Comissão Europeia aprovou plano de atividades do EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafões para 2024.
O EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafões está preparado para que 2024 seja um ano de iniciativas marcantes, depois de o seu plano de atividades ter sido aprovado pela Comissão Europeia. O documento propõe não apenas fortalecer os laços entre a região e a União Europeia, mas também envolver ativamente os cidadãos locais em questões cruciais que moldarão o futuro da Europa.
As atividades previstas mantêm e intensificam as dinâmicas de trabalho em rede dos anos anteriores e têm como base as prioridades estratégicas da União Europeia. A agenda do EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafões para 2024 abrange temas tão atuais como as Eleições Europeias, que vão ter lugar em início de junho, ou o Pacto Ecológico Europeu, que visa colocar a União Europeia na linha da frente da transição ecológica e alcançar a neutralidade climática até 2050.
O plano de atividades pretende fazer chegar as iniciativas ao maior número possível de pessoas de Viseu Dão Lafões e da Região de Aveiro. Para tal, aposta de forma específica na comunicação, tanto online como offline, na realização de exposições e em workshops e sessões de rua, bem como na dinamização de ações destinadas à comunidade escolar.
Principais atividades previstas
Em concreto, estão previstas as seguintes iniciativas durante o ano de 2024:
“EU Beach Clean Up”: Limpeza de praia fluvial na região de Viseu Dão Lafões, com voluntários e com a equipa de sapadores florestais da CIM Viseu Dão Lafões. O objetivo é sensibilizar os cidadãos para a proteção dos oceanos e do ambiente.
“Dia da Europa – Olimpíadas da UE”: no dia 9 de maio, o Europe Direct realizará as Olimpíadas da UE, com alunos do 3.º ciclo de diversas escolas da região. Desta forma, os jovens contactam com a importância de uma participação ativa na construção do projeto europeu.
“3.ª Edição do Bootcamp Grow EU”: a 3.ª edição desta iniciativa junta jovens de Viseu Dão Lafões e de Aveiro e será centrada na temática das eleições europeias. Serão realizadas atividades e apresentações, que envolverão os jovens nos assuntos europeus. A atividade será realizada em parceria com o Instituto Politécnico de Viseu, a Universidade de Aveiro e os alumni do Summer CEmp.
“Debate – Eleições Europeias 2024”: debate com a presença dos membros da BELC- Rede de Eleitos Locais. Será moderado por um jornalista de um meio de comunicação local e visa levar a temática das eleições e da importância da participação democrática ao maior número possível de cidadãos.
“3.ª edição do Programa UEscolas”: O Programa UEscolas será dividido em duas partes. Um workshop para professores pretende sensibilizá-los para a importância de abordar os assuntos europeus em contexto educativo, enquanto a atividade “UE é que sei”, destinada aos alunos com mais de 12 anos, pretende levar os temas europeus à escola de uma forma lúdico-pedagógica.
Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões (entidade de acolhimento do EUROPE DIRECT), destaca que 2024 é um ano particularmente importante para o projeto europeu. “Este é um ano de eleições europeias e queremos que os cidadãos sintam, cada vez mais, que são parte integrante desta União e que têm uma palavra a dizer sobre o futuro da Europa. O Plano de Atividades reflete o nosso compromisso em abordar as questões mais prementes que afetam a nossa região e a União Europeia como um todo”, considera.
“Com este plano, o EUROPE DIRECT tem a capacidade de promover uma maior participação e uma melhor compreensão dos cidadãos em relação ao funcionamento do projeto europeu. É uma oportunidade para fortalecermos, com atividades em todo o território, os laços entre a União Europeia e os cidadãos da nossa região”, acrescenta Nuno Martinho.
Sobre a CIM Viseu Dão Lafões:
A CIM Viseu Dão Lafões é uma associação de municípios, denominada como Comunidade Intermunicipal, sendo constituída pelos municípios de Aguiar da Beira, Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Sátão, Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela.