Skip to main content

A GLEX Summit 2024 desafiou os jovens estudantes dos Açores a entregar projetos para a preservação da incrível biodiversidade e o extraordinário património natural do arquipélago, no “Concurso Jovens Exploradores 13-18: Explora Açores!”. Os jovens aderiram com entusiasmo à chamada, com projetos criativos e originais, o que demonstra que estão alerta para a importância da preservação da natureza – e que a GLEX Summit não deixa ninguém indiferente. Os finalistas foram anunciados na cimeira, que decorreu na semana passada na Ilha Terceira.

Com o objetivo de envolver os jovens açorianos, a GLEX Summit 2024 promoveu o “Concurso Jovens Exploradores 13-18: Explora Açores!”, para estudantes entre os 13 e 18 anos de idade. Verificou-se uma excelente adesão à iniciativa, com várias ideias inovadoras e originais, o que confirma o entusiasmo dos jovens por temas tão fraturantes como a urgência da preservação da natureza e o advento das alterações climáticas, assim como o impacto que a GLEX Summit (também) tem nos jovens.

Constança Ormonde, Clara Couto, Clara Sousa, Francisco Cabral e Gonçalo Ricardo são os cinco finalistas do concurso, anunciados na GLEX Summit 2024. Os seus projetos encontram-se neste momento a ser avaliados por um júri especializado, composto por: Ana Pires (cientista-astronauta portuguesa), Carlos Ormonde (professor e CEO/fundador da Floriazoris), Carlos Picanço (diretor de vendas e marketing da Futurismo Azores Adventures), Hugo Vau (surfista de grandes ondas e ocean lover) e Rita Madruga (presidente do Núcleo Empresarial da Ilha de São Jorge-NESJ). Os vencedores serão anunciados oportunamente.

Uma oportunidade extraordinária para os estudantes dos Açores mostrarem a sua criatividade, paixão e compromisso pela exploração sustentável dos Açores. Desde a pesquisa e identificação de espécies locais, até ao desenvolvimento de tecnologias inovadoras para monitorização ambiental, as possibilidades eram infinitas. Os estudantes foram convidados a entregar os seus trabalhos até 4 de junho, através de um formulário disponível em https://glexsummit.uingress.com/ClosedExploraAcores.

Além de fazerem uma contribuição importante para o território e a comunidade dos Açores, os estudantes participantes no concurso “Explora Açores” têm a oportunidade de ganhar prémios muito aspiracionais e transformadores, incluindo uma viagem a Nova Iorque, uma visita à sede do maior clube de exploração do mundo e uma adesão ao Young Explorers do The Explorers Club, acompanhada por um exclusivo programa de mentoria, com duração de um ano.

Estes eram os três temas que os organizadores desafiaram os estudantes a explorar:

Biodiversidade açoriana: Descobrir a fauna e flora únicas da tua ilha, através de investigação, fotografia ou criação de trilhos para identificação de espécies locais.

Inovação tecnológica para a investigação marinha: Criar soluções inovadoras, como drones subaquáticos, sensores ambientais ou aplicações de monitorização, para explorar e conservar os recursos marinhos dos Açores.

Exploração espacial e ecossistemas marinhos: Investigar o impacto da exploração espacial nos ecossistemas marinhos, abordando questões como poluição luminosa, detritos espaciais e conservação marinha. Pensar em como o espaço pode ajudar a preservar os ecossistemas marinhos.

Apoios Locais

Esta iniciativa contou com o apoio da Autarquia de Angra do Heroísmo, da Câmara de Comércio de Angra do Heroísmo e da Direção Regional de Educação dos Açores.

SATA Azores Airlines

O concurso, bem como a GLEX Summit 2024, contou também com o apoio da Azores Airlines by SATA, companhia subsidiária do Grupo SATA.


Sobre a GLEX Summit:

A Global Exploration Summit (GLEX Summit) foi criada no âmbito da celebração do quinto centenário da primeira circum-navegação do mundo, comandada por Fernão de Magalhães. Em 2019, na edição de estreia, a organização e o painel de oradores assinaram a Declaração de Lisboa, firmando o compromisso com a exploração fundamentada na procura de conhecimento científico para o progresso da humanidade e de toda a vida na Terra e no Universo.

Em apenas quatro edições, a GLEX Summit tornou-se a maior cimeira de exploradores à escala global, ao conseguir reunir um notável leque de oradores nas áreas da conservação da natureza, oceanos, Terra e Espaço, de que são exemplo lendas vivas da exploração e investigação como James Garvin, Brian Cox, Beverly e Dereck Joubert, Fabien Cousteau, Sian Proctor, Sylvia Earle, entre muitos outros. As dezenas de palestras conduziram os espectadores a uma viagem por descobertas vanguardistas, tendo sido apresentadas importantes missões científicas e tecnologias de ponta que têm impulsionado a Humanidade para novas fronteiras do conhecimento.

Por outro lado, a cimeira tem posicionado Portugal enquanto destino de boas práticas na conservação dos oceanos, na produção e partilha científica, assim como destino referência de inclusão e diversidade.

Certificação sustentável

A GLEX é um evento eco-responsável, com a certificação da gestão sustentável de eventos pela norma ISO 20121. Esta certificação foi atribuída à Expanding World pelo esforço empreendido em conjunto com o The Explorers Club de implementação de um sistema de gestão sustentável da cimeira.

GLEX Summit no Discovery+

Algumas das palestras da GLEX chegam ao Discovery+, a plataforma de streaming da Warner Bros. Discovery, com mais de 25 milhões de subscritores nos EUA. Os episódios da terceira temporada da série destacam algumas das missões científicas e descobertas apresentadas na GLEX Summit, como os vulcões ativos no universo, a primeira Estação Espacial Comercial e os desafios e avanços da medicina espacial.