O conhecimento e a inovação na promoção do destino Açores são os temas principais da primeira edição do VisitAzores Tourism Forum, evento que vai realizar-se nos dias 29 e 30 de novembro. A iniciativa, promovida pela ATA – Associação Turismo dos Açores, terá lugar em Ponta Delgada, São Miguel, e juntará especialistas em Marketing e Turismo, nacionais e internacionais.
Dirigido aos parceiros da atividade turística nos Açores, mas também aos parceiros nacionais, o Visitazores Tourism Forum constituirá um momento de partilha de conhecimento do que foi feito em 2021, a nível de promoção do arquipélago, ao mesmo tempo que apontará caminhos para o futuro, a curto e médio prazo.
O Fórum, que contará com a presença de conceituadas entidades do setor e de dirigentes do Governo Regional dos Açores, tem igualmente o objetivo de estimular o desenvolvimento e inovação na promoção do território, dando a conhecer aos responsáveis do setor da região alguns casos de estudo de sucesso internacionais.
O evento está divido em dois dias. O primeiro é destinado a uma conferência alargada, na qual estão asseguradas intervenções dos mais variados especialistas. O segundo dia do Fórum é preenchido por quatro Master Classes, da autoria de oradores do primeiro dia e de dirigentes da ATA – Associação Turismo dos Açores, sendo reservado a associados da ATA.
Luís Botelho, diretor executivo da ATA – Associação Turismo dos Açores, sublinha: “É com orgulho que promovemos a primeira edição do VisitAzores Tourism Forum. Com recurso a casos de estudo internacionais, serão desenvolvidos temas como o place branding, a inovação e a transição digital. Com esses exemplos, com as experiências que vão ser partilhadas, mas também com as reflexões que vão ser promovidas, estamos certos de que todas as entidades e agentes do setor do turismo vão sair do fórum com inúmeras fontes de inspiração. Esperamos mesmo que o evento marque uma nova etapa na promoção da região, bem como das ferramentas e dos canais que são utilizados”.
Programa do VisitAzores Tourism Forum
29 de novembro, Teatro Micaelense
9h30 – 10h00
Abertura / Sessão de Boas-Vindas
Carlos Morais (Presidente da ATA)
Mário Mota Borges (Secretário Regional dos Transportes, Turismo e Energia)
10h00 – 11h00
“O Place Branding e a sua Aplicação; Costa Rica, Um Caso Mundial”
José Filipe Torres (CEO da Bloom Consulting)
Carolina Leñero (Diretora da Marca País da Costa Rica)
11h00 – 11h30
“Marca: Notoriedade e Estímulo da Procura Turística”
Lídia Monteiro (Diretora Coordenadora do Turismo de Portugal)
11h45 – 12h15
“Açores, Presente e Futuro”
Luís Capdeville Botelho (Diretor Executivo da ATA)
12h15 – 13h00
Mesa-redonda moderada por Paulo Simões (“Açoriano Oriental”)
14h30 – 15h00
“A Digitalização Enquanto Fator de Sucesso”
Sérgio Carvalho (Marketing Director da Fidelidade)
15h00 – 15h30
“Data Plan, o Futuro na Comunicação dos Destinos”
Óscar García-Cosuegra (Audience & Data Director da CAETSU TWO)
15h30 – 16h00
“Smart Destinations – Mobilidade e Sustentabilidade”
Paulo Humanes (Diretor da Unidade Automóvel, Mobilidade e Cidades da Ceiia)
16h00 – 16h30
“Visão Estratégica na Transição Digital”
Gonçalo Trindade (Direção Regional da Ciência e Transição Digital)
16h30 – 17h00
Mesa-redonda moderada por Paulo Simões (“Açoriano Oriental”)
17h00
Encerramento
José Manuel Bolieiro (Presidente do Governo Regional dos Açores)
30 de novembro
Master Class “Fundos Comunitários”
Ana Margarida Reis (DRAIC)
Master Class “Ferramentas de Informação”
Filipe Roquette (Bloom Consulting)
Master Class “Promoção Digital”
Óscar García-Cosuegra (Caetsu Two)
Master Class “Marketing Digital”
Carlos Bessa (ATA)