Os portugueses Guilherme Oliveira e Miguel Ramos vão fazer equipa no GT World Challenge Europe Endurance Cup, o mais competitivo campeonato de GT do mundo, que conta com a participação de quase 60 carros das marcas Aston Martin, Audi, BMW, Chevrolet, Ferrari, Ford, Lamborghini, McLaren, Mercedes-AMG e Porsche. Os pilotos assumem a candidatura ao título e, esta semana, já estiveram a testar na pista francesa de Paul Ricard, aos comandos de um McLaren 720S GT3 EVO da equipa britânica Garage 59.

Depois de, em 2023, terem feito equipa na visita do FIA-Campeonato do Mundo de Endurance, ao Autódromo do Algarve, Guilherme Oliveira e Miguel Ramos voltam a repartir o volante de um carro de competição, mas, desta vez, ao longo de uma temporada: cinco provas, com um total de 39 horas de corrida. O britânico Thomas Fleming completa a formação que vai correr com o número 188 nas portas do McLaren.
“Estou muito feliz”, confessa Guilherme Oliveira. “É um projeto perfeito para mim e quero agradecer ao Miguel Ramos pela confiança e por me ter aberto as portas da equipa, mas também aos meus patrocinadores. O entusiasmo é grande. Parece que estão reunidas as condições para lutarmos pelo título. Para além do Miguel ser um dos mais rápidos e experientes pilotos Bronze, a equipa é muito profissional e o McLaren é muito competitivo. Nos dois dias de testes oficiais, em Paul Ricard, tudo correu da melhor forma. Foi o meu primeiro contacto com a equipa e o carro, com condições atmosféricas bastante instáveis, mas consegui ser rápido. Realizei cerca de 40 voltas com diferentes condições de aderência, mas até isso foi excelente para conhecer o carro e poder evoluir. Não vejo a hora de fazer a primeira prova”, admite o jovem piloto de Vila Nova de Gaia.
Já Miguel Ramos confessa: “Para mim, com 53 anos de idade e a comemorar 35 anos de carreira, é um privilégio correr com dois miúdos de 20 e 22 anos, o Guilherme Oliveira e o Thomas Fleming. Também tenho um sentimento especial em fazer equipa com um português e não me esqueço que, quando isso aconteceu, fui sempre campeão: foi assim com o Pedro Matos Chaves (em 2002), com o Álvaro Parente (2015) e o Henrique Chaves (2020 e 2021). Estou confiante em repetir o feito com o Guilherme, um excelente miúdo e um piloto fantástico, com imenso futuro”. Em relação aos dois dias de testes, em França, Miguel Ramos sublinha que “o balanço é muito positivo”. Não tivemos problemas e apesar de não guiar desde dezembro, não tive dificuldade em chegar ao ritmo. O entendimento com o Guilherme (Oliveira) foi excelente, mas isso também não é propriamente uma surpresa, tendo em conta que já o conhecia. Por isso, as expetativas para a época são altas e não nego que o objetivo passa por lutarmos pelo título. Não vai ser fácil, pois estamos a correr no melhor campeonato de GT do mundo, mas estamos confiantes”.
O calendário do GT World Challenge Europe Endurance Cup é composto por cinco provas e a de abertura do calendário está marcada para dentro de um mês:
11/13 de abril – Circuit Paul Ricard
13/14 de maio – Crowdstrike 24 Hours of SPA – Prologue
30/01 de junho – Monza
25/29 de junho – Crowdstrike 24 Hours of SPA
29/31 de agosto – Nürburgring
10/12 de outubro – Barcelona
Perfil de Guilherme Oliveira
Idade: 20 anos
Data de nascimento: 7 de janeiro de 2005
Naturalidade: Vila Nova de Gaia
Com apenas 20 anos, Guilherme Oliveira é um dos mais talentosos jovens do automobilismo. Natural de Vila Nova de Gaia, este jovem piloto tem vindo a construir um percurso sólido e impressionante, destacando-se pela rapidez, consistência e maturidade em pista. Depois de um percurso de sucesso nos karts, nos protótipos e, mais recentemente, nas corridas de GT, Guilherme Oliveira representa a nova geração de pilotos portugueses que está a chegar ao topo do automobilismo mundial.
