Três gerações depois, o Renault Mégane R.S. está, mais do que nunca, pronto para as… curvas! Com uma estética arrebatadora, um potente motor de 280 cavalos e o supereficiente sistema de quatro rodas direcionais 4CONTROL, a mais recente obra-prima da Renault Sport Cars volta a elevar os padrões de performance dos modelos compactos desportivos. Sente-se ao volante e perceba porquê…
Esta primavera também promete ter alguns contornos de verão, pelo menos nas estradas de asfalto portuguesas! “Cortesia” da tão ansiada terceira geração do Renault Mégane R.S., que agora chega a Portugal por um preço a partir de 38.780€ e com argumentos mais do que suficientes para aquecer a temperatura do alcatrão, ao mesmo tempo que acelera as pulsações e descarrega adrenalina sobre quem o conduzir… perdão, pilotar!
Concebido e desenvolvido pelos técnicos da Renault Sport, o mais recente membro da família R.S. da Renault apresenta-se ao serviço com inovações tecnológicas que o elevam ao topo da categoria dos compactos desportivos do segmento C, mas com uma versatilidade dinâmica notoriamente invulgar. Com efeito, tanto pode assumir a diabólica personalidade de um desportivo de eleição, como a de um familiar!
Um desportivo puro, mas também um familiar!
Disponível em duas versões – TCe 280, com caixa manual de seis velocidades, e TCe 280 EDC, com caixa automática de dupla embraiagem de seis velocidades –, (uma terceira versão – Trophy – com motor mais potente de 300 cv chegará a Portugal no final de 2018), o novo Mégane R.S. reúne todos os argumentos para impressionar.
Dois chassis diferentes – Sport e Cup – integram o leque de opções disponíveis, tornando o modelo mais ou menos radical, consoante a utilização pretendida. No caso da versão com chassis Sport, o eficaz comportamento em estrada está, desde logo, assegurado, mas a afinação de suspensão mais suave permite-lhe oferecer maior nível de conforto no quotidiano, mantendo intactas as suas virtudes desportivas. “Vestido” com o chassis Cup, o Mégane R.S. revela um amortecimento 10% mais rígido e uma nova parametrização do diferencial autoblocante mecânico Torsen®, que melhora, ainda mais, a motricidade e faz esquecer que estamos ao volante de um tudo à frente.
250 km/h de velocidade máxima e 5,8 segundos dos 0-100 km/h
Se um comportamento dinâmico excecional é a base para um desportivo de eleição, as performances alcançadas não são menos importantes. E, neste capítulo, o Mégane R.S. também “dá cartas”, com uma velocidade máxima anunciada de 250 km/h (controlada eletronicamente) e uns escassos e expressivos 5,8 segundos no tempo para atingir a mítica marca dos 0-100 km/h e uns não menos impressionantes 25,0 segundos para cruzar a barreira dos 1000 metros, após arranque parado.
Para lidar com estes números, o mais potente Mégane R.S. de sempre oferece uma capacidade de travagem irrepreensível, tanto ao nível da potência como da resistência, apoiada num eficaz sistema com discos dianteiros de 355 mm e traseiros de 290 mm.
Estética arrebatadora
O design exterior, orientado para o desempenho dinâmico, fortalece a sensação desportiva do novo Mégane R.S..
A distância ao solo reduzida 5 mm (face ao Mégane GT), o para-choques dianteiro com grelha de entrada de ar com padrão 3D em ninho de abelha e lâmina F1, o alargamento dos guarda-lamas dianteiros e traseiros, as saídas de ar laterais que otimizam o fluxo de ar nas cavas das rodas, as novas jantes de 18 ou 19 polegadas, a que se juntam ainda o para-choques traseiro com difusor integrado, saída de escape central e um difusor traseiro, projetado para aumentar a downforce (força descendente), são elementos que demarcam uma estética agressiva e que não deixam ninguém indiferente.
O sistema de iluminação LED multirrefletores R.S. Vision (na original forma de bandeira quadriculada) reforça também os laços à competição e, aliado, a toda a estética arrebatadora do novo Mégane R.S., é “apenas” mais um pormenor de eleição. Por onde quer que passe, o novo Mégane R.S. “rouba” olhares e “colhe” sorrisos!
Habitáculo a “cheirar” a competição
Se, exteriormente, não faltam elementos evocativos ao ADN de competição que o novo Mégane R.S. não dispensa, no habitáculo, as referências à sua personalidade desportiva também são indisfarçáveis.
Bancos desportivos R.S. com apoios de cabeça integrados, estofos em tecido R.S. carbono escuro com posponto vermelho, frisos do painel de bordo e das portas R.S., pedais e apoio de pé em alumínio, soleiras das portas dianteiras Renault Sport cromadas e volante e punho de alavanca de velocidades em couro (de origem bovina) premium perfurado R.S. com tapa-airbag R.S., são apenas alguns dos muitos apontamentos que juntam qualidade à elevação estética e vincam, decididamente, o temperamento desportivo.
O ecrã TFT 7“, a cores, com display específico Renault Sport e a iluminação ambiente nos painéis das portas dianteiras e traseiras, conferem ainda mais distinção ao habitáculo.
Motor com “injeção de adrenalina” incluída!
Foi o know how dos engenheiros da Renault Sport Cars, da Renault Sport Racing e do Technocentre Renault, que permitiu desenvolver o novo moto de quatro cilindros, 1.8 litros turbo, que debita 280 cavalos (205 kW) às 6.000 rpm ou talvez fosse mais correto dizer às… 6.000 emoções por minuto!
O sistema de refrigeração e a cabeça dos cilindros foram redesenhados, com o novo Mégane R.S. a beneficiar de tratamentos de superfície provenientes da competição e dos supercarros, tais como o DLC (Diamond Like Carbon) para os pistões de válvulas e o Mirror Bore Coating para o revestimento das camisas dos cilindros. Com a distribuição feita por corrente, ao motor foi adicionada também uma dupla entrada de ar no turbocompressor (Twin Scroll), com vantagens evidentes ao nível do binário já que, comparado com a anterior geração do Mégane R.S., o propulsor ganhou 30 Nm de binário extra, mesmo tendo uma cilindrada inferior. Agora, ao nível do binário, apresenta um pico de energia de 390 Nm, disponíveis logo às 2.400 rpm, mas que se prolonga até às 4.800 rpm, valores referência na categoria.
Potência e binário, portanto, suficientes para condutor e passageiros serem brindados com uma “injeção de adrenalina” sempre que o acelerador é pisado, naquele que é apenas o primeiro passo para uma condução recheada de prazer e, para a qual muito contribui também a sonoridade ímpar extraída do sistema de escape, trabalhada ao detalhe, e que ajuda a transformar o condutor em “piloto”, face às sensações que oferece.
E se está a pensar que, pela amostra de sensações, para os consumos e as emissões de CO2 está reservado o papel de “maus da fita”, também vale a pena saber que, face ao Mégane R.S. III da anterior geração, o novo Mégane R.S. é 11% menos “guloso” na hora de abastecer e 8% menos poluente, na hora de respeitar o ambiente.
Sistema 4CONTROL: privilégio único no segmento
O sistema de quatro rodas direcionais 4CONTROL é um dos principais trunfos para que a nova geração do Mégane R.S. sobressaia na estrada, mas que já conquistou o mundo, ao ser aplicado, pela primeira vez, num automóvel desta categoria, com acentuado perfil desportivo.
De série nos chassis Sport e Cup, o sistema de quatro rodas direcionais viu a sua parametrização reformulada (face ao Mégane GT) para adaptar o desempenho às necessidades próprias de um automóvel com carácter vincadamente desportivo.
Graças ao 4CONTROL, o chassis do novo Mégane R.S. eleva a fasquia em termos de agilidade, eficiência e estabilidade, tornando-se uma referência em termos de comportamento dinâmico. Na prática, o sistema melhora a agilidade nas curvas mais fechadas e aumenta a estabilidade nas curvas rápidas.
Tornando a direção 20% mais direta, a baixa velocidade, o sistema faz com que as rodas traseiras girem no sentido inverso às rodas dianteiras, até a um máximo de 2,7 graus. Já a velocidades mais elevadas, as rodas traseiras acompanham o sentido de viragem das dianteiras, até ao limite de 1 grau. O ponto de inversão está fixado nos 60 km/h, mas, no modo “Race” há uma parametrização diferente, uma vez que o sistema só assume a inversão a partir dos 100 km/h, de modo a otimizar a estabilidade em curva.
Suspensão inovadora com quatro batentes hidráulicos de compressão
Equipado com o Trem Dianteiro de Pivot Independente (TAPI), especialmente adaptado para a geometria e rigidez da suspensão, o novo Mégane R.S. tem na suspensão uma das suas principais virtudes. E não apenas por esta original solução desenvolvida pelos técnicos da Renault Sport e já montada em anteriores gerações do modelo. É que, na sua terceira geração, o mais recente membro da família “R.S.” adota quatro amortecedores com batentes hidráulicos de compressão.
Numa solução inspirada nos ralis, esta tecnologia contribui para a melhoria do conforto na utilização quotidiana, sem deixar de oferecer máxima competência em modo desportivo. Quando se adota o estilo de condução mais dinâmico, esta solução técnica filtra as irregularidades, proporcionando um amortecimento adicional e eliminando os efeitos de ressaltos, ou seja, permitindo, que o pneu e o solo estejam em contacto o maior tempo possível.
Launch Control para fazer a “Pole-Position”, Multi-Change Down para reduzir no limite
Atestado de tecnologia, o novo Mégane R.S. oferece dois dispositivos que o tornam ainda mais rápido, eficaz e seguro na estrada ou em circuito: o Launch Control e o Multi-Change Down, estando, qualquer um deles apenas disponível na versão TCe 280 EDC, com caixa automática de dupla embraiagem.
Conhecido por proporcionar “arranques-canhão”, o Launch Control otimiza ao máximo o poder de arranque e a aceleração nos primeiros metros, através da pré-carga da embraiagem e do turbo, aprimorando a ação do sistema de antipatinagem (no modo Sport) de modo a explorar a máxima aderência, mesmo em condições de aderência delicadas. E com o pé esquerdo no travão e o pé direito no acelerador a fundo, basta soltar o pedal de travão para viver este espantoso pico de adrenalina.
Já a eficiência da tecnologia Multi-Change Down notar-se-á à saída de cada curva, quando, em antecipação, o condutor reduzir várias relações de caixa em simultâneo, com a patilha esquerda premida. O sistema só “assumirá” a relação de caixa ideal para a situação quando estiver na rotação perfeita para otimizar toda a dinâmica da situação, evitando, desse modo, o risco de sobre-regime do motor.
R.S. Monitor: telemetria em avançado estado de… emoção!
O mundo imaginário da competição encontra, no entanto, mais momentos de inspiração dentro do novo Mégane R.S.. A última versão do avançado sistema de monotorização de dados serve de derradeiro passaporte para o condutor se sentir como se estivesse em pista ou numa classificativa de rali.
Para reforçar o espírito desportivo, o R.S. Monitor foi completamente revisto, apresentando-se ainda com mais funcionalidades e uma visualização mais atrativa. Ao reunir e resumir informações monitorizadas por cerca de 40 sensores espalhados pelo automóvel, o aplicativo pode exibir uma vasta gama de configurações, em tempo real, no écrã tablet de 8.7’’ e touchscreen, R-Link 2, como aceleração, travagem, ângulo do volante, operacionalidade do sistema 4CONTROL, bem como diversas temperaturas e pressões.
Além disso, o sistema R.S. Monitor Expert, só com paralelo nos superdesportivos, permite filmar as sessões de condução e depois carregar os dados de telemetria para outro suporte informático, enriquecendo a experiência de condução. Num mundo moderno e para quem já não sabe viver sem redes sociais, a partilha dos dados do R.S. Monitor através das aplicações disponíveis para smartphones iOS e Android, garante horas de diversão na análise do desempenho ao volante, seja a discutir “aquela” travagem demasiado tardia ou “aquela” aceleração no momento certo. Com a memorização e exposição das imagens e dados, só não podemos garantir que não vá criar alguma inveja nos amigos mais próximos!
Para usar todos os dias ou participar num Track Day!
Além das características desportivas, o Mégane R.S. tem na versatilidade uma das suas maiores virtudes, o que o torna perfeitamente adequado para uma utilização diária. As cinco portas melhoram a acessibilidade, enquanto o sistema de som BOSE específico incrementa a qualidade de vida a bordo e uma dúzia de sistemas preventivos de auxílio à condução (de que o sistema de alerta de ângulo morto ou sistema de alerta de transposição involuntária de faixa são bons exemplos) zelam constantemente pela segurança.
Mas, é a adoção do sistema MULTI-SENSE – com os seus quatro modos distintos – Comfort, Normal, Sport e Race (modo desativa o ESP), que permite que o condutor escolha, de acordo com a sua personalidade ou estado de espírito do momento, o modo de condução que melhor a si se adapta -, que torna o novo Mégane R.S. verdadeiramente polivalente. No fundo, um automóvel compacto desportivo exemplar, com um excelente compromisso entre uma pacífica e civilizada viatura do dia-a-dia, perfeito até para levar as crianças à escola, e um detonante e eficaz desportivo, capaz de impressionar num qualquer Track Day de fim-de-semana.
O melhor de dois mundos é, afinal, possível. Chama-se Renault Mégane R.S.!
O novo Renault Mégane R.S. já chegou à Rede de Concessionários, com o preço de 38.780€ na versão TCe 280 e de 40.480€ na versão TCe EDC 280, ambas com chassis Sport.