Amanhã, quarta-feira, Kiko Maria regressa a uma sala de operações, para uma intervenção cirúrgica de correção da cabeça do fémur e colo da bacia. Recorde-se que, em janeiro, o jovem piloto de 16 anos já tinha sido submetido a uma primeira operação, depois de ter fraturado o fémur e bacia, na sequência de uma queda num treino de enduro.
“Não estava à espera de receber a notícia da necessidade de uma segunda intervenção”, confessa Kiko Maria. “Os primeiros momentos não foram fáceis, pois percebi que a época estava comprometida, mas agora já estou motivado e determinado em recuperar o mais rápido possível. Mas consciente que tenho é de ficar bem e que as motos são o menos importante”.
Ainda assim, Kiko Maria confessa: “Tenho a esperança de participar nalguma das últimas provas do Campeonato do Mundo Moto3 Junior e Campeonato de Velocidade de Portugal. Sei que não é fácil, pois estou a 24 horas de uma cirurgia e de um intenso programa de fisioterapia, mas quero acreditar nessa possibilidade”.
Ricard Jove, Team Manager do “júnior team” da Leopard Impala (equipa campeã do mundo em título de Moto3), sublinha: “Infelizmente, o nosso piloto Kiko Maria não poderá participar nas primeiras corridas da temporada de estreia no ‘Mundial’ Moto3 Junior. Ele precisa de ser submetido a uma nova intervenção cirúrgica e, por isso mesmo, precisa de mais tempo de recuperação da grave lesão sofrida no início do ano. Estamos cientes que é difícil prever uma data de regresso às pistas, mas o Kiko Maria continuará ligado à equipa júnior da Leopard Impala. A moto e toda a equipa estão à tua espera. Muita força Kiko!”
Kiko Maria também faz questão de “desejar boa sorte à equipa e aos meus colegas, que espero reencontrar em breve. Mas também quero deixar um agradecimento muito especial aos profissionais de saúde que me têm acompanhado, aos meus fãs que não têm deixado de me apoiar e aos fisioterapeutas João Amado, Luís Ribeiro e Marcelo Baptista da Fisiogaspar, por tudo o que têm feito por mim. E, claro, um obrigado aos meus patrocinadores, equipa e família”.
Kiko Maria reparte o tempo entre os livros do 10º ano da área de ciências (já venceu as Olimpíadas de matemática) e as motos, mas aos 16 anos já é uma das promessas do motociclismo internacional e tudo graças aos resultados conquistados em apenas três anos de carreira e ao contrato assinado com a estrutura “júnior” da Leopard Racing – equipa campeã mundial em título de Moto3 – para disputar o Campeonato do Mundo Moto3 Junior.