Oficializada a mais relevante aquisição do sector do café em Portugal, desde 2009: depois da reestruturação e crescimento dentro do Grupo Riberalves, NovoDia Cafés é adquirida pela NewCoffee, que assim alarga o seu portfólio de marcas e se aproxima do “top 3” dos maiores operadores nacionais.
Torres Vedras, 9 de Maio de 2016
A NewCoffee Company chegou a acordo com o Grupo Riberalves para a aquisição da empresa NovoDia Cafés. Depois da reestruturação da marca, que se tornou uma referência do sector fortemente implementada no eixo Leiria-Lisboa, a NovoDia Cafés reforça agora o portefólio do Grupo NewCoffee, que já integrava A Caféeira, a Sanzala, a Caffècel, a Bogani e a Lavazza. Com esta aquisição, a NewCoffee aproxima-se do “top 3” dos maiores operadores do sector do café em Portugal.
A Novo Dia Cafés foi fundada em Torres Vedras, em 1950, e integrou o Grupo Riberalves em 1998. Em 2007, o Grupo Riberalves concretizou a aquisição da totalidade do capital e encetou uma reestruturação da marca, apontando a novos objectivos e novos mercados. Com uma facturação anual a rondar os 4 milhões de euros, graças à relevância conquistada no mercado nacional e à entrada em países como Angola, Estados Unidos, Canadá, França e mercados do Leste europeu, a NovoDia Cafés é uma empresa fortemente reputada no Canal Horeca, pela qualidade de produto e capacidade de acompanhamento a clientes. Ao mesmo tempo, nos últimos dois anos, a marca destacou-se pelo lançamento de uma nova linha de cápsulas para consumo no lar e por uma forte aposta na comunicação com o cliente final, tornando-se café oficial de eventos como o Rock in Rio, NOS Alive ou Moda Lisboa. No último sábado a marca foi café oficial do concerto AC/DC.
“Estamos a somar ao nosso portfólio uma empresa fortemente reputada, pela qualidade dos produtos e dos serviços, conhecida pela imagem inovadora, e que nos permite entrar num mercado onde, de outra forma, não poderíamos ser líderes. A NovoDia Cafés está às portas de Lisboa, é referência em toda a Região Oeste e com o nosso apoio e a nossa experiência esperamos potenciar as suas mais-valias”, afirma Pedro Oliveira, CEO da NewCoffee. “Esta é uma compra chave-na-mão, de uma empresa sólida, com uma excelente equipa, que nos abre igualmente algumas portas importantes, por exemplo, no segmento das cápsulas, onde não estávamos presentes, ou em alguns mercados de exportação. Estamos muito entusiasmados pelo que podemos proporcionar à NovoDia Cafés dentro do grupo NewCoffee”, conclui Pedro Oliveira.
O acordo celebrado entre o Grupo Riberalves e o Grupo NewCoffee prevê a venda da totalidade da empresa. Uma pequena parte dos colaboradores transita para outras empresas do Grupo Riberalves, mas a maioria continua na NovoDia Cafés.
“Acreditamos que esta é uma excelente operação para as duas partes, mas sentimo-nos muito mais realizados quando percebemos que esta é uma oportunidade para a NovoDia Cafés continuar a crescer”, começa por afirmar Bernardo Alves, ex-director geral NovoDia Cafés. “O ‘know-how’, a experiência e as sinergias possíveis no Grupo NewCoffee permitirão à NovoDia Cafés assegurar uma curva de crescimento que dificilmente poderíamos cumprir. A NovoDia Cafés cumpriu o seu ciclo de crescimento dentro do grupo Riberalves. Nos últimos anos realizámos um trabalho fantástico até esgotar, praticamente, a nossa capacidade produtiva e as nossas instalações. Agora a NovoDia Cafés merece mais. Estamos orgulhosos, não só pelo trabalho que realizámos numa empresa já com 66 anos, mas porque encontrámos o parceiro que melhor assegura o futuro da empresa e da marca. Em nome da administração do Grupo Riberalves, quero deixar um agradecimento muito especial a todos os que participaram neste projecto, desde colaboradores, clientes e demais parceiros. Obrigado”, afirma o também administrador do Grupo Riberalves.
O acordo anunciado – o negócio mais relevante do sector desde 2009, quando a NewCoffee integrou as duas marcas da Unicer, A Caféeira e a Bogani – vai para além da negociação da empresa NovoDia Cafés. NewCoffee e Riberalves estabeleceram, ao mesmo tempo, uma parceria comercial, que prevê a partilha dos canais de distribuição de ambos os grupos. A Riberalves, líder nacional no sector do bacalhau, exporta 40% das suas vendas (150 milhões de euros) para mais de 20 países.
Sobre a NewCoffee
Fundada numa estratégia de aquisição de várias empresas, para encarar um mercado competitivo dominado por grandes operadores, a NewCoffee tornou-se, nos últimos 10 anos, um dos mais relevantes “players” do sector do café em Portugal. Começando por integrar a Sanzala (2007), a Caffècel e a Lavazza (2008), a Bogani e A Caféeira (2009), a NewCoffee implementou a gestão e as sinergias que lhe permitiram evoluir para uma facturação de 18 milhões de euros e uma fatia de cerca de 10% do mercado Horeca. A diversidade de marcas permite à NewCoffee ocupar diferentes segmentos e dispor de uma forte cobertura geográfica. A NovoDia Cafés, aquisição negociada com o Grupo Riberalves em 2016, é a mais recente empresa do grupo NewCoffee.