Depois de uma promissora estreia nas 24 Horas de Daytona, no início da época, Guilherme Oliveira foi convidado para regressar ao principal campeonato de Resistência dos Estados Unidos, para disputar a prova na famosa pista de Indianápolis, de 15 a 17 de setembro. O jovem piloto português, de apenas 18 anos, vai partilhar um Ligier da categoria LMP3 com o norte-americano Bijoy Garg, ao serviço da equipa Jr III Racing.
Vice-campeão europeu de Resistência no ano passado, a época de 2023 de Guilherme Oliveira tem sido marcada por estreias importantes na carreira do jovem piloto de Vila Nova de Gaia. Após já ter competido pela primeira vez nos Estados Unidos, nas Rolex 24 Horas de Daytona, e no Campeonato do Mundo FIA de Resistência, o WEC, Guilherme Oliveira vai poder agora estrear-se noutro dos palcos mais importantes automobilismo mundial: a Indianapolis Motor Speedway. O convite surgiu da equipa Jr III (Junior-Three) Racing, que colocará Guilherme Oliveira e o jovem norte-americano Bijoy Garg ao volante de um dos dois Ligier da categoria LMP3 que inscreve na “TireRack.com Battle on the Bricks”, a penúltima prova do IMSA WeatherTech Sports Car Championship (15 a 17 de setembro).
“É uma oportunidade fantástica de voltar aos Estados Unidos e ao IMSA, um campeonato extremamente competitivo e atrativo para um jovem piloto como eu”, afirmou Guilherme Oliveira, que em janeiro liderou as 24 Horas de Daytona nos LMP3, até o seu companheiro de equipa ser obrigado a desistir, devido à quebra do escape. “Adorei toda a experiência de Daytona e é muito especial poder correr noutra ‘catedral’ como Indianápolis, é mais um sonho tornado realidade. Tenho treinado no simulador para tentar conhecer o traçado o melhor possível, mas claro que as primeiras sessões de treinos serão fundamentais. Pelo menos já conheço bem o carro e também sei que a Jr III Racing é uma equipa competitiva. Em Daytona deu para ver que o Bijoy (Garg) é rápido, por isso acredito que vamos fazer uma boa dupla. O meu grande objetivo é dar um bom resultado à equipa e mostrar o meu valor neste campeonato”, referiu o piloto português, que volta a ser um dos mais jovens de todo o pelotão do IMSA.
Billy Glavin, o dono da Jr III Racing, mostrou-se “entusiasmado por ter o Guilherme na equipa para Indy. Ele correu contra o Garett (Grist, piloto do outro carro da equipa) na ELMS e provou que é muito rápido e competitivo num LMP3. O Guilherme e o Bijoy vão fazer uma excelente dupla, até porque o Bijoy já correu em Indianápolis num monolugar. Vai ser uma grande experiência para toda a equipa”, apontou o responsável da formação norte-americana.
A qualificação da prova de Indianápolis está marcada para sábado, dia 16, às 7h55 (hora de Portugal), enquanto a corrida, que terá a duração de 2h40m, tem início às 08h00 de domingo. Guilherme Oliveira estará ao volante do Ligier com o número 29.