Sim, é difícil conter a surpresa… Está impressionado com o estilo, o requinte, a imagem de exclusividade e a imponência do novo Renault Espace? Mas se reage assim com a imagem exterior, quando entrar não vai conseguir conter um “ah!” de espanto. É que o habitáculo mais parece um campus tecnológico, onde se “respira” não apenas tecnologia, mas também espaço, conforto, qualidade e luxo. Aliás, arriscamos que a resposta a alguns dos seus maiores caprichos pode ser encontrada no novo Renault Espace, tantas são as funcionalidades que incorpora. No fundo, o novo Espace é o símbolo da capacidade tecnológica e de inovação da Renault. A quinta geração assume-se como um crossover, mas com as características que fizeram do modelo um autêntico ícone da indústria automóvel: modularidade, habitabilidade, conforto e inovação. Disponível com os motores dCi 130 e dCi 160 Twin Turbo, o novo Renault Espace está disponível na rede de concessionários, a partir de 42.040€.
ESQUEÇA O RELÓGIO E HABITUE-SE A VIAGENS EM CLASSE EXECUTIVA
Quando programar a visita a um concessionário Renault para conhecer e ensaiar o novo Espace esqueça o relógio, mas também os compromissos ou as obrigações para o resto do dia. Sim, o conselho não pode ser mais avisado. É que só para contactar e experimentar todas as tecnologias e equipamentos, vai precisar de umas largas dezenas de minutos. E, não, não estamos a cair na tentação do exagero. O novo Renault Espace é mesmo um autêntico concentrado de tecnologia!
Se não acredita em amor à primeira vista, isso vai mudar quando vir o novo Renault Espace. Apesar das dimensões generosas (praticamente o mesmo comprimento que o Grand Espace da geração anterior), as linhas são elegantes, distintas e até algo imponentes, a que não são alheios os 16cm de altura ao solo.
Sim, está na presença de um crossover e engana-se se pensa que está a ser traído pela memória. O design que tem à sua frente não tem qualquer paralelo com outro modelo do mercado e se circundar a carroçaria mais convicto fica disso mesmo. O novo Renault Espace tem uma identidade única, independentemente do ângulo em que o observar. É original e mais do que cativar a atenção, tem o dom de seduzir. Há ângulos que não disfarçam a inspiração na aeronáutica e, se tem dúvidas, prenda o olhar no perfil da traseira. Já a imensa superfície vidrada transmite-lhe a sensação que vai redescobrir tudo aquilo que já pensava conhecer de paisagens urbanas ou naturais, pois nunca esteve numa posição de observação tão privilegiada.
QUALIDADE E LUXO INQUESTIONÁVEIS
Agora pegue no cartão mãos-livres e aproxime-se do novo Renault Espace. Sim, acenderam-se as luzes diurnas e os faróis traseiros. Os espelhos retrovisores abriram-se e o ambiente do habitáculo iluminou-se. Tudo isto antes de abrir a porta. Mas agora abra-a, mas não se precipite ainda para o lugar do condutor. Sim, a tentação é grande, mas antes disso, volte a fechar a porta e sinta o suave e preciso bater da porta. Sim, acabou de perceber que a qualidade de construção é irrepreensível.
Mas é, finalmente, chegado o momento de entrar no novo Renault Espace. Lembra-se das vezes em que teve de escolher o dia perfeito para abrir aquele vinho de guarda? Aquela colheita especial, que exigia um momento perfeito e uma apurada sensibilidade de palato e de nariz? Diferenças à parte, quando entrou no novo Renault Espace não ficou com a sensação que, para desfrutar, em pleno, de todos os mais ínfimos detalhes, é preciso o tal dia?
Sim, é verdade. Mas, por outro lado, não sente que só o ambiente, o requinte, a classe, a qualidade, o conforto do interior são suficientes para tornar um “vulgar” dia no tal dia em que estamos disponíveis para fazer despertar os mais apurados sentidos e emoções? E atenção que esse sentimento resulta apenas daquilo que já conseguiu percepcionar com o olhar. AMBIENTE DE AERONÁUTICA
Mas agora que está sentado e a procurar absorver todo o ambiente, confesse… Não parece que está no cockpit de um jacto privado? Não é por acaso que tem essa sensação. O interior e, em particular, a consola, mas também o pilar central, são inspirados na aeronáutica. A amplitude é grande, o ambiente “respira” tecnologia. Aliás, o desenho da alavanca de caixa de velocidades é bastante semelhante ao de um avião. E reparou que, assim que se sentou, o painel de instrumentos, mas também o grande ecrã com o sistema R-Link 2, ganharam vida? E que até foi recebido com uma animação de boas-vindas?
Olhe agora ao seu redor… Não é verdade que o conforto, o espaço, o requinte e a excelente luminosidade são transversais aos restantes passageiros? E, sim, pode transportar mais seis pessoas, em confortáveis lugares individuais. Admita… Por momentos até pensou que estava dentro de um monovolume! Mas não, está num crossover, mas no crossover que, talvez interprete como nenhum outro, os dois conceitos.
E se o prazer da degustação de um bom vinho só pode ser alcançado com os sentidos despertos, também uma viagem no novo Renault Espace constitui um autêntico apelo aos sentidos.
SISTEMA R-LINK 2 PARA TODOS OS CAPRICHOS
Mas antes de pressionar o botão “start” da ignição, regule a posição de condução através dos comandos eléctricos localizados na lateral do banco ou, se preferir, através do R-Link 2. E depois de encontrar a posição mais correcta e que melhor se ajusta à sua fisionomia, memorize o seu perfil para não ter de voltar a fazer a regulação sempre que mais alguém andar no automóvel. Aliás, há seis perfis que podem ser gravados.
Por outro lado, se, desta vez, não tiver necessidade de transportar sete pessoas e até precisar de uma área de carga suplementar, não precisa de estar preocupado com o trabalho, a ginástica e a força necessárias para tirar ou mesmo rebater bancos. Através do R-Link 2, identifique o banco ou os bancos que quer prescindir e limite-se a selecionar no ecrã a opção de rebatimento. Sim, simples, prático e rápido! E isto independentemente da posição dos apoios de cabeça. Mas se preferir também pode optar por fazer o rebatimento através do bloco de comandos situado no porta-bagagens ou, claro, fazendo-o manualmente nos próprios bancos.
Mas já que estamos a falar do porta-bagagens, tenha em conta que a abertura do portão traseiro pode ser regulada electronicamente, em função da sua estatura ou da altura da sua garagem.
Não desespere… Ainda antes de dar início à viagem, é importante perceber tudo o que o sistema R-Link 2 lhe pode oferecer. Basicamente pode parametrizar todo o automóvel através do ecrã táctil e quando afirmamos todo, é porque é mesmo todo. Sim, até parâmetros dinâmicos! Mas antes destes… Imagine que pode seleccionar a função de… massagem! Só tem de escolher aquela que está de acordo com o seu momento! E para os dias de frio, claro, que também pode recorrer ao sistema de aquecimento dos bancos.
Através do ecrã de 8,7 polegadas – um autêntico tablet – com grafismos sofisticados e intuitivos, introduza o seu destino no sistema de navegação em 3D, comande o excelente sistema áudio BOSE® que introduz, pela primeira vez, o som BOSE Surround a bordo, active o reconhecimento de voz e telefone, parametrize o ar condicionado, bem como a leitura dos seus emails e, se for necessário, use as portas USB com jack de 3,5mm, as tomadas de 12 V ou o cartão SD existentes na consola, mas também na segunda e terceira fila de bancos.
Mas como o R-Link 2 também é sinónimo de segurança, active o alerta de transposição da faixa de rodagem, a comutação automática dos faróis, o alerta de excesso de velocidade com reconhecimento dos painéis de sinalização, o aviso de ângulo morto através de um sinal visual no espelho retrovisor, o alerta de distância de segurança para a viatura que seguir à sua frente, o sistema de travagem activa de emergência ou até o modo manual do Advanced Traction Control, que lhe permite gerir os arranques em situações de aderência bastante precárias.
VÁRIOS ESPACE NUM SÓ COM O MULTI-SENSE®
E engana-se se pensa que as funcionalidades do sistema R-Link 2 se esgotaram… Aliás, há muitas mais, mas desafiamo-lo a descobri-las à medida que for descobrindo o novo Renault Espace. Para já e, por último, só nos vamos deter sobre mais uma funcionalidade, também esta inovadora: o sistema Multi-Sense.
Programável, claro, através do ecrã táctil, o sistema concentra uma panóplia de tecnologias que pode parametrizar em função dos seus desejos, estados de espírito ou simplesmente dos seus caprichos. O Multi-Sense® actua ao nível do sistema 4Control (as quatro rodas direccionais), nas regulações do amortecimento pilotado, na sensibilidade da direcção, na resposta do motor, na sensibilidade do pedal do acelerador, na rapidez da caixa de velocidades (EDC de dupla embraiagem), mas também nos instrumentos de bordo, na sonoridade do motor e no ambiente luminoso do habitáculo, onde pode optar por cinco cores diferentes.
Ou seja, compete-lhe a si decidir o ambiente em que viaja, se quer uma viagem serena e económica ou se prefere uma mais desportiva. Aliás, pode escolher um dos quatro modos pré-programados (Eco, Confort, Neutro e Sport) ou parametrizar o seu próprio modo. Sim, um modo com a sua assinatura! Surpreendido? É natural. A Renault é a primeira marca generalista a propor um sistema que coordena de forma global e intuitiva tantas tecnologias.
No fundo, o sistema Multi-Sense® representa vários Espace num só…
AMORTECIMENTO PILOTADO E 4CONTROL AO SERVIÇO DA CONDUÇÃO
E agora que, finalmente, é chegada a hora de dar início à viagem, desfrute da excelente posição de condução. Claro que não resistiu a accionar o comando da massagem. Agora sinta o luxo, o requinte, o bem-estar e o conforto que se vive a bordo do novo Renault Espace. Com o amortecimento pilotado, não fica com a sensação que os buracos e as irregularidades da estrada desapareceram como que por magia? É que o sistema monitoriza não apenas as condições da estrada, mas também o tipo de condução que está a adoptar, tendo a capacidade de ajustar a resposta dos amortecedores até 100 vezes por segundo. Sim, leu bem, cem vezes por segundo – uma tecnologia que é patenteada pela Renault!
E a sensação de curvar com o novo Renault Espace? Está espantado com a forma como um automóvel com quase cinco metros de comprimento, 2,1 metros de altura e com mais de 1.600 quilos de peso consegue ser tão eficaz e maneável? A “culpa” é do 4Control, o sistema de quatro rodas direccionais da Renault. A velocidade reduzida, as rodas traseiras viram no sentido oposto ao das rodas dianteiras, com uma amplitude máxima de 3,5 graus, de modo a favorecer as manobras, como as de estacionamento. Em condução em estrada (a partir de 50, 60 ou 70km/h, conforme o modo de condução) as rodas traseiras viram no mesmo sentido que o das rodas dianteiras, com tudo o que isso implica em termos de segurança e prazer de condução.
EFICÊNCIA E PRAZER DE CONDUÇÃO
Prazer de condução que também é conferido pelo motor Energy dCi 160 EDC Twin Turbo. Sim, tal como a designação deixa pressupor, um bloco diesel com dois turbos. Um de muito baixa inércia, que já lhe permitiu fazer arranques e respostas enérgicas logo a partir dos baixos regimes e um segundo turbo que já o surpreendeu pelas excelentes recuperações e rápidas acelerações.
E como é que vai reagir ao confessarmos que se trata de um motor com “apenas” 1.600cc de cilindrada? Sim, a tecnologia faz milagres e assim a Renault assim proporciona um motor económico (consumo de 4,6 l/100 km) e amigo do ambiente (120 g/km de CO²), mas com desempenhos ao nível de um motor com 2 litros de cilindrada.
Em alternativa e, apenas disponível com caixa manual de seis relações, pode adquirir o novo Renault Espace com o Energy dCi 130, o motor que tantos e tão rasgados elogios tem recebido nas gamas Mégane e Scénic.
Sim, está de regresso ao concessionário. Mas antes de terminar o ensaio, pare na zona em que tenciona estacionar. Recorra ao ecrã do R-Link para procurar o Easy Park Assist. Uma tecnologia que identifica o lugar de estacionamento, que mede o espaço disponível e que assume o controlo da direcção durante a manobra de estacionamento em paralelo, em espinha ou na perpendicular. Agora só tem de largar as mãos do volante e deixar que o novo Renault Espace faça – sozinho – as manobras de estacionamento, consigo apenas a fazer a gestão dos pedais do acelerador e travão.
E quando vier levantar o novo Renault Espace que a seguir vai encomendar, recorra também ao Easy Park Assist para a saída do estacionamento…
Por último, mas não menos importante: o novo Espace beneficia da garantia de 5 anos Renault; e, com uma nota global de 81%, ainda recentemente obteve as 5 estrelas nos testes de segurança passiva realizados pelo organismo independente Euro NCAP. Um resultado que foi obtido de acordo com os critérios mais severos aplicados desde Janeiro de 2015.
22 de Maio de 2015