Skip to main content

A presença da CIM Viseu Dão Lafões no arranque da BTL 2024 – Bolsa de Turismo de Lisboa, centrou atenções na programação de Viseu 24 Cidade Europeia do Desporto, mas também na Feira de São Mateus e nos Vinhos e Gastronomia – com realce para a ativação desenvolvida pelo renovado Estrela Michelin, o chef Diogo Rocha.

A BTL 2024 – Bolsa de Turismo de Lisboa, arrancou esta quarta-feira (dia 28 de fevereiro) com o espaço da CIM Viseu Dão Lafões a destacar-se mais uma vez pela programação e ativações apresentadas. O foco do dia centrou-se nas temáticas do Desporto e Eventos, Gastronomia e Vinhos, com a iniciativa Viseu 24 Cidade Europeia do Desporto, bem como a Feira de São de Mateus a ocuparem plano central e a justificarem a atenção das muitas pessoas presentes.

Viseu 24 Cidade Europeia do Desporto significa a organização e promoção de mais de 500 eventos desportivos, de âmbito formativo, competitivo e municipal. As diversas provas e ativações surgem como um impulso à prática desportiva e dinamizam igualmente a economia local e as infraestruturas associadas – com realce, por exemplo, para as Ecopistas do Dão e do Vouga. Já a Feira de São Mateus propõe-se, neste ano de 2024, a superar largamente a fasquia do milhão de visitantes, um objetivo assumido pelo promotor (Viseu Marca) desde logo em razão dos 10 dias adicionais de evento. Com um cartaz onde se destaca Fernando Daniel, outras novidades de relevo serão conhecidas oportunamente.

Ao longo desta quarta-feira destacaram-se as presenças do Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, bem como da presidente da CCDR Centro, Isabel Damasceno, que realçou “o exemplo e capacidade dos municípios de Viseu Dão Lafões na construção de estratégias para o sucesso da região”.

No seguimento do programa, o património Vínico e Gastronómico de Viseu Dão Lafões foi igualmente dado a conhecer, através das apresentações do Município de Vouzela e do produtor Caminhos Cruzados. E depois da inauguração oficial do Stand, a programação fechou com chave de ouro, graças ao momento gastronómico partilhado pelo renovado Estrela Michelin, o Chef Diogo Rocha (que contou com a presença e interação do cantor Gustavo Reinas).

“Temos construído um percurso de enorme consistência, na promoção de Viseu Dão Lafões, dos seus produtos e recursos, das infraestruturas de excelência, bem como do turismo, da Cultura e saber. Somos o coração de Portugal e é um orgulho sermos também reconhecidos como um exemplo de dinamismo entre os municípios”, destacou o Presidente da CIM Viseu Dão Lafões, Fernando Ruas.

“Confirmámos as nossas melhores expetativas para este primeiro dia na BTL. A região de Viseu volta a impor-se pela qualidade da programação aqui trazida e sobretudo, pela união de todos os parceiros na promoção dos produtos que melhor nos distinguem e diferenciam. Mais uma vez, os nossos municípios estão de parabéns”, afirmou Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões.

Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões está preparada para surpreender os visitantes da BTL 2024 – Bolsa de Turismo de Lisboa, que decorre de até a 3 de março. A proposta do espaço, tecnologicamente inovador, destaca-se por uma abordagem única que dá a conhecer as diversas experiências sensoriais disponíveis na região. O foco estratégico deste ano recai sobre o turismo de experiências, abrangendo desde a gastronomia, o enoturismo e as experiências de bem-estar, até ao turismo de natureza e ao turismo ativo e desportivo.

Visitantes ganham experiências

Durante os cinco dias de feira, os visitantes do stand de Viseu Dão Lafões vão poder participar em jogos e passatempos, que têm como prémio fantásticas experiências sensoriais na região. Desta forma, os vencedores terão a possibilidade de usufruir do melhor do território, seja em experiências de restauração, alojamento, saúde e bem-estar ou espetáculos. No total, serão oferecidas, pelos municípios, mais de 300 experiências aos vencedores.

Programa diversificado   

O segundo dia de Viseu Dão Lafões na BTL é dedicado à continuação das apresentações – acompanhadas de degustações – dos principais destaques dos municípios, desta vez a cargo das autarquias de São Pedro do Sul, Santa Comba Dão, Mangualde e Aguiar da Beira. As propostas dos municípios de Nelas, Oliveira de Frades, Castro Daire, São Pedro do Sul e Vila Nova de Paiva assumem o protagonismo no terceiro dia de feira, enquanto Penalva do Castelo, Tondela, Sátão e Carregal do Sal são os destaques do quarto dia.

A participação de Viseu Dão Lafões na BTL termina, no quinto e último dia, com um programa integralmente dedicado às confrarias gastronómicas do território, as quais darão a provar ao público as especialidades culinárias que fazem desta região uma referência gastronómica.

A agenda de programação completa da presença da CIM Viseu Dão Lafões na BTL 2023 estará disponível no site oficial do evento, em www.btl.fil.pt, no site Visit Viseu Dão Lafões, em www.visitviseudaolafoes.pt, e nas páginas de Facebook e Instagram da CIM. 

A participação em tempo real poderá, também, ser acompanhada nas redes sociais.

Sobre a CIM Viseu Dão Lafões:
A CIM Viseu Dão Lafões é uma associação de municípios, denominada como Comunidade Intermunicipal, sendo constituída pelos municípios de Aguiar da Beira, Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Sátão, Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela.