– Oficial: Kiko Maria assina com a Leopard e prepara-se para a estreia no Mundial Junior, integrando a “junior team” da equipa campeã do Mundo Moto 3!
– Há pouco mais de três anos sentou-se, pela primeira vez, numa moto. Agora, com 15 anos, roda a mais de 220 km/h rumo à ribalta do motociclismo mundial: o objetivo é prosseguir a extraordinária evolução demonstrada e confirmar, depois, a entrada no mundial de velocidade.
– O campeão nacional em título da categoria Pré-Moto 3 vai ser o único português a disputar o Mundial Junior, que tem a particularidade de ter duas provas disputadas em Portugal: a de abertura da época, no Autódromo do Algarve e ainda uma visita ao Circuito do Estoril.
Com apenas 15 anos, Kiko Maria já é uma das maiores promessas do motociclismo internacional e tudo graças aos resultados conquistados em apenas três anos de carreira e ao contrato que acaba de assinar com a estrutura “júnior” da Leopard Racing – equipa campeã mundial em título de Moto3 – para disputar o Campeonato do Mundo Moto3 Junior.
Entre as pausas dos livros do 10º ano da área de ciências (já venceu as Olimpíadas de matemática), o jovem piloto admite: “Por vezes, acho que só posso estar a sonhar. Parece que foi ontem, mas foi apenas há apenas três anos que, pela primeira vez, me sentei numa mota. Agora estou prestes a estrear-me no Campeonato do Mundo Moto3 Junior… É incrível!”
“O desafio é grande”, admite Kiko Maria. “É o meu ano de estreia no mundial júnior, um campeonato muito competitivo, com dezenas de pilotos na grelha e, muitos deles, a correrem desde os cinco ou seis anos.”
Um nível de competitividade também expresso nos seguintes números: em 2020, 66 dos 82 pilotos que vão competir no MotoGP passaram pelo novo desafio de Kiko Maria. Ou seja, uma percentagem de quase 80%, entre eles o oito vezes campeão do mundo e recordista Marc Marquez!
Por tudo isso, o jovem Kiko Maria confidencia que a única pretensão para a época deste ano no Campeonato do Mundo Moto3 Junior passa por acumular o máximo de experiência e evolução. “Quero preparar-me e esforçar-me como nunca para conquistar os melhores resultados possíveis. Sei que não vai ser fácil e já estou mentalizado para essas dificuldades. Os melhores jovens talentos da modalidade participam neste campeonato. Se eu cheguei aqui é porque provei ter valor para isso, mas tenho perfeita consciência que sou apenas mais um entre muitos e, ainda por cima, com muito menos tempo de competição. No entanto, acredito no meu valor e com o apoio da Leopard Racing e de todos os que me acompanham – patrocinadores, família, amigos e os muitos seguidores que tenho nas redes sociais – vou lutar, aprender o mais que puder e conquistar os resultados possíveis.”
“Mais do que tudo é um imenso orgulho participar neste campeonato, ainda para mais com a responsabilidade de ser o único português e numa equipa como a da Leopard Racing, a quem não posso deixar de agradecer a confiança que estão a depositar em mim”, admite Kiko Maria.
Até à prova de abertura da temporada, marcada para 26 de abril, precisamente em solo nacional, no Autódromo Internacional do Algarve, Kiko Maria tem ainda um outro desafio pela frente: recuperar de uma fratura do fémur e bacia. Uma lesão que resultou de uma queda num treino de enduro, no passado mês de janeiro: “Foi um momento de infelicidade, que obrigou a uma cirurgia e a um período de recuperação algo longo. Já é certo que vou faltar à maioria dos testes de pré-época, mas graças ao programa de fisioterapia que estou a desenvolver na clínica Fisiogaspar, acredito que, pelo menos, vou estar à partida da primeira prova. Eventualmente não vou estar com o ritmo que seria suposto, mas rapidamente espero recuperar para estar ao meu melhor nível.”
Sublinhe-se que Kiko Maria também participará no Campeonato de Velocidade de Portugal de Motociclismo, não apenas como preparação para o Campeonato do Mundo Moto3 Junior, mas também com o objetivo de lutar pelas vitórias em cada uma das seis jornadas que integram o calendário.
Quanto ao Mundial Moto 3 Junior, além do arranque em Portugal, a 26 de abril, no Autódromo do Algarve, o calendário conta ainda com mais uma prova em solo nacional, no Autódromo do Estoril, a 5 de julho.