Workshops “Igniting Change” arrancam em Mangualde e darão a conhecer, também além-fronteiras, os primeiros resultados do projeto LIFE Landscape Fire. Partilha de boas práticas integra conhecimento de especialistas nacionais e internacionais.
A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões vai organizar um conjunto de três workshops em Mangualde, Madrid e Bruxelas, no âmbito do projeto europeu LIFE Landscape Fire, do qual é a entidade líder. Os workshops, intitulados “Igniting Change”, têm como objetivo divulgar os primeiros resultados do projeto, bem como partilhar os conhecimentos e técnicas já desenvolvidas, com relevância regional e nacional.
O primeiro evento, com o tema “Demonstração de Boas Práticas”, vai realizar-se amanhã, dia 17 de abril, na Biblioteca Municipal de Mangualde. O programa inclui uma primeira parte dedicada à apresentação dos resultados por parte dos parceiros do projeto, nomeadamente a CIM Viseu Dão Lafões e o Instituto Politécnico de Viseu, em Portugal, e a Universidade de Extremadura, a Junta de Extremadura e a Mancomunidade Integral Sierra de San Pedro, em Espanha.
Segue-se um painel de discussão sobre “Fogo Controlado e o Pastoreio Extensivo”, que conta com intervenções de entidades como a Autoridade de Emergência e Proteção Civil, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, a Guarda Nacional Republicana, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e o Serviço de Planeamento e Gestão Florestal da Junta de Extremadura.
Mais dois workshops estão agendados para Madrid e Bruxelas, a 7 e 22 de maio. Detalhes adicionais sobre estes eventos serão divulgados em breve.
LIFE Landscape Fire – um projeto liderado pela CIM Viseu Dão Lafões
Aprovado em 2019, o LIFE Landscape Fire tem por objetivo o desenvolvimento de medidas de prevenção de incêndios florestais na paisagem rural, através do uso do fogo controlado, da silvopastorícia e do controlo de espécies invasoras. Desta forma, pretende-se proteger a biodiversidade e os ecossistemas e aumentar a resiliência do território.
Liderado pela CIM Viseu Dão Lafões desde o seu início, foi o único projeto português a ser aprovado pelo Programa Europeu “LIFE”, no aviso de 2018 na Área do Ambiente.
Projeto mereceu a visita de Comissário Europeu do Ambiente a São Pedro do Sul
Desde o início do projeto LIFE Landscape Fire, a CIM Viseu Dão Lafões já desenvolveu eventos de grande importância, em conjunto com todos os parceiros.
Um dos eventos mais marcantes aconteceu em 2023, com a visita do Comissário Europeu do Ambiente, Oceanos e Pescas, Virginius Sinkevičius, à Aldeia da Coelheira, no município de São Pedro do Sul, onde assistiu a uma ação de fogo controlado. Outro momento relevante foi o 3.º Seminário Internacional LIFE Landscape Fire, que decorreu em Viseu, assim como uma visita de campo de três dias na Região da Extremadura, em que os participantes conheceram locais intervencionados pelo projeto.
Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, destaca a importância destes workshops. “Desde 2019, que o programa LIFE Landscape Fire tem constituído um laboratório prático, em que nascem novas ideias e diferentes abordagens no combate aos fogos florestais. São esses resultados entusiasmantes que vamos partilhar, em conjunto com os nossos parceiros, em Mangualde, Madrid e, finalmente, Bruxelas. É de sublinhar que grande parte do território de Viseu Dão Lafões e da Extremadura espanhola é constituído por manchas florestais, sujeitas aos fogos florestais todos os anos. É por isso que o projeto LIFE Landscape Fire é tão importante”, realça.
Agenda detalhada do Workshop em Mangualde:
17 de abril de 2024: “Demonstração de Boas Práticas”, Biblioteca Municipal de Mangualde
09h30: Sessão de abertura
– Marco Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Mangualde
– Miguel David, Comandante Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil de Viseu Dão Lafões
– Nuno Martinho, Secretário Executivo da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões
09h45: Apresentação dos Resultados do projeto “LIFE Landscape Fire”
– André Mota, Chefe da Unidade de Ambiente e Proteção Civil da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões
– Hélder Viana, Presidente da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viseu
– Gonzalo Palomo, Investigador e Professor da Universidade de Extremadura
– Pablo Ramiro Guzmán, Técnico do Serviço de Ordenamento e Gestão Florestal da Junta de Extremadura
– Nuria Martinez, Técnica da Mancomunidade de Sierra de San Pedro
11h00: Coffee-break
11h30: Painel “O Fogo Controlado e o Pastoreio Extensivo: Replicação para Proteção e Valorização do Território”
– Moderador: Pedro Matos Trigo, Consultor na Magellan Circle – European Affairs Consultancy
– Miguel David, Comandante Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil de Viseu Dão Lafões
– José Morgado, Vice-Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro
– Fábio Lamelas, Chefe da Secção de Proteção da Natureza e do Ambiente da GNR do Comando Territorial de Viseu
– Fátima Reis, Diretora Regional da Conservação da Natureza e Florestas do Centro do ICNF I.P.
– Moisés Burgos Barrantes, Representante do Serviço de Planeamento e Gestão florestal da Junta de Extremadura
13h00: Debate
13h30: Encerramento
Para mais informações sobre o projeto LIFE Landscape Fire, visite life.cimvdl.pt.
Sobre a CIM Viseu Dão Lafões:
A CIM Viseu Dão Lafões é uma associação de municípios, denominada como Comunidade Intermunicipal, sendo constituída pelos municípios de Aguiar da Beira, Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Sátão, Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela.