• Filme do Turismo Centro de Portugal recebeu dois galardões.
• Muitos outros filmes da região foram premiados em Torres Vedras.
Data: 26/10/2019
Os vencedores da 12.ª edição do ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo foram conhecidos durante a noite de ontem, numa cerimónia de entrega de prémios que teve como palco o Teatro-Cine de Torres Vedras, cidade onde decorreu o festival, de 22 a 25 de outubro.
Na competição internacional, o grande vencedor foi um filme que promove a cultura sul-africana: “Bheki the Mbhaco Maker”, dirigido por Teboho Mahlatsi e produzido por Gavin Joubert, Marc Harrison e Wakhile Sithole. Nele acompanhamos Bheki, um jovem fabricante de mbhaco (um vestido de noiva tradicional da etnia xhosa), que tem a tarefa de criar o mbhaco mais magnífico que já fez. Este desafio leva-o a procurar inspiração e à aventura de uma vida…
Na competição nacional, triunfou “Ocean – The Art of Dining” do realizador Eduardo de Sousa (Flavour Productions), onde é apresentado o restaurante algarvio com duas estrelas Michelin – Ocean – de uma forma muito mais íntima do que uma simples mostra gastronómica.
No ART&FACTORY, iniciativa que se estreou em 2018, com grande sucesso, e que este ano teve lugar em Torres Vedras, o grande vencedor foi o filme “Living it Together”, produzido pela equipa do Brasil composta por Marco Calábria, Bruno Nishino, Leandro Miranda e Alcides da Costa Júnior. Recorde-se que o ART&FACTORY desafia realizadores internacionais a filmarem durante cinco dias na região onde o festival se realiza. Desta vez, quatro equipas de todo o mundo descobriram os encantos de Torres Vedras. O magnífico resultado surpreendeu toda a assistência.
Pela primeira vez na história do Festival ART&TUR, este ano também se ofereceu ao público a oportunidade de decidir prémios – o People’s Choice Awards. Para este efeito, foi criado um sistema de votação pública no website do Festival, que permitia ao público votar nos seus filmes favoritos. O filme “Turismo Centro Portugal – Are You Ready?” (https://vimeo.com/323822336), realizado por Pedro Vieira e produzido pela Slideshow, foi escolhido pelo público como o melhor filme de turismo na competição internacional, com um total de 1555 votos. Na categoria de melhor filme de turismo na competição nacional, o grande vencedor, com 1272 votos, foi “A Vida ao Centro” (https://www.youtube.com/watch?v=BEbaNh3ts-o), realizado por Raquel Oliveira Martins e produzido pela Câmara Municipal da Marinha Grande. Em documentários, o vencedor foi “O Mestre da Farinha” (https://www.youtube.com/watch?v=3ioq3HHrZCQ), realizado por Leandro Miranda e Luiza Fecarotta e produzido por Fartura – Comidas do Brasil que conseguiu juntar 693 votos.
Muitos prémios para filmes do Centro de Portugal
A região Centro de Portugal saiu deste festival com prémios em várias categorias. O destaque vai, naturalmente, para os dois galardões conquistados pelo filme “Turismo Centro de Portugal – Are You Ready?”, que venceu o primeiro lugar na competição internacional dos People’s Choice Awards e foi também eleito pelo júri como o melhor filme na categoria Destinos Turísticos – Regiões, na competição internacional.
O filme “A Vida ao Centro”, que mostra as praias da Marinha Grande, conquistou o People’s Choice Awards na categoria Melhor Filme Turismo – Competição Nacional e um 2.º lugar na categoria Destinos Turísticos: Cidades/Locais. “Identidade de um Território”, filme do Geopark Estrela, levou também para casa dois prémios: 1.º Lugar em Lugares de Sonho (competição nacional) e 2.º lugar em Nature and Wildlife (competição internacional).
Outros dez filmes do Centro de Portugal foram premiados na competição nacional. A saber: “Região de Leiria – Vem, só faltas tu!”, 1.º Lugar em Destinos Turísticos: Regiões; “Turismo Universidade de Coimbra – “Serenata a Coimbra”, 1.º Lugar em Turismo Cultural; “Pampilhosa da Serra – Centro Comercial da Natureza”, 1.º Lugar em Turismo de Natureza; “A sua Viagem Começa Aqui” (Fátima), 1.º Lugar em Experiências Memoráveis; “Tomar – Seu Próximo Destino”, 1.º Lugar em Sítios Património da Humanidade; “Museu do Brincar” (Vagos), 2.º Lugar em Turismo Cultural; “Festival de Street Art Viseu 2018”, 2.º Lugar em Eventos e Congressos; “Região de Coimbra | Região Europeia de Gastronomia 2021 | A Million Food Stories”, 2.º Lugar em Gastronomia; “Abutres 2019 Trail World Championships”, 2.º Lugar em Turismo Ativo; e o filme “Sérgio Cosme – The Guardian Angel of Nazaré” foi considerado o Melhor Documentário.
Lista de todos os vencedores da 12.ª edição do Festival ART&TUR 2019:
PEROPLE’S CHOICE AWARDS:
• Melhor Filme Turismo – Competição Internacional – “Turismo Centro Portugal – Are You Ready?”: 1555 votos
• Melhor Filme Turismo – Competição Nacional – “A Vida ao Centro”: 1272 votos
• Melhor Documentário – “O Mestre da Farinha”: 693 votos
ART&FACTORY:
• Menção Honrosa – Equipa Japão (liderada por Tsuyoshi Kigawa)
• Menção Honrosa – Equipa Japão (liderada por Naoyuki Matsudaira)
• Vencedor – Equipa Brasil (liderada por Marco Calábria)
Competição Nacional:
• 2º Lugar – Destinos Turísticos: Regiões – “Ribatejo”
• 1º Lugar – Destinos Turísticos: Regiões – “Região de Leiria – “Vem, só faltas tu!”
• 2º Lugar – Destinos Turísticos: Cidades/Locais – “A vida ao centro”
• 1º Lugar – Destinos Turísticos: Cidades/Locais – “Em Cada Passo, um Sentido”
• 2º Lugar – Destinos Cinematográficos – “Baião – Terra Milenar”
• 1º Lugar – Destinos Cinematográficos – “Porto Film Commission – A location for every story”
• 2º Lugar – Turismo Cultural – “Museu do Brincar”
• 1º Lugar – Turismo Cultural – “Turismo Universidade de Coimbra – “Serenata a Coimbra”
• 2º Lugar – Eventos e Congressos – “Festival de Street Art Viseu 2018”
• 1º Lugar – Eventos e Congressos – “Algarve Chefs Week – Street Food”
• 2º Lugar – Gastronomia – “Região de Coimbra | Região Europeia de Gastronomia 2021 | A Million Food Stories”
• 1º Lugar – Gastronomia – “Tavira Genuína e Inspiradora”
• 2º Lugar – Restaurantes – “Fifty Seconds”
• 1º Lugar – Restaurantes – “Ocean – The art of dining.”
• 2º Lugar – Hotéis & Resorts – “The Turn Key Club”
• 1º Lugar – Hotéis & Resorts – “O Lugar Onde se ReEncontram” – Vila Galé Hotéis”
• 2º Lugar – Ecoturismo – “Algarve Bonito por Natureza – Monchique”
• 1º Lugar – Ecoturismo – “Alto Minho Destino Sustentável TOP 100 – Green Destinations”
• 2º Lugar – Turismo de Natureza – “Parque das Serras do Porto”
• 1º Lugar – Turismo de Natureza – “Pampilhosa da Serra – Centro Comercial da Natureza”
• 2º Lugar – Turismo Ativo – “Abutres 2019 Trail World Championships”
• 1º Lugar – Turismo Ativo – “Grande Rota do Guadiana – GR15”
• 2º Lugar – Experiências Memoráveis – “Montalegre, o Reino Maravilhoso”
• 1º Lugar – Experiências Memoráveis – “A sua viagem começa aqui”
• 2º Lugar – Lugares de Sonho – “How Far Do You Go?”
• 1º Lugar – Lugares de Sonho – “Identidade de um território”
• 2º Lugar – Sítios Património da Humanidade – “Sintra – Portugal”
• 1º Lugar – Sítios Património da Humanidade – “Tomar – Seu Próximo Destino”
• Prémio Diretor do Festival – “À Conquista do Pau de Sebo”
• Melhor Documentário – “Sérgio Cosme – The Guardian Angel of Nazaré”
• Grande Prémio Nacional – “Ocean – The art of dining.”
Competição Internacional:
• 2nd Place – Commercials – “Mindfulness In Austria’s Nature”
• 1st Place – Commercials – “Madrid Embraces You – Museum”
• 2nd Place – Advertising Campaigns – “Legends of Catalonia”
• 1st Place – Advertising Campaigns – “Insiders Guide To Riga”
• 2nd Place – Tourism Destinations: Countries – “Italia: where “WOW” belongs”
• 1st Place – Tourism Destinations: Countries – “Bheki the Mbhaco Maker”
• 2nd Place – Tourism Destinations: Regions – “Green Azores Outdoor Stories”
• 1st Place – Tourism Destinations: Regions – “Turismo Centro Portugal – Are You Ready?”
• 2nd Place – Tourism Destinations: Cities – “Insiders Guide To Riga”
• 1st Place – Tourism Destinations: Cities – “Undiscovered Taipei”
• 2nd Place – Film Locations – “Yoron Island Japan in 8K HDR”
• 1st Place – Film Locations – “Porto Film Commission – A location for every story”
• 2nd Place – Cultural Tourism – “Avani: Lisbon Hot Spots with Cuca Roseta”
• 1st Place – Cultural Tourism – “Madrid Embraces You – Museum”
• 2nd Place – Events & Congresses – “Europeade 2018”
• 1st Place – Events & Congresses – “Acting For Cannes, Acting For You”
• 2nd Place – Enotourism – “Enoturismo Galicia. Alma, corazón y vino”
• 1st Place – Enotourism – “Alentejo Enotourism”
• 2nd Place – Gastronomic Tourism – “El Amor Existe”
• 1st Place – Gastronomic Tourism – “Fifty Seconds”
• 2nd Place – Active Tourism – “Fall In Love With This Land”
• 1st Place – Active Tourism – “Green Azores Outdoor Stories”
• 2nd Place – Surf – “Life Rolls On: Back to the Water”
• 1st Place – Surf – “The Flow – An Eisbach Story”
• 2nd Place – Ecotourism – “Arriving Together”
• 1st Place – Ecotourism – “Gran Canaria, Fairytale Island”
• 2nd Place – Natural Attractions – “Zambezi – Children of the River”
• 1st Place – Natural Attractions – “Green Azores Outdoor Stories”
• 2nd Place – Cultural Attractions – “Niigata – A Hidden Gem”
• 1st Place – Cultural Attractions – “Undiscovered Taipei”
• 2nd Place – World Heritage Sites – “Bom Jesus do Monte, Braga – A Sanctuary in the Sky”
• 1st Place – World Heritage Sites – “The bread, the wings and the sword”
• 2nd Place – Sustainable Tourism – “Overberg Meander”
• 1st Place – Sustainable Tourism – “Fall In Love With This Land”
• 2nd Place – Sustainable Development – “America First – Nature Last”
• 1st Place – Sustainable Development – “Sides of a Horn”
• 2nd Place – Memorable Experiences – “Niigata – A Hidden Gem”
• 1st Place – Memorable Experiences – “40th Anniversary Of Madrid Pride”
• 2nd Place – Immersive Experiences – “Gefangen auf dem Königstein”
• 1st Place – Immersive Experiences – “Zambezi – Children of the River”
• 2nd Place – TV Programs – “We Welcome”
• 1st Place – TV Programs – “Projeto Contrafluxo”
• 2nd Place – Art, Music and Culture – “Parasol Peak”
• 1st Place – Art, Music and Culture – “Amazônia Groove”
• 2nd Place – Biographies – “Le Passeur de la Nahanni”
• 1st Place – Biographies – “Alone through Iran – 1144 miles of trust”
• 2nd Place – Adventure, Expeditions and Travels – “Go Explore – The Legendary Bujang Senang”
• 1st Place – Adventure, Expeditions and Travels – “The Spirit Of Flatness”
• 2nd Place – Ethnography and Society – “Tuna on Tour”
• 1st Place – Ethnography and Society – “Tribes on the Edge”
• 2nd Place – Environment and Ecology – “Voices From Home”
• 1st Place – Environment and Ecology – “A Sustainable Journey”
• 2nd Place – Nature and Wildlife – “Identidade de um território”
• 1st Place – Nature and Wildlife – “Adventure of a lifetime – Home to Formosa Rock Monkeys”
• 2nd Place – Short Docs (up to 30’) – “A Sustainable Journey”
• 1st Place – Short Docs (up to 30’) – “The Spirit Of Flatness”
• 2nd Place – Documentaries (up to 90’) – “Aotearoa – We Are All Made Of Stars”
• 1st Place – Documentaries (up to 90’) – “Overbooking”
• Best WebDoc – “Wildlings”
• Best Iberian Film – “Green Azores Outdoor Stories”
• Best European Film – “Italia: where “WOW” belongs”
• Best Asian Film – “Niigata – A Hidden Gem”
• Best South American Film – “O Mestre da Farinha”
• Best African Film – “Bheki the Mbhaco Maker”
• Best Documentary – “Tribes on the Edge”
• Grand Prix – International Competition – “Bheki the Mbhaco Maker”