Junho de 2025 terá um fim de semana desportivo especial, com provas de atletismo e ciclismo no canal do Metro Mondego.

Coimbra reforçou hoje a sua posição como destino de elite para o triatlo internacional. A Multisport Portugal, a Câmara Municipal de Coimbra e a Federação de Triatlo de Portugal assinaram um compromisso histórico, que prevê a realização anual de um grande evento internacional de triatlo na cidade, a partir de 2026.
A assinatura do documento decorreu na Quinta das Lágrimas, num momento que contou com a presença de Carlos Lopes, Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Coimbra, Fernando Feijão, Presidente da Federação de Triatlo de Portugal, e os representantes da Multisport Portugal, Ricardo Lacerda, Mauro Azevedo e Rui Silva. No momento da assinatura foi também revelada a realização, ainda este ano, de um fim de semana desportivo especial, com provas de atletismo e de ciclismo que vão usar o canal do Metro Mondego.
Impacto económico: Sucesso do Europeu em 2024 motiva continuidade
Recorde-se que o Campeonato Europeu de Triatlo Multisport trouxe no ano passado a Coimbra mais de 4.000 atletas e gerou um impacto económico estimado em cerca de 3,8 milhões de euros. Por isso, o compromisso da cidade com a modalidade, assinada pelas três entidades, mantém-se.
As intervenções em curso no âmbito do projeto Metro Mondego, com percursos que não estariam devidamente preparados, e a indisponibilidade de datas no calendário da Federação de Triatlo impossibilitaram a repetição do evento já em 2025. No entanto, a aposta no futuro é claríssima: “O compromisso do município em termos mais e melhores provas de triatlo em Coimbra, com um grande evento internacional já em 2026, mantém-se. Com esta declaração de compromisso, o futuro Executivo municipal tem essa oportunidade. Da nossa parte, se este Executivo continuar, temos todo o interesse em que assim seja”, defendeu Carlos Lopes.
A Federação de Triatlo de Portugal reforçou igualmente a sua intenção de manter a cidade na rota do triatlo internacional. “A vertente de Triatlo Multisport agrada-nos muito, porque é uma montra para a modalidade. No ano passado, verifiquei o quão satisfeitos ficaram os participantes com o Campeonato Europeu em Coimbra. A Federação Europeia disse-me até que Coimbra é já um local de referência para o triatlo multisport. A nossa aposta é que esta cidade possa ter, a partir de 2026, uma prova anual de referência nacional e internacional”, destacou Fernando Feijão, lembrando o impacto positivo que a edição anterior teve na hotelaria e restauração local.
Ricardo Lacerda, da Multisport Portugal, revelou que a edição de 2024 do Campeonato Europeu de Triatlo Multisport foi um sucesso, a tal ponto que muitos atletas estrangeiros fizeram reservas em hotéis para 2025, mesmo sem saberem se iria haver prova. “Temos todo o prazer em continuar a organizar esta prova. O feedback que tivemos no ano passado foi muito positivo. Tivemos atletas estrangeiros que, quando terminou o Europeu, deixaram já reservas nos hotéis para o ano seguinte”, sublinhou.
Além disso, Ricardo Lacerda lembrou que o Campeonato Europeu de Coimbra é um dos três finalistas para a distinção de “Melhor Prova de Triatlo da Europa do Ano”. O vencedor será anunciado no Jantar de Gala da União Europeia de Triatlo, em Istambul, já no dia 21. “Para nós, e para Coimbra, estarmos nomeados é já uma vitória. Vamos aproveitar esta presença na Turquia para negociar com a Federação Europeia e a Federação Mundial de triatlo a organização de uma grande prova europeia, em 2026, e possivelmente uma grande prova mundial, em 2027. É essa a nossa intenção”, revelou.
Evento alternativo em 2025: Canal do Metro Mondego recebe atletismo e ciclismo
Em substituição do triatlo, Coimbra receberá no próximo mês de junho um fim de semana dedicado ao desporto, com provas de atletismo e ciclismo, organizado pela Multisport Portugal. “As pessoas estão desejosas de voltar a Coimbra, estão sempre a perguntar-nos se vai haver provas este ano. Por isso, vamos realizar uma grande prova de atletismo no dia 14 e uma prova de ciclismo, em formato contrarrelógio, no dia 15, utilizando o canal do futuro Metro Mondego. Vai ser uma espécie de inauguração desse percurso”, explicou Mauro Azevedo. As provas de atletismo incluirão distâncias de 10 km, meia-maratona e maratona, além de uma caminhada solidária.
A programação completa deste evento será anunciada em breve, numa sessão que contará com a presença do Metro Mondego e dos municípios envolvidos no projeto. “O objetivo é que nesse dia o canal do metro seja usado para a celebração do desporto”, concluiu Ricardo Lacerda.
Com este compromisso renovado e planos ambiciosos para o futuro, Coimbra consolida-se como um polo dinâmico para o triatlo internacional, preparando-se para acolher uma prova europeia em 2026 e potencialmente um evento mundial em 2027. A cidade do Mondego afirma-se assim no mapa global da modalidade, com benefícios claros para a economia local, turismo e projeção internacional.
Para mais informações sobre as provas de atletismo e ciclismo de junho de 2025 ou sobre os futuros eventos de triatlo, contacte: