· Antes do arranque da cimeira nos Açores, a Global Exploration Summit dedica uma sessão ao futuro da exploração espacial, reservada a especialistas e com transmissão em live streaming a partir de Lisboa, na tarde deste sábado, 2 de julho.
· António Costa Silva, Ministro da Economia, fará a abertura da sessão a partir das 16,30 horas, na Gare Marítima de Alcântara.
· James Garvin, cientista-chefe da NASA, e Michael López-Alegría, astronauta e atual vice-presidente da Axiom Space, são alguns dos oradores convidados da GLEX Ignition Session.
“What’s New in Space” será o mote inspirador da GLEX Ignition Session, que, este sábado, 2 de julho, a partir das 16:30 horas, juntará na Gare Marítima de Alcântara, em Lisboa, mais de 200 especialistas ligados à exploração, à economia e ao turismo espacial.
A sessão, realizada em parceria com a Agência Espacial Portuguesa – Portugal Space, em colaboração com a International Space University, acontece integrada no programa de Estudos Espaciais que está a decorrer em Oeiras até 26 de agosto, e antecipa o arranque de mais uma edição da Global Exploration Summit, cujo programa integral terá lugar este ano nos Açores, no Teatro Micaelense, em Ponta Delgada, de 4 a 7 de julho.
Um dia após o final da Cimeira dos Oceanos das Nações Unidas, que Lisboa acolheu ao longo da última semana, a GLEX Ignition Session manterá Portugal em lugar de destaque enquanto país ligado ao empreendedorismo e à inovação científica, com respostas e soluções para o futuro da preservação e exploração do planeta.
Dos oceanos para o espaço, a GLEX Ignition Session juntará, este sábado, na capital portuguesa, alguns dos principais players da economia espacial, como é o caso da Axiom Space, empresa norte-americana que revolucionou as viagens espaciais privadas e que está também na vanguarda da construção espacial, tendo sido selecionada pela NASA para construir o primeiro módulo residencial na Estação Espacial Internacional (ISS).
O painel de convidados desta sessão inédita incluirá nomes como James Garvin, cientista-chefe da NASA, precursor da exploração em Marte e líder da nova missão DAVINCI a Vénus, o astronauta Michael López-Alegría, vice-presidente da Axiom Space e comandante da primeira missão privada à Estação Espacial Internacional, Richard Garriott, um dos primeiros astronautas privados do mundo, Jean Yves Le Gall, presidente do CNES (Centre National d’Études Spatiales), a agência espacial francesa, assim como Ricardo Conde, presidente da Agência Espacial Portuguesa – Portugal Space.
“A redução dos custos no acesso ao Espaço e os avanços tecnológicos disruptivos das últimas décadas abrem portas a uma nova economia espacial, incluindo o fabrico e manutenção em órbita, as estações espaciais comerciais e turismo espacial, as novas constelações de satélites ou plataformas disruptivas de observação da Terra, entre tantas outras. São áreas que atraem a atenção de muitos investidores, mas que nos colocam o desafio de promover a utilização sustentável e responsável do Espaço, para que as gerações vindouras também possam beneficiar e prosperar neste ambiente único”, diz Ricardo Conde, presidente da Agência Espacial Portuguesa.
As oportunidades que se colocam à economia espacial, as próximas missões ao espaço, as novas estações espaciais comerciais, a importância dos satélites para a sustentabilidade do planeta ou o novo turismo de entretenimento espacial serão alguns dos temas abordados neste encontro, cuja sessão de abertura, às 16,30 horas, contará com a presença do Ministro da Economia, António Costa Silva.
“Estamos a viver uma era dourada na exploração espacial, impulsionada pela redução de custos e pelo acesso democratizado de vários agentes comerciais. O custo de acesso reduziu 10 vezes, com a perspetiva de poder baixar até 100 vezes mais nos próximos anos, tornando muito mais fácil justificar qualquer pesquisa ou atividade comercial no espaço”, afirma, por sua vez, Richard Garriott, presidente do The Explorers Club, a mais antiga e prestigiada agremiação de líderes da exploração do planeta.
Pascale Ehrenfreund, presidente da Internacional Space University, Francisco Vilhena da Costa, presidente executivo da GeoSat – Global Earth Observation Satellities, Matt Ghod, CEO da Zero G Fligths, empresa pioneira na realização de voos parabólicos comerciais e educacionais, Raphael Roettgen, investidor e sócio-gerente da EM2C Ventures, Tejpaul Bhatia, Chief Revenue Officer da Axiom Space, e José Marques, presidente da Estrutura de Missão do V Centenário da 1ª Circum-Navegação, completam o painel de oradores da sessão.
A GLEX Ignition Summit será transmitida em live streaming para todo o mundo no website (https://www.glexsummit.com/) e página de Facebook da GLEX Summit, a partir das 16,30 horas deste sábado, 2 de julho.