Palmarés Guilherme Oliveira
2015 – Pódio Taça de Portugal de Karting Juvenil
2016 – Vencedor Taça Portugal de Karting Juvenil
Vencedor do Troféu Norte de Portugal de karting Mini
Vice-Campeão Nacional Karting Juvenil
2017 – Campeão Nacional Karting X30 Júnior
Campeão Troféu Rotax Júnior
Vencedor Taça Bridgestone X30 Junior
Vice-Campeão Taça Portugal de Karting X30 Júnior
2018 – Campeão Troféu Rotax Júnior
Campeão de Espanha Rotax Júnior
Campeão Open Portugal de Karting X30 Júnior
Vice-Campeão Nacional X30 Júnior
Vice-Campeão Taça Portugal de Karting X30 Júnior
2019 – Campeão Nacional X30 Senior
Campeão Troféu Rotax Senior
Campeão Open Portugal Senior
4o no Rotax Max Challenge International Trophy Le Mans (entre 92 pilotos)
2020 – Campeão Troféu Rotax Senior
Campeão Troféu Rotax DD2
Campeão Ibérico Rotax DD2
Vitória no Campeonato Espanha de Karting, prova de Zuera em KZ2
Estreia em F4, no Circuito de Jarama, com um 4º lugar numa das corridas
2021 – Participação no F4 FIA CHAMPIONSHIP, com vários top 5 e top 10 e um pódio.
Estreia na última prova do European Le Mans Series
2022 – Vice-Campeão do European Le Mans Series LMP3 com 3 vitórias: Monza, Spa- Francorchamps e Barcelona.
7º na Asian Le Mans Series com LMP3 (Dubai e Abu Dhabi)
2023 – 2º na Michein Le Mans Cup (Barcelona)
4º na categoria “Roar before the Rolex’ na Qualificação das 24 Horas de Daytona
6º nas 6 Horas de Portimão | FIA-Campeonato do Mundo de Endurance
8º nas 6 Horas de Monza | FIA-Campeonato do Mundo de Endurance
2024 – 3º na Classe Silver, nas 3 Horas de Nürburgring, no Fanatec GT World Challenge Endurance
Participação nas 24 Horas de Spa-Francorchamps
Perfil de Miguel Ramos
Data de nascimento: 25 de setembro de 1971
Naturalidade: Porto
Com 35 anos de carreira, Miguel Ramos é um dos nomes incontornáveis do automobilismo. Natural de Vila Nova de Gaia, este empresário e piloto soma títulos e vitórias nas pistas. Curiosamente, primeiro nas de terra da modalidade de autocrosse e só a partir de 1994 nas de asfalto, tendo participado em troféus monomarca, corridas de turismo e até de monolugares. Desde 2002 que se tem dedicado às corridas de GT.
Ao longo dos anos, Miguel Ramos construiu um palmarés invejável, tornando-se um dos pilotos mais bem-sucedidos e experientes dos paddock, sendo uma referência das competições de GT, comO confirmam os números: 77 vitórias, 209 pódios e 61 pole positions.
Palmarés em corridas de GT
– Em 2024, vitória na 2ª de corrida de Barcelona do Fanatec GT World Challenge e 2º classificado na 2ª corrida de Magny-Cours
– Vice-campeão Fanatec GT World Challenge Europe Bronze Sprint Cup 2023.
– Campeão Fanatec GT World Challenge Europe Pro-AM Global e Sprint em 2021 e 2022.
– Campeão International GT Open em 2015 e 2020.
– Campeão por equipas no Campeonato FIA GT em 2007, 2008, 2009 e 2010; No LeMans Series em 2009 e no International GT Open em 2013, 2014, 2016 e 2020; Blancpain GT Series Endurance Cup em 2019; Campeão Fanatec GT World Challenge Europe Pro-AM em 2021
– No GT Open International, subiu mais de 70 vezes ao Pódio, estando hoje no topo da lista dos pilotos com mais vitórias – “20”.
– Terceiro classificado no Campeonato FIA GT em 2008.
– Campeão de Itália nos GT em 2005.
– Campeão de Espanha nos GT em 2002.
O GT World Challenge Europe Endurance Cup
Em 2025, o GT World Challenge Europe powered by AWS vai continuar a ser o campeonato GT referência no mundo. Um impressionante plantel de 59 carros está confirmado para a época da Endurance Cup, um número que vai aumentar para a emblemática CrowdStrike 24 Horas de Spa (25–29 de junho).
A lista de inscritos revela uma participação ainda mais ampla de construtores. Todos os nove fabricantes que competiram no ano passado regressam, com Aston Martin, Audi, BMW, Ferrari, Ford, Lamborghini, McLaren, Mercedes-AMG e Porsche fortemente representados. A grande novidade é a Corvette, que marca presença, pela primeira vez, desde 2014, completando assim um total de 10 marcas para a presente temporada.
No entanto, o sucesso das inscrições deste ano não se mede apenas em quantidade: a grelha de 2025 vai apresentar um equilíbrio notável entre as classes Pro, Gold Cup, Silver Cup e Bronze Cup, garantindo ainda mais espetáculo e competitividade.
O McLaren 720S GT3 EVO
O McLaren 720S GT3 foi o primeiro modelo GT concebido e construído pela McLaren Customer Racing, tendo como base o 720S da Super Series. A evolução do GT3 dá continuidade ao sucesso do 720S no topo das competições internacionais de GT.
O 720S GT3 EVO assenta numa estrutura MonoCage II, em fibra de carbono, leve, mas extremamente rígida, juntamente com a versão de competição do motor M840T V8 biturbo de 4.0 litros, com 740 cavalos, e um desempenho aerodinâmico aprimorado. Um carro capaz de atingir os 341 km/h de velocidade de ponta
No final da temporada de 2021, a equipa Garage 59 recebeu dois novos McLaren 720S GT3, para competir, no ano seguinte, na Asian Le Mans Series e no GT World Challenge Europe. O regresso à McLaren foi um sucesso, com os resultados a melhorarem, progressivamente, à medida que a equipa se adaptava ao novo carro.
O primeiro pódio surgiu em Abu Dhabi, na Asian Le Mans Series, enquanto a primeira vitória chegou, em Magny-Cours, na quarta ronda do GT World Challenge Europe. No final do ano, Miguel Ramos garantiu uma vantagem inatingível no campeonato de pilotos Pro-Am e selou o título em Barcelona.
A equipa fez a transição completa para o McLaren 720S GT3 no início da temporada de 2023.
A Garage 59
Fundada em 2016, a Garage 59 é uma equipa britânica de automobilismo, especializada na preparação de McLaren, Ferrari e Aston Martin. O Centro Técnico da equipa está localizado em Brackley, no coração do “Motorsport Valley” do Reino Unido.
A Garage 59 alcançou múltiplas vitórias em campeonatos nos últimos anos.
O primeiro título surgiu em 2016, quando a equipa conquistou a Blancpain GT Series Endurance Cup, na categoria de pilotos, com Shane Van Gisbergen, Rob Bell e Côme Ledogar, ao volante do McLaren 650S GT3.
Em 2020, Alexander West e Chris Goodwin venceram o título de pilotos Pro-Am Endurance do GT World Challenge, no Aston Martin Vantage GT3 #188, enquanto a equipa também levou para casa o título da categoria Pro-Am.
Miguel Ramos e Dean Macdonald sagraram-se campeões do GT World Challenge Europe Sprint Cup Pro-Am, em 2022, com o McLaren #188 da Garage 59. Nesse mesmo ano, Ramos conquistou ainda o título absoluto de Campeão Pro-Am do Fanatec GT World Challenge, após competir, tanto no Sprint Cup, como no Endurance Cup.
Em 2023, a Garage 59 alinhou um McLaren 720S GT3 Evo para a Sky Tempesta Racing, garantindo um título inédito, em Barcelona, ao vencer a Bronze Cup Endurance.
A temporada de 2024 foi marcada pelo triunfo no British GT Championship, através de Adam Smalley e Shaun Balfe, na categoria Silver-Am.
Em 2025, os pilotos de fábrica Marvin Kirchhöfer e Benjamin Goethe vão ter um programa a tempo inteiro ao volante do McLaren #59, que vai lutar pela vitória na classe Pro. No Endurance Cup, contarão com a companhia do estreante Joseph Loake.
O McLaren #188 mantém-se na classe Bronze Cup, com Miguel Ramos como o único piloto a continuar na formação. O português, um dos mais rápidos e experientes pilotos Bronze, vai fazer equipa com Guilherme Oliveira e o inglês Thomas Fleming.