Leave a Reply