Quase cinco anos depois da revelação da primeira geração, chega ao mercado o Nissan LEAF Acenta Limited Edition. Uma série limitada que tem por base a versão Acenta (a segunda mais rica da gama) e que se caracteriza por uma invulgar lista de equipamentos, face ao competitivo preço a que é proposto.
Com uma extensa lista de equipamento, onde pontuam itens como o sistema de navegação com ecrã de sete polegadas com indicação dos pontos de recarga; o serviço telemático exclusivo Carwings que permite a conexão remota ao automóvel através do PC ou telemóvel; o sistema mãos livres Bluetooth®; os espelhos retrovisores ajustáveis e rebatíveis eletricamente; o “spoiler” do tejadilho traseiro com células fotovoltaicas; o ar condicionado automático; os estofos em alcantara; bem como as jantes de liga leve de 17 polegadas em azul e dois cabos de carregamento (o tradicional de 10 amperes para ligar a uma vulgar tomada da residência ou do escritório, mas também o cabo específico de 32 amperes que permite a ligação aos postos de carregamento), todos fazem parte do equipamento de série. Tudo isto por um preço recomendado de 20.400€, incluindo as campanhas Nissan e o incentivo da Fiscalidade Verde.
No fundo, um Nissan LEAF acessível e ainda mais sedutor, com a versão Acenta Limited Edition a ser mais um exemplo do empenho da Nissan em tornar o modelo cada vez mais atrativo. Na realidade, apesar de ter sido o percursor da mobilidade zero emissões, o Nissan LEAF nunca se acomodou ao estatuto e, a verdade, é que ao longo dos quase 60 meses de vida, não parou de evoluir. Seja ao nível da autonomia – hoje, reivindica 199 quilómetros – na habitabilidade, na dinâmica, nos equipamentos propostos e na tecnologia.
Mas os preços fizeram um caminho inverso, pelo que o Nissan LEAF é, hoje, um dos símbolos da democratização do automóvel elétrico, uma vez que pode ser adquirido a partir de pouco mais de 16 mil euros – 16.200€ mais concretamente – incentivo fiscal incluído e da própria Nissan, que duplica o valor (de 4.500€) mesmo sem um abate associado.
As características intrínsecas, o conceito que interpreta, a extraordinária fiabilidade (o Nissan LEAF é um dos automóveis com melhor índice de satisfação dos clientes), os reduzidos custos de utilização (cerca de 1,5€ em eletricidade por cada 100 quilómetros percorridos), mas também a capacidade que tem tido em evoluir, justificam o sucesso do Nissan LEAF. O automóvel elétrico mais vendido no mundo, com mais de 184.000 unidades em circulação, 340 das quais em Portugal, onde também é líder destacado do segmento.
Tal como os restantes Nissan LEAF, a versão Acenta Limited Edition, em silêncio e sem quaisquer emissões de escape, vai ajudar a melhorar a qualidade do ar, sobretudo nos grandes centros urbanos. Precisamente, onde mais clientes se renderam ao modelo e onde os proprietários podem tirar partido dos vários postos de carregamento. Nesse sentido, é importante destacar que, com o cabo de carregamento associado à versão Acenta Limited Edition, o Nissan LEAF precisa de menos de quatro horas para carregar as baterias de 0 a 100 por cento em boa parte dos postos de carregamento públicos.
###
Sobre a Nissan em Portugal
Com 20 concessionários em todo o território nacional, a Nissan propõe uma linha completa de produtos, que inclui veículos de passageiros, crossovers, 4X4’s e pickup’s e automóveis de alta performance, para além de veículos comerciais ligeiros e pesados. Disponibiliza ainda um alargado conjunto de serviços de apoio aos seus Clientes, Parceiros e Concessionários.
A Nissan vendeu em Portugal durante o seu ano fiscal de 2014, terminado a 31 de Março passado, um total de 8.950 veículos, a que corresponde uma quota de mercado recorde de 4,9% e um crescimento de 75,4% em relação ao ano fiscal anterior. Nesse período, a Nissan reafirmou a sua liderança no segmento Crossover e cimentou a sua posição de marca líder de vendas de veículos 100% elétricos em Portugal.