Skip to main content

 

Os bairros de Alfama e Castelo sob a perspetiva das objetivas de formandos do Instituto Português de Fotografia. O mote da exposição de fotografia que vai ter como palco as instalações do Chapitô. A inauguração está marcada para as 21h00 de hoje (sexta-feira). Uma excelente oportunidade para redescobrir os dois bairros históricos de Lisboa.

Até 15 de setembro, todos os dias entre as 22h00 e as 02h00, há mais um pretexto para uma deslocação ao Bartô. No bar do Chapitô, um dos maiores polos culturais da capital, vão estar expostas fotografias de Alfama e Castelo de nove alunos finalistas do Curso Profissional do Instituto Português de Fotografia (IPF).

Dois bairros históricos que vivem realidades idênticas. Duas “aldeias” dentro da cidade, onde ainda se vive de forma comunitária e com uma grande proximidade entre os habitantes. Mas também dois bairros que se tornaram globais, devido ao fantástico crescimento do turismo. Apesar de tudo, Alfama e Castelo ainda têm muito para revelar. Isso mesmo pode ser confirmado com a visita à exposição, com as fotografias dos alunos do IPF a captarem o que escapa ao olhar da maioria dos turistas e até residentes.

A “Exposição de Fotografia-Alfama e Castelo’2017” é um momento importante na vida de Beatriz Candeias, Diogo Pimenta, Filipa D’Aguiar Rodrigues, Francisco Soares, Jorge Almeida, Pedro Madeira, Rita Martins, Roberto Moura e Sofia Ferreira. A vida de um fotógrafo é uma viagem e, nesse percurso, Alfama e Castelo foram lugares de passagem obrigatória para estes alunos – futuros profissionais da fotografia.

Com quase meio século de atividade, o IPF é reconhecido pela excelência do ensino na área da fotografia, mas também pelos programas que desenvolve em termos culturais, nomeadamente os muitos que têm como objetivo a promoção dos seus formandos. A “Exposição de Fotografia-Alfama e Castelo’2017” é disso exemplo e resulta de uma parceria de vários anos com o Chapitô.

A “Exposição de Fotografia-Alfama e Castelo’2017” decorre até ao próximo dia 15 de setembro, entre as 22h00 e as 02h00. A entrada é gratuita.

 

Sobre o Instituto Português de Fotografia

Com 49 anos de experiência na formação em fotografia, o Instituto Português de Fotografia (IPF) é a mais antiga e prestigiada instituição dedicada à área em Portugal. Quase meio século de ensino de excelência, mas também de promoção dos seus formandos. O IPF é a solução para quem aspira ser profissional da fotografia, ou o recurso para os muitos amantes da fotografia que desejam evoluir ou simplesmente potenciar o equipamento de que dispõe, seja uma câmera fotográfica ou um smartphone. Uma ampla oferta formativa, inclusivamente para os mais novos – há formações orientadas para crianças a partir dos seis anos de idade!

Com sede em Lisboa e instalações na cidade do Porto, o IPF é reconhecido pelo Instituto Português da Qualidade (IPQ) como Organismo de Normalização Sectorial para a Fotografia em Portugal, tendo também assento como membro permanente na ISO, representando Portugal, no seu comité de fotografia. Na sua história também já organizou inúmeras ações de formação por todo o país – ilhas incluídas.